Corrigir a escrita

Como usar o ponto e vírgula

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar o ponto e vírgula

Há um sinal de pontuação que causa muitos problemas na hora de o usar: o ponto e vírgula. Encontra-se no meio do caminho entre o ponto e a vírgula. A pausa intermediária entre estes é o que torna possível distingui-lo. Ainda que não o apreciemos de forma direta, o ponto e vírgula tem regras de uso próprias dentro da língua portuguesa. Se você não as conhece, em umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente como usar o ponto e vírgula.

Também lhe pode interessar: Como usar os dois pontos
Passos a seguir:
1

O ponto e vírgula é usado para separar membros de uma enumeração. Ao contrário da vírgula, que se usa quando estas partes são longas demais e já dentro delas foram utilizadas vírgulas.

Ex: A menina, a de vermelho; o menino, o de verde; o pai, o de azul.

2

Utiliza-se também o ponto e vírgula em orações muito extensas, sempre antes das conjunções adversativas mas, porém, contudo, no entanto, não obstante, todavia, etc.

Ex: Antonio García, o presidente da comunidade, é o melhor de todos; no entanto, por sua falta de tempo, teve que renunciar ao cargo.

3

Quando temos 2 orações separadas por ponto, mas entre elas existe uma estreita relação, este ponto pode ser substituído pelo ponto e vírgula.

Ex: A cozinheira faz pratos extraordinários; tem mãos fantásticas e faz receitas únicas.

4

Quando em um inciso dentro de uma relação, seus membros em geral ficariam separados por vírgula, podem ser separados por ponto e vírgula.

Ex: Assistiram à festa Manuel Martín, diretor do centro; Ignacio Villa, secretário; Fernando López, tesoureiro.

5

O ponto e vírgula provocou muitas controvérsias quanto ao seu uso. Alguns linguistas aconselham usá-lo para atingir a precisão da linguagem mais elevada, no entanto, outros consideram melhor substituí-lo pelo ponto ou pela vírgula.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o ponto e vírgula, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Em todos os manuais de ortografia costuma aparecer detalhado o uso desse sinal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como usar o ponto e vírgula