Como se usa o travessão
O travessão comprido, também conhecido como sinal de menos, é um sinal auxiliar da pontuação que consiste em um pequeno traço horizontal. Ele é usado na escrita portuguesa, mas frequentemente são suscitadas dúvidas quanto à sua utilização. Em umComo.com.br, esclarecemos todas estas questões para que sua escrita tenha a mais alta qualidade possível e você saiba como se usa o travessão.
Passos a seguir:
É usado nos diálogos, para separar as diferentes vozes envolvidas. Assim, é possível separar a fala dos distintos personagens.
Ex:. -Hoje vou ao cinema. -Prefiro o teatro.
O travessão comprido é alternado com outros sinais de pontuação como a vírgula ou os parênteses, sem que seja fácil delimitar o uso de uns e dos outros. Em geral, as vírgulas incluem frases estreitamente relacionadas com o texto, enquanto o travessão e o parênteses contêm frases incidentais de pouca relação com aquelas em que estão inseridos.
Ex: Gosto de viajar para o Canadá -odeio o mar- uma vez ao ano.
Em certas obras técnicas, o travessão longo é usado na frente de uma expressão de ano para indicar que corresponde a antes de Jesus Cristo.
Ex: Em -1732 morreu o faraó Amenofis III.
Nos pensamentos e nas citações diretas, o autor também usa o travessão longo para fazer esclarecimentos que ele mesmo decide introduzir à margem da conversa. Se não for uma citação nem um pensamento direto, mas explicado pelo autor, sobram estes travessões longos.
Ex: Ele não virá -pensou Maria- sem sua filhinha.
Um travessão longo é utilizado para suprir uma palavra já escrita, tanto em linha como em coluna. A palavra comum em todas as frases é substituída por uma linha a partir da segunda ocorrência.
Ex: FICAR para comer, -com um amigo, -em tal ou qual coisa.
Nos quadros ou tabelas em que haja caixas sem dados, esse espaço é geralmente ocupado por um travessão longo. Exclusivamente quando o dado não existe, caso contrário, apenas o dado é ignorado, é melhor colocar um sinal de interrogação de fechamento.
Em um sumário no qual é feito um resumo dos conteúdos de um capítulo, o travessão longo separa os títulos dos materiais que compõem esses capítulos.
Ex: As moléculas.-As proteínas.-Vitaminas.-Coenzimas.
Nas obras de teatro, separa o nome do personagem com seu discurso. O travessão longo se situa logo após o ponto após o nome do personagem que intervém e é seguido pela própria intervenção.
Mary. -Estou aqui para o divórcio.
JOSÉ.-O que acha?
Em uma relação ou enumeração de conceitos, o travessão longo é usado para introduzir cada um deles em linhas separadas.
Ex: Os objetivos que devem ser alcançados são:
-Máximo de vendas.
-Fidelização de novos clientes.
-Manutenção de clientes antigos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se usa o travessão, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.