Partilhar

Como se escreve encher ou enxer

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se escreve encher ou enxer

A língua portuguesa é bem traiçoeira. Como um dos idiomas mais difíceis de aprender em todo o mundo, o português pode gerar muitas dúvidas e pegadinhas na hora de transcrever as ideias para o papel. Uma palavra que gera muitas dúvidas quanto à sua grafia é a palavra "encher" ou "enxer", como vamos perceber nesse artigo do umComo. Se gostaria de aprender qual a forma correta de escrever este termo e usá-lo sem errar, continue lendo e esclareça a sua dúvida: como se escreve encher ou enxer?

Também lhe pode interessar: Como se escreve atrás ou atraz
Passos a seguir:
1

Significado

Essa representa o ato de fazer algo ficar cheio. É sinônimo de lotar, atulhar, rechear e abarrotar.

Também pode ser usada num contexto de ficar cheio de comida: empanturrar, saciar ou fartar.

Este verbo pode ainda ser usado para se referir ao ato de preencher, abranger, ocupar ou espalhar por todo o lado.

Pode, ainda, ser usado para descrever o ato de provocar aborrecimento, importunar ou chatear.

Na gíria popular, pode também ser usado como sinônimo de emprenhar ou engravidar.

2

Formação

Este verbo tem origem na expressão latina implere, que significa em cheio ou em pleno. É formada por in (que significa em) + plenus (que significa pleno ou cheio).

Segundo as regras de português, as palavras que começam com a sílaba "en" devem ser escritas com um x após a sílaba inicial.

Exemplos

  • enxame
  • enxofre
  • enxaqueca
  • enxerto

Contudo, o verbo em causa e uma exceção à regra, sendo escrito com ch após a sílaba inicial. Escreve-se, portanto, encher. A palavra enxer não existe e está errada.

Nota: Todas as palavras cognatas de encher, assim como todas as suas conjugações, são escritas da mesma forma.

3

Exemplos

  • Não me vais encher mais o copo?
  • Enchi o estômago com água para saciar a fome.
  • Esse cheiro a tabaco está enchendo a casa toda.
  • Minha pequena gata não pode encher.
4

Conjugação do verbo encher

Presente do Indicativo

Eu enchoTu enchesEle encheNós enchemosVós encheisEles enchem

5

Agora que já sabe como se escreve encher ou enxer, dê uma olhada nesses artigos e esclareça outras dúvidas de língua portuguesa:

Como se escreve mecher ou mexer

Como se escreve eminente ou iminente

Como se escreve autoestima ou auto-estima

Boas escritas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve encher ou enxer, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve encher ou enxer

Como se escreve encher ou enxer
Como se escreve encher ou enxer

Voltar ao topo da página