Aprender a escrever

Como se escreve atrás ou atraz

Como se escreve atrás ou atraz

O nosso lindo idioma é, para os nativos, fácil de falar. No entanto, em alguns momentos ele se torna difícil de escrever. Nos dias que correm, uma ortografia correta é essencial para não fazer feio, quer na vida social quer no ambiente profissional. Uma das expressões que gera mais dúvidas é a palavra "atrás", ou "atraz", como você vai perceber quando terminar de ler esse artigo do umComo. Aprenda o sigificado, a origem e a forma correta de usar a expressão para não errar na escrita e saiba como se escreve atrás ou atraz.

Também lhe pode interessar: Como se escreve de novo ou denovo
Passos a seguir:
1

Origem

Antes de saber como se escreve atrás ou atraz, é importante conhecer a origem da palavra. Esta expressão tem origem no termo latino ad trans, que mais tarde deu origem à palavra em português.

2

Significado

Devemos utilizar este advérbio de lugar quando queremos referir-nos a algo que se encontra em posição inferior ou posterior, ou seja, após, depois, detrás. A palavra indica tanto lugar como tempo passado.

3

Como escreve?

A forma correta da escrita dessa palavra é "atrás". A expressão "atraz" está errada e não deve ser utilizada em tempo algum.

Essa confusão é gerada pela parecença com a palavra "traz", conjugação do verbo trazer na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, ou na 2ª pessoa do singular do imperativo. O verbo se refere ao ato de transportar ou levar para perto do sujeito falante.

Exemplos de "traz"

  • Amigo, me traz esse livro.
  • Não se preocupem, ele traz os instrumentos.
4

Exemplos do uso da palavra

  • Ele ficou atrás de mim no concurso.
  • A garrafa que você procura está escondida atrás da mesa.
  • Um ano atrás encontrei meu ex-marido fazendo compras na rua.
5

Palavras cognatas

Todas as palavras cognatas de "atrás" devem ser escritas com "s" e não com "z".

Exemplos

  • trás
  • atrasar
  • traseira

Dúvida similar: Escreve-se mussarela ou muçarela?

6

Agora que já sabe como se escreve atrás ou atraz, confira esses artigos do umComo e esclareça outras dúvidas de escrita:

Como se escreve encher ou enxer

Como se escreve para eu ou para mim

Como se escreve e-mail ou email

Se ficar com alguma dúvida, deixe sua questão na caixa de comentários.

Boas escritas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve atrás ou atraz, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
ViajandocomGgeDudu
Que maneira bacana de se aprender ... Quisera eu, ter tido esta oportunidade quando ainda na escola. Bom, mas nunca é tarde. Apreciar um trabalho que entrega muito mais do que se espera é muito gratificante. Não vou mentir... Dá um frio na barriga em escrever um comentário aqui e ser alvo de uma correção, mas, por outro lado, seria uma honra. Parabéns.
A sua avaliação:
Nelson Aparecido Cordeiro Lima
Muito boa explicação. Parabéns.
Editor umComo.com.br
Oi Nelson! Que bom saber que as explicações foram do seu agrado! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como se escreve atrás ou atraz