Aprender a escrever

Como se escreve traz ou trás

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 28 janeiro 2022
Como se escreve traz ou trás

Quando o assunto é aprender a ortografia das palavras, a língua portuguesa pode ser traiçoeira. Afinal, existem muitas palavras que tem sons semelhantes mas que são escritas de forma diferente, além de possuírem outros significados. É por isso que o português é considerado um dos idiomas mais difíceis de aprender para aqueles que não são nativos. Além das regras, existem várias exceções a essas regras e um vocabulário extenso de palavras.

No artigo de hoje do umCOMO, vamos responder à dúvida como se escreve traz ou trás. Não só para quem está aprendendo a escrever, mas mesmo para as pessoas que já tem a escrita consolidada e podem se confundir: afinal, além do som parecido, as duas palavras tem a grafia bem similar, se diferenciando pelo uso de "s" ou "z". Quer aprender tudo sobre quando usar cada uma das duas? Continue lendo para descobrir.

Também lhe pode interessar: Como se escreve atrás ou atraz

Índice

  1. Como se escreve trás ou traz
  2. Quando usar trás
  3. Quando usar traz
  4. Resumo: quando usar traz ou trás

Como se escreve trás ou traz

A resposta para a pergunta como se escreve trás ou traz é simples: as duas formas estão corretas. Mas isso significa que tanto faz utilizar uma ou outra ao escrever? Na verdade não! Apesar de as duas formas existirem na norma gramatical da língua portuguesa, elas têm significados diferentes, além de fazerem parte de classes de palavras distintas. É o que se chama de palavras homófonas, que são pronunciadas da mesma forma mas tem sentidos diferentes.

Também pode lhe interessar: Diferenças entre homônimos, homógrafos e homófonos

Quando usar trás

"Trás", escrita com "s" e acento agudo no "a", é um advérbio. Como todo advérbio, a palavra é utilizada para modificar verbos, adjetivos e outros advérbios, agregando mais detalhes à palavra a qual ele está relacionado. Lembre-se que um advérbio nunca vai estar ligado a um substantivo.

No caso de "trás", ele é considerado um advérbio de lugar, pois marca a posição de alguém ou de algo em um determinado espaço ou tempo. A palavra tem o sentido de "após" e "atrás", de acordo com o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. O advérbio trás vem sempre acompanhado de uma preposição, como "por", "de" ou "para", criando as chamadas locuções adverbiais. Observe se o contexto pede o uso da preposição: se sim, escreva trás com "s" e acento agudo no "a".

A seguir, confira alguns exemplos de como usar a palavra:

Exemplos de trás

  • Preciso colocar o cinto quando sentar no banco de trás.
  • Olhei para trás para tentar encontrar minha amiga.
  • Acho que ele está fazendo algo de errado por trás dos panos.
  • Fui passado para trás em um golpe no WhatsApp.
  • Passe por trás do prédio para chegar ao consultório médico.
  • Quero descobrir o que está por trás disso!

Sinônimos de trás

Uma boa forma de entender o significado da palavra trás é substituí-la por um sinônimo. São eles:

  • Em posição posterior: atrás, detrás, por trás
  • Em um momento futuro: após, depois, em seguida a, posteriormente

Quando usar traz

Já a palavra "traz" é a forma conjugada do verbo trazer na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. A palavra é escrita com "z" ao final e sem nenhum acento e tem o significado de transportar, carregar ou levar.

Essa é uma dica para acertar na grafia da palavra: se no contexto em que você está escrevendo, a palavra traz pode ser substituída por algum desses outros verbos, isso indica que a grafia correta é mesmo com "z" e sem acento.

Exemplos de traz

  • Dinheiro não traz felicidade.
  • Ele sempre traz presentes quando viaja.
  • Minha mãe me traz café da manhã na cama todo fim de semana.
  • Felipe sempre traz chocolates e flores para a namorada.
  • O caminhoneiro traz o carregamento de frutas para o hortifruti.
  • Pedro traz a filha de carro para a escola todos os dias.

Sinônimos de traz

Quando for usar a forma conjugada "traz", é possível substituí-la por alguns sinônimos, como:

  • Sentido de transportar: leva, carrega, desloca, transfere, transporta, conduz, guia

Traser ou trazer?

Como dissemos anteriormente, a palavra traz é uma conjugação do verbo trazer. Sendo assim, a forma correta de escrever esse verbo é com a letra "z". "Traser" é o uso incorreto da ortografia e não existe na norma culta da língua portuguesa. Por isso, lembre-se das dicas deste artigo quando ficar na dúvida sobre a forma certa de escrever.

Conjugação do verbo trazer

Além de "traz", o verbo trazer possui outras conjugações em diferentes pessoas e tempos. O verbo é considerado irregular porque tem alterações no seu radical quando é conjugado.

Confira a conjugação do verbo trazer no modo indicativo:

Presente do indicativo:

Eu trago

Tu trazes

Ele traz

Nós trazemos

Vós trazeis

Eles trazem

Pretérito imperfeito do indicativo

Eu trazia

Tu trazias

Ele trazia

Nós trazíamos

Vós trazíeis

Eles traziam

Pretérito perfeito do indicativo

Eu trouxe

Tu trouxeste

Ele trouxe

Nós trouxemos

Vós trouxestes

Eles trouxeram

Pretérito mais-que-perfeito

Eu trouxera

Tu trouxeras

Ele trouxera

Nós trouxéramos

Vós trouxéreis

Eles trouxeram

Futuro do presente do indicativo

Eu trarei

Tu trarás

Ele trará

Nós traremos

Vós trareis

Eles trarão

Futuro do pretérito do indicativo

Eu traria

Tu trarias

Ele traria

Nós traríamos

Vós traríeis

Eles trariam

Resumo: quando usar traz ou trás

Agora que você já aprendeu como se escreve traz ou trás, vamos relembrar as dicas para fixar esse conhecimento e não errar mais na hora de escrever

  • Sempre que se deparar com essa dúvida, se pergunte qual o contexto da frase e a ideia que a palavra que você quer escrever transmite.
  • Quando quiser escrever algo que tenha a ideia de lugar, a expressão correta é "trás", principalmente se a palavra que você pretende escrever estiver modificando um verbo, adjetivo ou outro advérbio e se estiver acompanhada por uma preposição.
  • Se a palavra que pretende escrever apresenta uma noção de transportar algo ou alguém de um lugar ao outro, experimente substituir por sinônimos, como os que apresentamos acima neste artigo. Caso a substituição funcione, a forma correta de escrever é "traz".

Gostou de aprender como se escreve traz ou trás? Confira também nossos outros artigos e continue estudando:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve traz ou trás, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Bibliografia
  • Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 7a edição, 2004
  • CONJUGAÇÃO. Verbo Trazer. Disponível em: <https://www.conjugacao.com.br/verbo-trazer/> Acesso em: 20 de janeiro de 2022
  • PUC GOIÁS. Adjetivo, substantivo e advérbio: o que é, classificações e questões. Disponível em: <https://ead.pucgoias.edu.br/blog/adjetivo-substantivo-e-adverbio> Acesso em: 20 de janeiro de 2022
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como se escreve traz ou trás