Diferenças entre homônimos, homógrafos e homófonos
Uma palavra que se pronuncia da mesma forma que a outra, mas se escreve de forma diferente, é: homônima, homógrafa ou homófona? Sabemos que entender a diferença entre estes três conceitos é um pouco complicado, devido à semelhança entre os termos. É por isso que em umComo queremos resolver suas dúvidas e explicar quais são as diferenças entre homônimos, homógrafos e homófonos.
Homônimos
Os homônimos ou palavras homônimas são aquelas que se escrevem ou pronunciam de forma igual, mas têm significados diferentes. Isto é, ambas as circunstâncias não ocorrem ao mesmo tempo, pois uma não pode existir sem a outra. Desta forma, a homonimia inclui dois possíveis casos:
- Palavras escritas e pronunciadas exatamente da mesma forma, mas com diferentes significados: homógrafos ou palavras homógrafas.
- Palavras escritas de forma diferente, mas pronunciadas da mesma forma e contam com significados diferentes: homófonos ou palavras homófonas.
Homógrafos
Já as palavras homógrafas são aquelas que se escrevem da mesma forma, mesma grafia portante, mas que têm pronúncia e significado diferentes.
Por exemplo:
- lima / lima: fruto / ferramenta para polir, serrar ou desbastar metal duro, etc.
- macaco / macaco: animal / ferramenta para levantar um veículo
Homófonos
Por outro lado, os homófonos são o tipo de homônimos que se pronunciam ou soam igual, mas sua escrita é diferente, bem como também seus significados.
Por exemplo:
- a / há:preposição / auxiliar do verbo "haver"
- censo / senso: recenseamento / juízo claro
Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferenças entre homônimos, homógrafos e homófonos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.