Aprender e falar português

O que são palavras parônimas

Karol Jares
Por Karol Jares. Atualizado: 2 julho 2018
O que são palavras parônimas

“O cavaleiro abriu a porta para a dama e o cavalheiro, apressado, montou no cavalo”. Parece ter algum erro nessa frase? Isso porque estamos usando palavras parônimas. Você sabe o que são elas? Para entender o que são palavras parônimas, é só continuar lendo este artigo do UmComo.

Também lhe pode interessar: O que é substantivo

Índice

  1. Conceito e definição de parônimas
  2. Exemplos de palavras parônimas
  3. Erros mais comuns
  4. Importante

Conceito e definição de parônimas

As palavras parônimas seguem bem a máxima de “quase igual, mas bem diferente”. Em sua definição, são palavras que são escritas de forma parecida, pronunciadas de forma parecida, mas possuem significados completamente diferentes.

Por isso a frase do começo desse artigo pode ter parecido estranha, para algumas pessoas. Cavaleiro e cavalheiro são palavras parônimas. Sua grafia e pronúncia são bem parecidas, sendo alvo de muitos erros e confusão para as pessoas. Mas, seu significado é bem diferente. “Cavaleiro” é o homem que anda a cavalo e “cavalheiro” é um homem educado, cortês.

O que são palavras parônimas - Conceito e definição de parônimas

Exemplos de palavras parônimas

Fluvial e Pluvial - a primeira palavra tem a ver com rios, e a segunda tem a ver com chuvas.

Imergir e Emergir - a primeira palavra tem a ver com mergulhar, afundar. A segunda tem a ver com o oposto, que é vir à tona.

Emigrar e Imigrar - a primeira palavra tem a ver com a saída de um país, já a segunda tem a ver com a entrada em um novo país.

Infligir e Infringir - a primeira palavra tem a ver com a aplicação de algo e a segunda com a transgressão de algo (geralmente de alguma lei).

Retificar e Ratificar - (essa gera bastante confusão) Retificar significa corrigir alguma coisa. Ratificar significa confirmar ou reforçar alguma coisa ou ideia.

O que são palavras parônimas - Exemplos de palavras parônimas

Erros mais comuns

O juiz não absorve o réu, ele o absolve.

Quem manda os comprimentos para alguém é a loja de tecidos. O correto é “mande meus cumprimentos”.

Quando dizemos delatou, fazemos referência a uma denúncia. Para explicar que algo foi alargado ou aumento de tamanho, o correto é dilatou.

Se você demorou muito tempo para chegar em casa por causa do engarrafamento, foi por causa do tráfego intenso de carros, e não do tráfico.

Importante

Erros de gramática não se caracterizam como palavras parônimas. Para que duas palavras sejam consideradas parônimas, as duas devem existir segundo a norma culta da língua. Então, estupro não é parônimo de estrupo (ou vice-versa). A primeira denota violência de caráter sexual, já a segunda está apenas inadequada segundo à norma culta da língua portuguesa. O mesmo vale para “bicicreta” e “mortandela”.

Atenção também para não confundir palavras parônimas com palavras homônimas (que são palavras que são escritas da mesma forma, pronunciadas da mesma forma, mas possuem significado diferente)

Veja também os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são palavras parônimas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que são palavras parônimas