Quais são os verbos copulativos
Na hora de fazer a análise sintática de uma oração, é muito útil saber diante de que tipo de verbo estamos para determinar também os complementos que o acompanham. Uma das classificações verbais mais comuns é a dos verbos copulativos ou atributivos, em contraposição aos predicativos; os primeiros funcionam apenas como ligação, sem dar informação, e estão sempre unidos a um complemento de atributo. Para que saiba diferenciá-lo uns dos outros, em umComo queremos explicar com detalhes quais são os verbos copulativos.
O que são os verbos copulativos?
Os verbos copulativos ou atributivos são aqueles que ligam o sujeito e predicado sem dar informação sobre a ação, isto é, que funcionam como conexão, assim como seu nome indica.
Este tipo de verbos aparece em orações atributivas, que possuem um complemento de atributo que expressa qualidades do sujeito e nunca complemento direto. Terá que concordar sempre com o gênero e número entre o sujeito e o complemento de atributo.
Ele pode ser detectado perguntando ao verbo "como é" o sujeito ou "como está", mas não devemos confundir com os complementos circunstanciais de modo.
Verbos copulativos: ser
Um dos principais verbos copulativos é "ser" e nas orações atributivas expressa características do sujeito.
Exemplos:
- Maria é muito simpática.
- Os Reis Católicos de Espanha eram Fernando e Isabel.
- O tempo esta semana será muito instável.
Verbos copulativos: estar
Da mesma forma, o verbo "estar" também é considerado como copulativo ou atributivo porque serve para especificar o estado do sujeito.
Exemplos:
- João está cansado.
- Seu quarto estava sempre bagunçado.
- Meus avós estarão muito felizes em casa.
Verbos copulativos: parecer
O terceiro verbo copulativo é "parecer" e, assim como os dois anteriores, funciona como ligação entre o sujeito e o complemento de atributo.
Exemplos:
- Pedro parece alemão.
- A comida parecia muito gostosa.
- Seu noivo parecia divertido.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os verbos copulativos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.