Partilhar

Quais são os verbos copulativos

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são os verbos copulativos

Na hora de fazer a análise sintática de uma oração, é muito útil saber diante de que tipo de verbo estamos para determinar também os complementos que o acompanham. Uma das classificações verbais mais comuns é a dos verbos copulativos ou atributivos, em contraposição aos predicativos; os primeiros funcionam apenas como ligação, sem dar informação, e estão sempre unidos a um complemento de atributo. Para que saiba diferenciá-lo uns dos outros, em umComo queremos explicar com detalhes quais são os verbos copulativos.

Também lhe pode interessar: Quais são os complementos verbais

O que são os verbos copulativos?

Os verbos copulativos ou atributivos são aqueles que ligam o sujeito e predicado sem dar informação sobre a ação, isto é, que funcionam como conexão, assim como seu nome indica.

Este tipo de verbos aparece em orações atributivas, que possuem um complemento de atributo que expressa qualidades do sujeito e nunca complemento direto. Terá que concordar sempre com o gênero e número entre o sujeito e o complemento de atributo.

Ele pode ser detectado perguntando ao verbo "como é" o sujeito ou "como está", mas não devemos confundir com os complementos circunstanciais de modo.

Verbos copulativos: ser

Um dos principais verbos copulativos é "ser" e nas orações atributivas expressa características do sujeito.

Exemplos:

  • Maria é muito simpática.
  • Os Reis Católicos de Espanha eram Fernando e Isabel.
  • O tempo esta semana será muito instável.

Verbos copulativos: estar

Da mesma forma, o verbo "estar" também é considerado como copulativo ou atributivo porque serve para especificar o estado do sujeito.

Exemplos:

  • João está cansado.
  • Seu quarto estava sempre bagunçado.
  • Meus avós estarão muito felizes em casa.

Verbos copulativos: parecer

O terceiro verbo copulativo é "parecer" e, assim como os dois anteriores, funciona como ligação entre o sujeito e o complemento de atributo.

Exemplos:

  • Pedro parece alemão.
  • A comida parecia muito gostosa.
  • Seu noivo parecia divertido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os verbos copulativos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Quais são os verbos copulativos

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os verbos copulativos
Quais são os verbos copulativos

Voltar ao topo da página