Aprender e falar latim

Quais são as declinações em latim

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as declinações em latim
Imagem: arquivo.e-consulta.com

O latim tem até cinco formas ou modelos diferentes de declinações, que regem a forma como se acrescentam os sufixos às raízes dos substantivos e adjetivos para que concordem gramaticalmente em função do gênero, número e caso dos mesmos. Neste breve artigo, você encontrará um resumo de quais são as declinações em latim.

Também lhe pode interessar: Como aprender as noções básicas de latim

Índice

  1. Primeira declinação
  2. Segunda declinação
  3. Terceira declinação
  4. Quarta declinação
  5. Quinta declinação
  6. Tabela resumida das declinações

Primeira declinação

Na primeira declinação, o tema é em -a. Contém principalmente substantivos femininos, e nenhum neutro. Caracteriza-se pelo fato de a desinência do genitivo ser ae, terminação que toma o dativo no singular, bem como o nominativo e vocativo no plural.

Segunda declinação

Tema em -ou. A evolução fonética do latim converteu o som o em u. Nesta declinação, há três tipos de substantivos: com nominativo em -us, com nominativo em -er e com nominativo em -um. Todos eles fazem o genitivo em i.

Os substantivos em -us e -er costumam ser masculinos, enquanto os acabados em -um são neutros.

Terceira declinação

Caracterizada pelo genitivo em -is. Os substantivos podem ser de qualquer gênero (masculino, feminino ou neutro) e encontramos três tipos:

  • Tema em consonante. Neste caso, o tema no genitivo acaba em consonante e tem um número de sílabas diferente em nominativo e em genitivo. Os substantivos neutros comportam-se de forma diferente dos masculinos e femininos: em nominativo, vocativo e acusativo têm a mesma forma no singular, enquanto para o plural adquirem a terminação -a.
  • Tema em i. Neste caso, o tema em genitivo acaba em vogal e o número de sílabas tanto faz em nominativo e genitivo. A declinação é quase igual que no tema em consonante, salvo no nominativo, acusativo e vocativo do plural (desinência -ia) e em genitivo do plural (-ium).
  • Tema misto. No singular, toma as desinências como no tema em consonante, enquanto que no plural o faz como no tema em i.

Quarta declinação

Tema em u. Os substantivos podem ter duas terminações, dependendo do gênero. No masculino e feminino acabam em -us, enquanto no neutro fazem-no em -u.

Quinta declinação

Tema em e. Todos os substantivos são femininos, com uma exceção: dies-diei e suas derivações. Muitos destes substantivos apresentam apenas formas no singular.

Tabela resumida das declinações

Neste quadro resumido, você poderá ver as terminações das cinco declinações de acordo com os casos, o número e o gênero. Este tipo de esquemas são de consulta obrigatória no estudo do latim.

Quais são as declinações em latim - Tabela resumida das declinações
Imagem: ieshistoria2010.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as declinações em latim, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: arquivo.e-consulta.com
Imagem: ieshistoria2010.blogspot.com
1 de 2
Quais são as declinações em latim