Quais são as declinações em latim

Quais são as declinações em latim
Imagem: arquivo.e-consulta.com

O latim tem até cinco formas ou modelos diferentes de declinações, que regem a forma como se acrescentam os sufixos às raízes dos substantivos e adjetivos para que concordem gramaticalmente em função do gênero, número e caso dos mesmos. Neste breve artigo, você encontrará um resumo de quais são as declinações em latim.

Primeira declinação

Na primeira declinação, o tema é em -a. Contém principalmente substantivos femininos, e nenhum neutro. Caracteriza-se pelo fato de a desinência do genitivo ser ae, terminação que toma o dativo no singular, bem como o nominativo e vocativo no plural.

Segunda declinação

Tema em -ou. A evolução fonética do latim converteu o som o em u. Nesta declinação, há três tipos de substantivos: com nominativo em -us, com nominativo em -er e com nominativo em -um. Todos eles fazem o genitivo em i.

Os substantivos em -us e -er costumam ser masculinos, enquanto os acabados em -um são neutros.

Terceira declinação

Caracterizada pelo genitivo em -is. Os substantivos podem ser de qualquer gênero (masculino, feminino ou neutro) e encontramos três tipos:

  • Tema em consonante. Neste caso, o tema no genitivo acaba em consonante e tem um número de sílabas diferente em nominativo e em genitivo. Os substantivos neutros comportam-se de forma diferente dos masculinos e femininos: em nominativo, vocativo e acusativo têm a mesma forma no singular, enquanto para o plural adquirem a terminação -a.
  • Tema em i. Neste caso, o tema em genitivo acaba em vogal e o número de sílabas tanto faz em nominativo e genitivo. A declinação é quase igual que no tema em consonante, salvo no nominativo, acusativo e vocativo do plural (desinência -ia) e em genitivo do plural (-ium).
  • Tema misto. No singular, toma as desinências como no tema em consonante, enquanto que no plural o faz como no tema em i.

Quarta declinação

Tema em u. Os substantivos podem ter duas terminações, dependendo do gênero. No masculino e feminino acabam em -us, enquanto no neutro fazem-no em -u.

Quinta declinação

Tema em e. Todos os substantivos são femininos, com uma exceção: dies-diei e suas derivações. Muitos destes substantivos apresentam apenas formas no singular.

Tabela resumida das declinações

Neste quadro resumido, você poderá ver as terminações das cinco declinações de acordo com os casos, o número e o gênero. Este tipo de esquemas são de consulta obrigatória no estudo do latim.

Imagem: ieshistoria2010.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as declinações em latim, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.