Ensinar línguas estrangeiras

Como aprender as noções básicas de latim

Como aprender as noções básicas de latim

Apesar de que o latim já não se fala na maioria dos casos, continua sendo um idioma útil para quem quer ler documentos antigos, e como base para entender a evolução das línguas modernas indo-europeias como o inglês, espanhol, francês e romeno. Por exemplo, a maioria dos documentos oficiais escritos na Inglaterra e nos Estados Unidos entre 1086 e 1733, foram escritos em latim. O latim cresceu até virar em grande medida uma língua mundial obrigatória, junto com a expansão do Império Romano e da Igreja Católica que o designou como sua língua oficial até 1960, quando deixou de ser a língua obrigatória na liturgia católica.

Vai precisar de:

  • Curso de idiomas de latim
  • Livros de texto de Gramática
  • Dicionário léxico
  • Documentos latinos
Também lhe pode interessar: Quais são as declinações em latim

Passos a seguir:

1

Aprenda a ler em latim. O latim é uma língua fonética, o que significa que cada palavra pronuncia-se como se escreve. Memorize o som de cada consonante e vogal do latim e suas combinações, e pratique a leitura de documentos em latim.

2

O latim é uma língua morta, o que significa que ninguém a fala na vida quotidiana. É uma linguagem muito rígida baseada em estritas regras gramaticais, por isso é necessário ter um sólido conhecimento da gramática de seu próprio idioma antes de aprender a gramática latina. Aprenda os substantivos, adjetivos, advérbios e tempos verbais. Se sentir cômodo com estes elementos básicos da linguagem, aprenda as regras que regulam como as palavras se organizam em uma frase, também conhecida como sintaxe de uma língua.

3

Estude a gramática latina. Para principiantes, a gramática latina é provavelmente a parte mais difícil de aprender latim, porque existem termos e conceitos que não se encontram em muitos idiomas modernos. Por exemplo, as palavras latinas mudam sua forma dependendo da função que desempenham em uma oração.

4

Aumente seu vocabulário. A leitura e o entendimento da gramática latina é de pouca utilidade se tiver que comprovar o significado de cada palavra em um dicionário. Compre ou peça emprestado um dicionário léxico latino e aprenda todas as novas palavras que puder.

5

Pratique a leitura e tradução de documentos em latim. O uso de documentos em latim não só ajudará você a lembrar por que começou a aprender latim em primeiro lugar, mas aperfeiçoará suas habilidades recém adquiridas. Obras clássicas de Cícero, César e Tácito são grandes textos para a prática.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender as noções básicas de latim, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Como aprender noções básicas sobre o latim
Quero saber Aspectos de aurfilogia
alexandre dias santanna
obrigado pela atençao tenho 61 anos quro aprender tambem ebrico e grego
Como aprender as noções básicas de latim