Gramática

Para que serve a gramática?

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Para que serve a gramática?
Imagem: asbeiras.pt

Aprendemos gramática na escola e não necessariamente sabemos o porquê. O significado da palavra gramática também não é muito conhecido pelos falantes do português, apesar de muito presente em todos os momentos de nossa vida. Saber para que ela serve e compreender qual é a sua função são conhecimentos essenciais para aqueles que pretendem falar um português correto e bem escrito. Para entender do que se trata e para que serve a gramática, umComo.com.br traz esse artigo pra você.

Também lhe pode interessar: Como aprender as noções básicas de latim

Índice

  1. O que é a gramática?
  2. Para que ela serve?
  3. Como entender a gramática?

O que é a gramática?

É importante pensar e compreender o sentido da palavra gramática. Ela é, como conhecimento, o conjunto de regras e condutas que nos servem para a execução de um português coeso e coerente. Ou seja, a composição de frases (sintaxe), o sentido das palavras (semântica), a classificação das palavras em classes (adjetivo, verbo, substantivo), o modo sonoro (fonética) e a origem das palavras (etimologia) são todos campos estudados pela gramática.

Por ser específica para cada língua, a gramática não é similar à linguística, ciência que estuda todas as línguas. É importante saber que a gramática não determinada como científica, assim sendo, ela foi feita de acordo com a maneira que as pessoas falam. Ela como matéria curricular, que é o que vemos na escola, existe para tornar a nossa comunicação mais fácil e para tornar a língua mais simples para todos.

Para que ela serve?

A gramática serve principalmente para facilitar a comunicação entre todos nós. Por exemplo, quando estudamos conjugações verbais, estudamos a maneira comum de flexionar os verbos. Se a gramática não existisse, portanto, cada um de nós conjugaria os verbos como algum conhecido ensinou e provavelmente esse texto seria incompreensível a todos os tipos de leitores, exceto para aqueles que se comunicam comigo.

Traduzindo para uma situação ainda mais próxima de todos nós, quando uma pessoa escreve textos sem qualquer tipo de pontuação, o texto se torna impossível de ler. A causa dessa falta de pontuação é, além da falta de leitura, o desconhecimento total da sintaxe, uma importante área da gramática. Por isso é muito importante, sempre, conciliar a leitura ao estudo da gramática e fazer com que todos os falantes de português se entendam, perfeitamente.

Como entender a gramática?

Para aplicar corretamente os conceitos gramaticais e aprender de vez, é preciso ler, acima de tudo. Qualquer coisa serve, você pode ler o jornal, acompanhar a coluna de esportes em um blog, visitar os artigos de umComo.com.br ou apreciar os livros de seu interesse. Conectando os conhecimentos gramaticais com o processo de leitura, tudo fica mais fácil, para você e para os outros. A partir desse momento de conexão íntima com a leitura, você entenderá, finalmente, para que serve a gramática.

Veja aulas na internet, pegue seus antigos livros didáticos, tire suas dúvidas com algum conhecido que sabe bastante de português e compreenda a lógica que está por trás da etimologia, da sintaxe, da morfologia linguística e a cada dia caminhará para um português mais compreensível e fácil. Para conhecer mais regras da gramática e, consequentemente, entender melhor o que você lê e o que você escreve, visite a sessão de Gramática de umComo.com.br e veja nosso artigo Como decorar as regras de gramática.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve a gramática?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: asbeiras.pt
Para que serve a gramática?