Gramática

Como se chama a fêmea do tubarão

Como se chama a fêmea do tubarão

Certamente que mais de uma vez na língua portuguesa surgiram dúvidas sobre como se chama um animal cujo nome é, no geral, masculino ou feminino. Se, por exemplo, estivermos falando de um tubarão que é fêmea, como se denomina? A gramática portuguesa tem uma regra em relação a esta situação para que possamos aplicar a norma em todas as situações que possamos encontrar. A seguir, no umComo, vamos revelar como se chama a fêmea do tubarão para tirar suas dúvidas a respeito.

O que diz a Norma Culta

O nome de "tubarão" é conhecido na gramática como um substantivo epiceno, isto é, um tipo de designação usada para fazer referência a seres animados e que tem o mesmo gênero gramatical tanto para falar da espécie macho como fêmea. Isto é, usamos o mesmo nome para falar de ambos os sexos.

Nos casos em que, na língua portuguesa, encontramos nomes epicenos, não há correlação direta entre o gênero e o sexo de referência; consequentemente, no caso de "baleia", por exemplo, sabemos que é um nome feminino mas que, no entanto, também será usado para falar do macho desta mesma espécie; o mesmo ocorre com crocodilo e com o caso que discutimos: tubarão.

Portanto, para saber como se chama a fêmea do tubarão, a resposta é simples: tubarão fêmea. Portanto, qualquer outra combinação ou substantivo é errado: *a tubarão, *tubaroa, etc.

Como se chama a fêmea do tubarão - O que diz a Norma Culta

Curiosidades sobre os tubarões

Agora vamos falar um pouco mais sobre os tubarões para que conheça com mais detalhe a sua maravilhosa constituição e suas características predadoras. A seguir, vamos oferecer algumas curiosidades sobre os tubarões que vale a pena conhecer porque são surpreendentes!

Reprodução sem macho

Ainda que na maioria de espécies de tubarão, o macho é necessário para poder se reproduzir, a verdade é que em 2001 em um zoológico de Nebraska descobriram que um tubarão-martelo fêmea deu à luz um filhote sem ter contato com um macho ao longo de sua vida. O nome concreto desta condição é "partenogênese" que é a capacidade de algumas espécies fêmeas de se reproduzirem sem intervenção do macho. No umComo detalhamos a você como se reproduzem os tubarões de forma específica para que conheça as diferentes possibilidades que existem.

As fêmeas têm a pele mais grossa

A pele dos tubarões fêmea é bem mais grossa que a dos machos, por isso podem resistir a um ataque sem muitos problemas; de fato, a do tubarão-azul fêmea é quase o dobro de grossa que a do macho da mesma espécie. De todos modos, diversos estudos revelaram que em épocas de migração as fêmeas grávidas costumam se afastar dos machos para proteger seus filhotes.

A maioria dos tubarões são pequenos

Apesar de ao pensarmos em tubarão, imediatamente associarmos a um enorme tubarão-branco, a verdade é que existem 400 espécies diferentes de tubarões e mais de 80% delas são menores que os seres humanos. Menos de 5% são de um tamanho tão grande como o tubarão-branco ou o tubarão-baleia, que podem chegar a atingir até 13 metros.

Sentidos muito precisos

É verdade que alguns tubarões só enxergam em preto e branco, mas também existem outros tipos que podem sim apreciar as cores; de todos modos, a qualidade de sua vista é excelente. Se somarmos a isso que sua capacidade auditiva e olfativa é muito aguda, nos encontramos com um autêntico predador que é capaz de detectar suas vítimas a longas distâncias.

Como se chama a fêmea do tubarão - Curiosidades sobre os tubarões

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se chama a fêmea do tubarão, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
alex
se chama tubaroa
1 de 3
Como se chama a fêmea do tubarão