Partilhar

Como identificar um maçom

Por Sara Silva. Atualizado: 28 setembro 2018
Como identificar um maçom

A Maçonaria é um dos grupos secretos mais controversos e misteriosos do mundo, sendo que ainda hoje não se sabe até que ponto suas ideologias e membros influenciaram revoluções e fundação de países. É por essa razão que tudo o que se julga saber acerca da Maçonaria pode não ser inteiramente verdade, no entanto uma coisa é certa: eles conspiram para controlar e dominar o mundo de forma muito discreta. Estima-se que existam maçons espalhados um pouco por todos os países e em grande número, sendo que em vários locais fundam as chamadas "lojas", que funcionam como sedes. Se você gostaria de saber como identificar um maçom, nós explicamos alguns sinais maçônicos neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como fazer um quarto Zen

Cumprimento maçom

Muito se fala do cumprimento maçons em que, no aperto de mão maçônico, se aperta o pulso da outra pessoa e o dedo indicador se posiciona afastado dos restantes, entretanto, existem diversos tipos de apertos de mão maçônicos que são utilizados de acordo com o nível de aprendizado na ordem[1].

Aperto de mão maçônico

Os apertos de mão maçons são:

  • Nível aprendiz: o dedão deve pressionar a junta do dedo indicador do outro;
  • Nível companheiro (passe - Shibboleth): o dedão é pressionado contra junta entre o dedo indicador e a do dedo médio;
  • Nível companheiro (real - Jachim): o dedão é pressionado na junta do dedo médio;
  • Nível mestre (passe - Tubalcain): o dedão é pressionado contra junta entre o dedo médio e o anelar;
  • Nível mestre (real - Ma-Ha-Bone): os três dedos medianos são pressionados contra o pulso.

Os apertos de mão maçônicos servem não apenas para que haja reconhecimento entre dois membros do grupo mas também como demonstração de igualdade, caso for realizado por maçons do mesmo nível, ou de respeito, caso seja realizado por maçons de níveis diferentes.

Abraço maçônico

Outra forma de identificar um maçom é pelo chamado "abraço maçônico", que consiste em abraçar a outra pessoa colocando um braço por cima, sobre o ombro, e outro por baixo, junto à cintura, formando assim um X; bate-se 3 vezes nas costas e troca-se de posição outras 3 vezes.

Assinatura maçonica

Se você quer saber omo identificar um maçom pela assinatura, saiba que é possível identificar um maçom pela sua assinatura maçom, sendo que esta deve formar um delta e incluir três pontos, sendo que estes têm diferentes significados, podendo, por exemplo, transmitir os três pilates da Maçonaria: Tolerância, a Filantropia e Justiça.

Os 3 pontos usados na assinatura maçônica marcam também abreviações, por exemplo, a palavra "mestre" vivaria "M.'.". Ainda que a assinatura com 3 pontos seja um grande sinal, preste atenção também nos outros sinais citados nesse artigo pois qualquer um pode ter uma assinatura do tipo mesmo sem saber da Maçonaria.

Como identificar um maçom - Assinatura maçonica

Teísmo

Para começar, nenhum homem que seja ateu pode ser admitido na Maçonaria, isso porque seus fundamentos admitem o Grande Arquiteto do Universo como criador de tudo, o que anula a possibilidade de ateísmo mas admite diferentes concepções de Deus. Para tornar-se maçon é necessário que se acredite em um ser superior, independentemente da religião.

Considerando o dito, se você quer saber como reconhecer um maçom, a primeira dica é saber acerca de sua crença em um Deus pois a existência do Grande Arquiteto do Universo exige devoção religiosa e maçons costumam frequentar os rituais de sua religião, seja missa, culto etc.

Símbolos, sinais maçônicos e seus significados

Em primeiro lugar saiba que não é fácil identificar maçons, além de terem jurado segredo que pertencem a esta ordem, os maçons agem de forma muito discreta fazendo o possível para não revelar que o são. No entanto, estando atento a alguns sinais, você poderá reunir suas suspeitas, afinal, o grupo surgiu na Idade Média e em todas essas décadas desde seu surgimento algumas informações acabaram sendo vazadas. Para saber mais sobre o surgimento e ideais da maçonaria, veja como surgiu a maçonaria.

A Maçonaria, tal como qualquer outra religião ou ordem, tem seus símbolos próprios, sendo nesse caso os principais:

Esquadro e compasso

O esquadro é um instrumento dentre os usados para atingir a precisão e que é usado principalmente para fazer linhas retas verticais com precisão para 90° quando apoiados no solo, o que justifica serem muito comuns e construções e em desenhos de arquitetura. Sua utilização no contexto maçom simboliza uma conduta correta e precisa, impossibilitando inflexibilidades e frisando a moralidade com a qual o maçom deve agir para guiar sua vida e lidar com o próximo.

O compasso por sua vez é capaz de fazer circunferências que, quando completados 180º unem-se à linha reta horizontal e representam as lojas maçônicas, além disso, representam o que não é linear e físico, como o espírito e linhas de racionício.

Juntos, esquadro e compasso representam a união do material com o espiritual. Outros utensílios como a régua, a trolha e o malhete também são encontrados na simbologia maçônica, ainda que com menor frequência.

Estrela de 5 pontas

As 5 pontas da estrela maçônica representam o homem sob os aspectos: físico, emocional, mental, intuitivo e espiritual. Como visto, a Maçonaria vê o homem não apenas como um corpo físico, mas como algo a mais que é conectado ao Grande Arquiteto do Universo por meio da devoção religiosa, mas também é um ser racional que deve seguir lógica e precisão, o que explica o aspecto mental também estar incluso.

Por vezes na Maçonaria a estrela também é vista como símbolo representante de lágrimas derramadas pela beleza da criação de toda a obra do Grande Arquiteto do Universo.

O Livro Sagrado

O Livro Sagrado não é um livro único e depende do indivíduo. Como a maçonaria admite qualquer religião, o livro será aquela pela qual a religião do maçom se guia, por exemplo, um maçom católico terá como Livro Sagrado a Bíblia. A necessidade do livro se encontra na conexão que a religião faz entre o homem e o espiritual e o conecta com o Grande Arquiteto do Universo.

Utensílios de pedreiro

Ainda que os maçons costumem ser imaginados como homens também por ocuparem cargos na política e economia, a palavra "maçon" significa pedreiro, o que explica também a utilização de materias da construção civil (esquadro e compasso) serem grandes símbolos da organização.

Na simbologia maçônica as referências à construção civil e o maçon ser visto como um pedreiro significam que o maçon é um homem que trabalha visando a construção de algo concreto, por isso existem diversos níveis dentro da maçonaria e se sobe de nível de acordo com o tempo e dedicação. Além disso, as referências à construção também têm relação com o grande esforço, estudo e precisão que exigem a edificação de algo concreto.

Sugestão: Como identificar um gênio

Curiosidades

  • Maçons que estejam prestes a cumprir o ritual de iniciação usam uma venda escura nos olhos e são acompanhados de outros membros maçons, geralmente dois. Por essa razão, se você vir um homem vendado e acompanhado por outros, suspeite de que se tratam de maçons a caminho do ritual de iniciação.
  • Há quem defenda que, quando em espaços públicos, todos os maçons posicionam o corpo de determinada forma: com os pés formando um esquadro e costas direitas. No entanto esse não é um indicador assim tão certo, dado que muitas pessoas assumem essa postura naturalmente.
  • Os maçons são geralmente pessoas que exercem um cargo influente, quer seja na política, economia, construção ou até mesmo ensino. Por essa razão os seus suspeitos de pertencerem à maçonaria deverão ter uma profissão associada a estas áreas.
  • Outra característica dos maçons é serem pessoas cultas, informadas, que defendem ideais de igualdade, justiça e tratam todos os Homens por igual, sem fazerem distinção. Por essa razão é comum eles chamarem "irmão" uns aos outros.

Veja também: Como identificar um psicopata

Como identificar um maçom - Curiosidades

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um maçom, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • A admissão à Maçonaria é restrita a homens com mais de 21 anos, sem discriminação quanto à raça, nacionalidade ou orientação sexual, desde que seu cadastro esteja limpo e sejam homens íntegros.
Referências
  1. https://super.abril.com.br/mundo-estranho/a-maconaria-tem-mesmo-apertos-de-mao-gestos-e-codigos-secretos/

Escrever comentário

79 comentários
A sua avaliação:
Vanderlei Santos Neia
E verdade q todos maçons são milionários
A sua avaliação:
Andreia da Silva Miguel
Gostaria de conhecer um omem que seja maçom , para relacionamento sério
Charles
Por que ? só porque um homem é maçom não quer dizer que é rico ta okay ?
A sua avaliação:
Diego Carvalho
Boa tarde! Eu já percebi em mim diversos rituais maçônicos espontâneos, já procurei saber mais, vi que me encaixo, mas confesso que fiquei com medo de procurar uma iniciação.

Sinceramente nunca vi um maçom negro, mesmo no Brasil que é um país tropical que de uma maneira ou de outra, com o passar do tempo, caso não se torne negro, quase chegará lá. Daí a indústria da mídia te apresenta contos, filmes como blade entre outros. Inegavelmente isso influencia.
Gostaria que alguém me esclarecesse isso. Desculpe se de alguma maneira fui indelicado.
phugs
Deve ser um homem livre, de bons costumes e acreditar em Deus.
Anonimo
mas você acha que a maçonaria existe apenas no brasil ? ela existe no mundo todo. existem maçons de todas as cores/raças e também religiões. só tem um porém, você não procura iniciação, você deve ser convidado por um maçom. então, siga uma conduta reta que isto um dia acontecerá.
A sua avaliação:
Lucimara
Os maçons fazem muito pelos outros desde que não seja seu familiar (irmãos, tios, sobrinhos, sogra.....) conheço maçons que quase colocou a sogra pra fora de casa o outro não deixa a avó ver os netos, .....) pra quem é maçons tudo mas já quem não é quase nada, precisam estar em família a impressão que dá é que tem que ser feita uma reunião familiar por mês mas na hora de ajudar só ajuda outro maçons, ou fazem trabalhos sociais, se uma irmã de maçon tiver precisando de algo procure por qualquer outra pessoa menos pelo seu irmão de sangue maçon pq ele não vai te ajudar a não ser que vc tenha um marido maçon também.
Anonimo
tanto dentro quanto fora da maçonaria existem pessoas boas e ruins, de comportamentos exemplares e também reprováveis. não se pode julgar toda uma ordem que tem por objetivo fazer o bem a humanidade apenas por poucos casos infortúnios
Eliseu
Uma espécie de "macumba de luxo", mas o ritual é o mesmo: adorar o diabo e, se possível, entregar a alma, tudo pra destruir a sociedade cristã. Irmãos das Trevas!
Willian
Estude, mas estude bastante!
RONALDO
Meu caro Eliseu. Acredito que, para você saber exatamente o que é, você deva ser ou ter sido Maçom.
A Maçonaria, é uma sublime ordem que, em uma de suas bases, prega a filantropia através do combate a ignorância, o que, de fato, parece que te cega.
Mude seu ódio e sua forma de pensar, e, quem sabe, você seja convidado a fazer parte desta ordem e assim verá o quão errôneo e ignorante é o seu comentário.
Júnior
Vc já leu o livro "o protocolo dos sábios de Sião?" Acho que não né? as questões maçônicas estão bem além do que vc pensa.
Raylla
Queria participar da maçonaria oq é precisor fazer para virar uma????
RONALDO
Raylla, infelizmente, no Rito Escocês Antigo e Aceito, mulheres não são aceitas. Existem Lojas que aceitam mulheres em seu seio, porém, são Lojas independentes, que não ligadas a nenhuma potência.
O que eu sugiro é que você vá a uma Loja e faça parte da ordem das Acácias, que é uma sociedade Pára-maçônica de filantropia, administrada pela maçonaria.
A sua avaliação:
Nilson Miranda
Sigo lendo os artigos sobre a maçonaria, conheço uma loja próxima ao meu local de trabalho, admiro a fraternidade, mas acima de tudo, não faço juízo sobre a fraternidade. Se eu for convidado a participar de alguma reunião, então eu saberei de alguma coisa direto da fonte, mas saberei apenas para mim.

. "Ninguém aprende nada para os outros, senão para si mesmo"
RONALDO
Nilson, brilhante comentário. Continue nesta linha, e sendo um homem livre e de bons costumes, que quando menos esperar, você ainda recebe um convite!!! Tríplice e Fraternal Abraço;
Elvecio dos Santos moraes
Gostaria de participa das reuniões
Raylla
Tanbem gostaria
RONALDO
Para participar de nossas Lojas, Elvecio, você deverá primeiro receber um convite de outro maçom. Você deve sempre manter hábitos provando que é um homem livre e de bons costumes. Assim, aos poucos, um maçom te reconhecerá como um candidato a fazer parte de nossa ordem.
A sua avaliação:
Luis Candeias
Ser maçom é misterioso.
Gostava de saber como poderia ser membro....
Breno Ricardo Feistauer
Cláudio
Para ser maçom é preciso ser convidado por um Maçom!
NÃO HÁ OUTRA MANEIRA DE SER MAÇOM!
Não se iluda com sites que dizem que você pode se "inscrever" para ser Maçom
Eliseu
"Gostava de saber como poderia ser membro". Não sabes o que diz, pula fora enquanto há tempo.
Marisa Spinders
Não fale uma coisa dessa . Você não sabe o que está falando . Nunca entre para esssa seita . O deus deles não é o Deus da Bíblia . Eles adoram o diabo e faz culto para o diabo e eles louvam ao diabo .o deus que eles falam é o Lúcifer . É só subindo de nível mais alto é que a pessoa descobre . Esse é o segredo dessa seita .
OLYMPIO SILVA
Sempre digo que a maçonaria é mais discreta do que secreta. Porém o que tenho observado é a banalização da mesma.
Algumas pessoas perguntam: por que as reuniões secretas? Ora, as reuniões de qualquer segmento são apenas para as pessoas que fazem parte daquele grupo, seja ele religioso, empresarial, ou qualquer que seja seu segmento. Por exemplo: numa reunião de pastores, membros não participam. Numa reunião de maçons, não maçons não participam, simples assim! Antigamente para se ingressar na maçonaria, fazia-se uma sindicância apurada na vida do pretenso candidato, hoje essa sindicância é feita de forma muito superficial, por isso tantos "segredos" expostos. Outra coisa que observo, é que os chamados "goteiras" estão cada vez mais informados, dado aos muitos livros e textos que se tem acesso hoje em dia. As pessoas que vêem a maçonaria como algo do mal, tem suas opiniões formadas à partir destas literaturas e suas interpretações errôneas. Por mais que se estude sobre a maçonaria, se você não é maçom, nunca terá a visão correta da coisa. Uma coisa é você estudar a história, outra coisa é você viver a história. T.'.F.'.A.'.
Willian
J.•.P.•. 👏🏻👏🏻👏🏻
RONALDO
Brilhante comentário, Ir.'. T.'.F.'.A.'.

Como identificar um maçom
1 de 3
Como identificar um maçom

Voltar ao topo da página