menu
Partilhar

Como identificar um maçom

Por Sara Silva. Atualizado: 20 dezembro 2021
Como identificar um maçom

A Maçonaria é um dos grupos secretos mais controversos e misteriosos do mundo, sendo que ainda hoje não se sabe até que ponto suas ideologias e membros influenciaram revoluções e fundação de países. É por essa razão que tudo o que se julga saber acerca da Maçonaria pode não ser inteiramente verdade, no entanto uma coisa é certa: eles conspiram para controlar e dominar o mundo de forma muito discreta. Estima-se que existam maçons espalhados um pouco por todos os países e em grande número, sendo que em vários locais fundam as chamadas "lojas", que funcionam como sedes. Se você gostaria de saber como identificar um maçom, nós explicamos alguns sinais maçônicos neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como fazer um quarto Zen

Cumprimento maçom

Muito se fala do cumprimento maçons em que, no aperto de mão maçônico, se aperta o pulso da outra pessoa e o dedo indicador se posiciona afastado dos restantes, entretanto, existem diversos tipos de apertos de mão maçônicos que são utilizados de acordo com o nível de aprendizado na ordem[1].

Aperto de mão maçônico

Os apertos de mão maçons são:

  • Nível aprendiz: o dedão deve pressionar a junta do dedo indicador do outro;
  • Nível companheiro (passe - Shibboleth): o dedão é pressionado contra junta entre o dedo indicador e a do dedo médio;
  • Nível companheiro (real - Jachim): o dedão é pressionado na junta do dedo médio;
  • Nível mestre (passe - Tubalcain): o dedão é pressionado contra junta entre o dedo médio e o anelar;
  • Nível mestre (real - Ma-Ha-Bone): os três dedos medianos são pressionados contra o pulso.

Os apertos de mão maçônicos servem não apenas para que haja reconhecimento entre dois membros do grupo mas também como demonstração de igualdade, caso for realizado por maçons do mesmo nível, ou de respeito, caso seja realizado por maçons de níveis diferentes.

Abraço maçônico

Outra forma de identificar um maçom é pelo chamado "abraço maçônico", que consiste em abraçar a outra pessoa colocando um braço por cima, sobre o ombro, e outro por baixo, junto à cintura, formando assim um X; bate-se 3 vezes nas costas e troca-se de posição outras 3 vezes.

Assinatura maçonica

Se você quer saber omo identificar um maçom pela assinatura, saiba que é possível identificar um maçom pela sua assinatura maçom, sendo que esta deve formar um delta e incluir três pontos, sendo que estes têm diferentes significados, podendo, por exemplo, transmitir os três pilates da Maçonaria: Tolerância, a Filantropia e Justiça.

Os 3 pontos usados na assinatura maçônica marcam também abreviações, por exemplo, a palavra "mestre" vivaria "M.'.". Ainda que a assinatura com 3 pontos seja um grande sinal, preste atenção também nos outros sinais citados nesse artigo pois qualquer um pode ter uma assinatura do tipo mesmo sem saber da Maçonaria.

Como identificar um maçom - Assinatura maçonica

Deísmo

Para começar, nenhum homem que seja ateu pode ser admitido na Maçonaria, isso porque seus fundamentos admitem o Grande Arquiteto do Universo como criador de tudo, o que anula a possibilidade de ateísmo mas admite diferentes concepções de Deus. Para tornar-se maçon é necessário que se acredite em um ser superior, independentemente da religião.

Considerando o dito, se você quer saber como reconhecer um maçom, a primeira dica é saber acerca de sua crença em um Deus pois a existência do Grande Arquiteto do Universo exige devoção religiosa e maçons costumam frequentar os rituais de sua religião, seja missa, culto etc.

Símbolos, sinais maçônicos e seus significados

Em primeiro lugar saiba que não é fácil identificar maçons, além de terem jurado segredo que pertencem a esta ordem, os maçons agem de forma muito discreta fazendo o possível para não revelar que o são. No entanto, estando atento a alguns sinais, você poderá reunir suas suspeitas, afinal, o grupo surgiu na Idade Média e em todas essas décadas desde seu surgimento algumas informações acabaram sendo vazadas. Para saber mais sobre o surgimento e ideais da maçonaria, veja como surgiu a maçonaria.

A Maçonaria, tal como qualquer outra religião ou ordem, tem seus símbolos próprios, sendo nesse caso os principais:

Esquadro e compasso

O esquadro é um instrumento dentre os usados para atingir a precisão e que é usado principalmente para fazer linhas retas verticais com precisão para 90° quando apoiados no solo, o que justifica serem muito comuns e construções e em desenhos de arquitetura. Sua utilização no contexto maçom simboliza uma conduta correta e precisa, impossibilitando inflexibilidades e frisando a moralidade com a qual o maçom deve agir para guiar sua vida e lidar com o próximo.

O compasso por sua vez é capaz de fazer circunferências que, quando completados 180º unem-se à linha reta horizontal e representam as lojas maçônicas, além disso, representam o que não é linear e físico, como o espírito e linhas de racionício.

Juntos, esquadro e compasso representam a união do material com o espiritual. Outros utensílios como a régua, a trolha e o malhete também são encontrados na simbologia maçônica, ainda que com menor frequência.

Estrela de 5 pontas

As 5 pontas da estrela maçônica representam o homem sob os aspectos: físico, emocional, mental, intuitivo e espiritual. Como visto, a Maçonaria vê o homem não apenas como um corpo físico, mas como algo a mais que é conectado ao Grande Arquiteto do Universo por meio da devoção religiosa, mas também é um ser racional que deve seguir lógica e precisão, o que explica o aspecto mental também estar incluso.

Por vezes na Maçonaria a estrela também é vista como símbolo representante de lágrimas derramadas pela beleza da criação de toda a obra do Grande Arquiteto do Universo.

O Livro Sagrado

O Livro Sagrado não é um livro único e depende do indivíduo. Como a maçonaria admite qualquer religião, o livro será aquela pela qual a religião do maçom se guia, por exemplo, um maçom católico terá como Livro Sagrado a Bíblia. A necessidade do livro se encontra na conexão que a religião faz entre o homem e o espiritual e o conecta com o Grande Arquiteto do Universo.

Utensílios de pedreiro

Ainda que os maçons costumem ser imaginados como homens também por ocuparem cargos na política e economia, a palavra "maçon" significa pedreiro, o que explica também a utilização de materias da construção civil (esquadro e compasso) serem grandes símbolos da organização.

Na simbologia maçônica as referências à construção civil e o maçon ser visto como um pedreiro significam que o maçon é um homem que trabalha visando a construção de algo concreto, por isso existem diversos níveis dentro da maçonaria e se sobe de nível de acordo com o tempo e dedicação. Além disso, as referências à construção também têm relação com o grande esforço, estudo e precisão que exigem a edificação de algo concreto.

Sugestão: Como identificar um gênio

Curiosidades

  • Maçons que estejam prestes a cumprir o ritual de iniciação usam uma venda escura nos olhos e são acompanhados de outros membros maçons, geralmente dois. Por essa razão, se você vir um homem vendado e acompanhado por outros, suspeite de que se tratam de maçons a caminho do ritual de iniciação.
  • Há quem defenda que, quando em espaços públicos, todos os maçons posicionam o corpo de determinada forma: com os pés formando um esquadro e costas direitas. No entanto esse não é um indicador assim tão certo, dado que muitas pessoas assumem essa postura naturalmente.
  • Os maçons são geralmente pessoas que exercem um cargo influente, quer seja na política, economia, construção ou até mesmo ensino. Por essa razão os seus suspeitos de pertencerem à maçonaria deverão ter uma profissão associada a estas áreas.
  • Outra característica dos maçons é serem pessoas cultas, informadas, que defendem ideais de igualdade, justiça e tratam todos os Homens por igual, sem fazerem distinção. Por essa razão é comum eles chamarem "irmão" uns aos outros.

Veja também: Como identificar um psicopata

Como identificar um maçom - Curiosidades

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um maçom, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • A admissão à Maçonaria é restrita a homens com mais de 21 anos, sem discriminação quanto à raça, nacionalidade ou orientação sexual, desde que seu cadastro esteja limpo e sejam homens íntegros.
Referências
  1. https://super.abril.com.br/mundo-estranho/a-maconaria-tem-mesmo-apertos-de-mao-gestos-e-codigos-secretos/

Escrever comentário

134 comentários
A sua avaliação:
Geraldo Pimentel
Quando duas pessoas maçons encontram mas não são conhecidos um do outro mesmo assim eles sabem que eles são maçons , que sinal eles usam ?
A sua avaliação:
Gerson Cardoso
Goteiras e profanos...
A sua avaliação:
Everson.´.
Fraternal abraço a todos.
Certamente fica difícil explicar aquilo que as pessoas querem acreditar.
A maçonaria de nada tem haver com religião. Um erro comum as pessoas acharem que um maçom é uma pessoa fora dos ideais de DEUS.
Gonçalo.'.
Belas palavras meu irmão 🤝
A sua avaliação:
Anderson
Maçonaria. Um dos maiores engodos dos homens!!!
A sua avaliação:
Gilberto
A verdade e que contratei um advogado maçom. O meu advogado trabalhava contra mim para favorecer meu opositor. Isso é honesto? Ele mentem e nunca prejudicam o outro. Vó isso acontecer. Fui enganado.por meu próprio advogado maçom para benefíciarvoutei maçom!
Ney Gomes
Se tiver provas que isso ocorreu, cabe uma representação contra seu "advogado maçom" na OAB, pois ele quebrou o juramento feito à ordem !
A sua avaliação:
WANDER
Texto repleto de meias verdades e meias verdades, na verdade são mentiras inteiras. Me perdoem pela franqueza.
A sua avaliação:
Lima
Corrigindo, no lugar de Teísmo, o correto é Deísmo. Há uma diferença muito clara entre essa posição filosófica.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Lima, agradecemos o comentário e já fizemos a alteração no artigo. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
Mário Paz
Existem duas correntes na Ordem. Uma Teísta e ou Deísta. O que diferencia ambas é a crença ou não, na ingerência de Deus na conduta e no destino humano. Pesquise o assunto. Existem Ritos que adotam uma ou outra definição.
A sua avaliação:
Oliveira
E agora com o covid como estão sendo os cumprimentos deles? Já que não se pode pegar em mãos em público e nem se abraçar?
Ney Gomes
Talvez devam estar respeitando o distanciamento social para não morrerem de covid kkkkkkk
A sua avaliação:
Robson Ney de Araujo Campos
eu creio que a maçonaria esta aihá muito tempo, se erguendo ,lentamente para conspirar contra cristo , o veruém acredita em jesus , não há outro caminho. dadeiro redentor, se alguem, cre, e segue, pagará por seus atos.
A sua avaliação:
PAULO RICARDO O DONNELL
Tem alguma relação entre os três pontinhos da assinatura de um maçon com os três pontinhos da palavra em sânscrito: k r s n a , onde r s n tem um pontinho em baixo? Dos Hare Krishna ?
. . .
A sua avaliação:
PAULO RICARDO O'DONNELL
Quero saber a origem histórica dos três pontinhos na assinatura, bem como, sua origem gramatical?
A sua avaliação:
Grande B05TA do Universo
A maçonaria é uma fraternidade e como toda fraternidade ela tem por objetivo favorecer os seus adeptos em detrimento da sociedade. Isso significa que se voce estiver disputando um cargo em seu emprego, um cliente para o seu negocio, uma vaga para o seu filho. etc. Se o seu oponente for maçom e o selecionador for maçom, voce nao tera a minima chance! Por isso da necessidade de se identificar, para favorecimento mútuo.
gilberto kuck
concordo. Contratei um advogado maçom e o advogado das outras partes também era. Ele fez tudo para a outra parte ganhar. Tenho provas. Foi absurdo. Prejuízo imenso.
A sua avaliação:
Augusto"
Olá, sendo DeMolay ativo, facilita o processo de eu me tornar maçom?

Por favor, peço que apenas quem frequenta a maçonaria me responda. =)
Weslley
Como você e DeMolay e não sabe disso?
Ester
Exatamente kakososoao até eu que sou mulher sei.
Jorge
Pessoal, o Augusto não afirmou que é Demolay, logo ele pode conhecer algum amigo que seja e está interessado.
Sim Augusto, a Ordem Demolay é uma ordem paramaçônica, na sessão há tios maçons, logo ao finalizar seu período de Demolay você estará apto a ingressar nas fileiras maçônicas, se assim o quiser.
A sua avaliação:
Pekena
Meu povo não se iludam só existe um Deus em toda a face da terra e no céu. JESUS CRISTO NOSSO SENHOR... Esses outros aí são falsos. Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará.
Roberth
Não se trata de outros deuses a maçonaria acredita em um criador e esse criador e deus. Maçonaria não tem fanatismo. Como disse acima conhecemos a verdade e a verdade nós libertar. Isso e para todos os sentidos da vida não só religioso
Daniela
Se vc é cristão e jura seguir a Cristo e suas leis em ritual de aceitação dos seus desígnios não existe como servir dois deuses. Estou muito triste hj, pois uma das pessoas que mais amo tornou se maçom, é como se tudo que minha mãe o ensinou tivesse sido jogado fora.😢 Como se um pedaço da minha carne tivesse sido arrancado, como se um filho tivesse rejeitado tudo que nos uniu até agora.
A sua avaliação:
Leila Viana
Fraternidade tão grande que não aceitam ateus nem mulheres. Não seriam estes também seres humanos? Não está aí um tipo de discriminação? Jesus disse para amarmos uns aos outros e não há nada secreto nisto. Jesus se relacionava com todos porque Deus é amor. Não precisava de nenhum ritual secreto para que nos tornássemos melhores, nos aperfeiçoando a cada dia com os seus ensinamentos. Mas perfeitos nunca seremos nesta terra, por nossa natureza pecaminosa que herdamos ao dar ouvidos ao ser que como a Bíblia diz era perfeito até que se achou iniquidade nele.
Este ser era querubim ungido, mas não participou da Criação de Deus por seu Filho Jesus. Foi expulso do Céu e junto com a terça parte dos anjos que deram ouvidos a ele e jogados na Terra. E continua até os nossos dias tentando destruir tudo que é de Deus, mas já está derrotado e pouco tempo lhe resta. Jesus em breve virá para por fim a todo este tormento que vivemos por esta guerra espiritual.
Não precisamos seguir nenhum ensinamento humano e sim o que está escrito desde a fundação do mundo. O mandamento é : teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque este é dever de todo homem. Simples assim.
Erikson
A visão da maçonaria é olhar o mundo de forma divina, e como um ateu não crer em D'us então não faria sentido nenhum ele ser abraçado pela sociedade, já às mulheres tem um movimento secreto chamado as filhas de Jó
Grande B05TA do Universo
Em verdade, tanto faz que o maçom acredite ou nao em divindades. Ali é tudo um teatro e fingir que acredita é só mais um.
E sinceramente falando, como ateu eu jamais aceitaria uma coisa dessas na minha vida. Alguns amigos já me convidaram pois a maioria é maçom e para evitar insistencias eu ja disse a todos que sou ateu. O interessante é que estes amigos vivem se metendo em problemas por causa da fraternidade.. eu de longe só observo.
Clodoaldo reis
Não aceitar mulheres por q sendo secreto e complicado, um ateu não tem um princípio de fé em nada ,, e homens que são capazes de ser leais são raríssimos
Paulo Souto
A maçonaria não é religião, portanto não se opõe às escrituras ou ao que é sagrado. Ao contrário, respeita a todas as religiões, e justifica a regra de aceitar apenas crentes em suas hostes, independentemente de sua religião. Muitos adeptos religiosos não entendam e não respeitam a maçonaria.
Rita
A maçonaria não aceita ateu pq o ateu não acredita em nada, e aceita religião pq querem afastar a pessoa de Deus. Usa a bíblia para disfarçar pq sabemos que faz tudo contrário do que está na bíblia, exemplo: a bíblia pede para abster se do sangue e rituais que imita os rituais ao Deus baal dos tempos antigos. Resumindo aceitar pessoas religiosas é a verdadeira intensão de afasta-la do verdadeiro criador. Pq o verdadeiro maçon sabe em quem ele acredita, por isso o motivo de não poder falar o quê acontece nas reuniões secretas.
A sua avaliação:
Gerson Margarido
O artigo contém meias verdades. Há diversos "sinais" que fazem irmãos maçons serem reconhecidos fora da loja. Cada grau simbólico possui determinado conjunto de palavras, sinais, toques, marchas. Para reconhecer um maçom não basta apenas um sinal, mas sim, um conjunto que denota o conhecimento simbólico da ritualística e, acima disso, a conduta do irmão. Abraços fraternos.
A sua avaliação:
Lucimar dos Santos
Eu quero ser uma macon o maix rapido possivel..o q fzzer p conseguir...
ninguem
mulheres nao sao admitidas
Sérgio Antônio
Meu amigo cai fora disso ! É inferno puro , Jesus Cristo é o Caminho a verdade e a vida!
Igor
Sempre há um maçom te olhando.. se for um homem livre e de bons costumes, com toda certeza será chamado.
A sua avaliação:
Lúcio
Eu não sou maçon, mas eu tive a oportunidade de ser ajudado em várias fases de minha. Todas as pessoas que estenderam a mão säo pessoas honrosas e de grande valor pra mim são pessoas que eu honro e tenho grande admiração. São pessoas de luz com grande conhecimento. Agradeço a Deus pela vida delas. Se Deus permitir eu desejo ser maçons pois todas elas serviram de exemplo pra mim. Pois eu sei que estou aqui nessa terra pra evoluir.
Julia
Existem pessoas boas e más em todos os lugares, eles prezam pela virtude, o amor acima de todas as coisas, isso é verdade, mas entre um irmão maçom que esteja em perigo ou em necessidade e um PROFANO, irão escolher socorrer o maçom, e isso para eles é honra e lealdade, ser bom é seguir a Bíblia, é seguir Jesus, Ele é nosso melhor exemplo, porque conheço maçons bons também mas creio que esse é o caráter dele e não a maçonaria que o fez, embora a maçonaria diz tornar o homem bom melhor, mas segundo essa sentença para o mau, não há jeito, mas Jesus, Ele veio para todos, até para os maus, para que todos sejam salvos e recebam a vida eterna, e para isso você não precisa ser maçom, mas tem muitos que admiro sim, só que quando os interesses entram em conflito aí você conhecerá o homem .Deus te abençoe.
Paulo Souto
Fique tranquilo, siga a Jesus e procure conhecer a maçonaria, não são excludentes entre sí. A quem basta Jesus, que bom, já encontrou um caminho, seja feliz e realizado na sua crença. Mas por que atacar aos maçons? Jesus ensinou o amor fraternal para com todos, sem exceção.
A sua avaliação:
Raquel
Maçonaria não é coisa de Deus não.
Maçonaria é coisa do demônio
Celso da Silva Santiago
Perguntas a Dona Raquel:
O quê é Deus, e o quê é Demônio...?
Igor
Assiste globo, lá achará um monte de boas verdades para seu ouvido
A sua avaliação:
Anderson
Jesus Cristo único salvador...
Como identificar um maçom
1 de 3
Como identificar um maçom

Voltar ao topo da página