Outras práticas religiosas e crenças

Como identificar um maçom

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 dezembro 2021
Como identificar um maçom

A Maçonaria é um dos grupos secretos mais controversos e misteriosos do mundo, sendo que ainda hoje não se sabe até que ponto suas ideologias e membros influenciaram revoluções e fundação de países. É por essa razão que tudo o que se julga saber acerca da Maçonaria pode não ser inteiramente verdade, no entanto uma coisa é certa: eles conspiram para controlar e dominar o mundo de forma muito discreta. Estima-se que existam maçons espalhados um pouco por todos os países e em grande número, sendo que em vários locais fundam as chamadas "lojas", que funcionam como sedes. Se você gostaria de saber como identificar um maçom, nós explicamos alguns sinais maçônicos neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: O que é um eremita

Índice

  1. Cumprimento maçom
  2. Abraço maçônico
  3. Assinatura maçonica
  4. Deísmo
  5. Símbolos, sinais maçônicos e seus significados
  6. Curiosidades

Cumprimento maçom

Muito se fala do cumprimento maçons em que, no aperto de mão maçônico, se aperta o pulso da outra pessoa e o dedo indicador se posiciona afastado dos restantes, entretanto, existem diversos tipos de apertos de mão maçônicos que são utilizados de acordo com o nível de aprendizado na ordem[1].

Aperto de mão maçônico

Os apertos de mão maçons são:

  • Nível aprendiz: o dedão deve pressionar a junta do dedo indicador do outro;
  • Nível companheiro (passe - Shibboleth): o dedão é pressionado contra junta entre o dedo indicador e a do dedo médio;
  • Nível companheiro (real - Jachim): o dedão é pressionado na junta do dedo médio;
  • Nível mestre (passe - Tubalcain): o dedão é pressionado contra junta entre o dedo médio e o anelar;
  • Nível mestre (real - Ma-Ha-Bone): os três dedos medianos são pressionados contra o pulso.

Os apertos de mão maçônicos servem não apenas para que haja reconhecimento entre dois membros do grupo mas também como demonstração de igualdade, caso for realizado por maçons do mesmo nível, ou de respeito, caso seja realizado por maçons de níveis diferentes.

Abraço maçônico

Outra forma de identificar um maçom é pelo chamado "abraço maçônico", que consiste em abraçar a outra pessoa colocando um braço por cima, sobre o ombro, e outro por baixo, junto à cintura, formando assim um X; bate-se 3 vezes nas costas e troca-se de posição outras 3 vezes.

Assinatura maçonica

Se você quer saber omo identificar um maçom pela assinatura, saiba que é possível identificar um maçom pela sua assinatura maçom, sendo que esta deve formar um delta e incluir três pontos, sendo que estes têm diferentes significados, podendo, por exemplo, transmitir os três pilates da Maçonaria: Tolerância, a Filantropia e Justiça.

Os 3 pontos usados na assinatura maçônica marcam também abreviações, por exemplo, a palavra "mestre" vivaria "M.'.". Ainda que a assinatura com 3 pontos seja um grande sinal, preste atenção também nos outros sinais citados nesse artigo pois qualquer um pode ter uma assinatura do tipo mesmo sem saber da Maçonaria.

Como identificar um maçom - Assinatura maçonica

Deísmo

Para começar, nenhum homem que seja ateu pode ser admitido na Maçonaria, isso porque seus fundamentos admitem o Grande Arquiteto do Universo como criador de tudo, o que anula a possibilidade de ateísmo mas admite diferentes concepções de Deus. Para tornar-se maçon é necessário que se acredite em um ser superior, independentemente da religião.

Considerando o dito, se você quer saber como reconhecer um maçom, a primeira dica é saber acerca de sua crença em um Deus pois a existência do Grande Arquiteto do Universo exige devoção religiosa e maçons costumam frequentar os rituais de sua religião, seja missa, culto etc.

Símbolos, sinais maçônicos e seus significados

Em primeiro lugar saiba que não é fácil identificar maçons, além de terem jurado segredo que pertencem a esta ordem, os maçons agem de forma muito discreta fazendo o possível para não revelar que o são. No entanto, estando atento a alguns sinais, você poderá reunir suas suspeitas, afinal, o grupo surgiu na Idade Média e em todas essas décadas desde seu surgimento algumas informações acabaram sendo vazadas. Para saber mais sobre o surgimento e ideais da maçonaria, veja como surgiu a maçonaria.

A Maçonaria, tal como qualquer outra religião ou ordem, tem seus símbolos próprios, sendo nesse caso os principais:

Esquadro e compasso

O esquadro é um instrumento dentre os usados para atingir a precisão e que é usado principalmente para fazer linhas retas verticais com precisão para 90° quando apoiados no solo, o que justifica serem muito comuns e construções e em desenhos de arquitetura. Sua utilização no contexto maçom simboliza uma conduta correta e precisa, impossibilitando inflexibilidades e frisando a moralidade com a qual o maçom deve agir para guiar sua vida e lidar com o próximo.

O compasso por sua vez é capaz de fazer circunferências que, quando completados 180º unem-se à linha reta horizontal e representam as lojas maçônicas, além disso, representam o que não é linear e físico, como o espírito e linhas de racionício.

Juntos, esquadro e compasso representam a união do material com o espiritual. Outros utensílios como a régua, a trolha e o malhete também são encontrados na simbologia maçônica, ainda que com menor frequência.

Estrela de 5 pontas

As 5 pontas da estrela maçônica representam o homem sob os aspectos: físico, emocional, mental, intuitivo e espiritual. Como visto, a Maçonaria vê o homem não apenas como um corpo físico, mas como algo a mais que é conectado ao Grande Arquiteto do Universo por meio da devoção religiosa, mas também é um ser racional que deve seguir lógica e precisão, o que explica o aspecto mental também estar incluso.

Por vezes na Maçonaria a estrela também é vista como símbolo representante de lágrimas derramadas pela beleza da criação de toda a obra do Grande Arquiteto do Universo.

O Livro Sagrado

O Livro Sagrado não é um livro único e depende do indivíduo. Como a maçonaria admite qualquer religião, o livro será aquela pela qual a religião do maçom se guia, por exemplo, um maçom católico terá como Livro Sagrado a Bíblia. A necessidade do livro se encontra na conexão que a religião faz entre o homem e o espiritual e o conecta com o Grande Arquiteto do Universo.

Utensílios de pedreiro

Ainda que os maçons costumem ser imaginados como homens também por ocuparem cargos na política e economia, a palavra "maçon" significa pedreiro, o que explica também a utilização de materias da construção civil (esquadro e compasso) serem grandes símbolos da organização.

Na simbologia maçônica as referências à construção civil e o maçon ser visto como um pedreiro significam que o maçon é um homem que trabalha visando a construção de algo concreto, por isso existem diversos níveis dentro da maçonaria e se sobe de nível de acordo com o tempo e dedicação. Além disso, as referências à construção também têm relação com o grande esforço, estudo e precisão que exigem a edificação de algo concreto.

Sugestão: Como identificar um gênio

Curiosidades

  • Maçons que estejam prestes a cumprir o ritual de iniciação usam uma venda escura nos olhos e são acompanhados de outros membros maçons, geralmente dois. Por essa razão, se você vir um homem vendado e acompanhado por outros, suspeite de que se tratam de maçons a caminho do ritual de iniciação.
  • Há quem defenda que, quando em espaços públicos, todos os maçons posicionam o corpo de determinada forma: com os pés formando um esquadro e costas direitas. No entanto esse não é um indicador assim tão certo, dado que muitas pessoas assumem essa postura naturalmente.
  • Os maçons são geralmente pessoas que exercem um cargo influente, quer seja na política, economia, construção ou até mesmo ensino. Por essa razão os seus suspeitos de pertencerem à maçonaria deverão ter uma profissão associada a estas áreas.
  • Outra característica dos maçons é serem pessoas cultas, informadas, que defendem ideais de igualdade, justiça e tratam todos os Homens por igual, sem fazerem distinção. Por essa razão é comum eles chamarem "irmão" uns aos outros.

Veja também: Como identificar um psicopata

Como identificar um maçom - Curiosidades

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um maçom, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos

  • A admissão à Maçonaria é restrita a homens com mais de 21 anos, sem discriminação quanto à raça, nacionalidade ou orientação sexual, desde que seu cadastro esteja limpo e sejam homens íntegros.
Referências
  1. https://super.abril.com.br/mundo-estranho/a-maconaria-tem-mesmo-apertos-de-mao-gestos-e-codigos-secretos/
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
172 comentários
A sua avaliação:
Reginê dias
Eu, tenho muita vontade de conhecer um marçon, pra podermos conversar sobre ingressar na maçonaria, se eu sou, ou estou apto, a ingressar na ondem....
Marco Antonio
Reginê, boa noite, não sou maçom, mas tenho 2 Irmãos e já fui convidado, porém declinei pois participo de outra instituição. Sugiro que leia o livro O Caibalion, fala do principio da Vibração, tudo vibra e você atrai (Lei da atração), aquilo correspondente com a sua Vibração. Então pense mais no que você quer, pesquise e dê um comando, um chamado verbal e imaginativo: quero conhecer um maçon que me conduza à Maçonaria, depois todos os dias assim que acordar antes de lavar o rosto, diga eu sou grato por ser um maçon ou a frase que queira nesse sentido. Busque ver, sentir e agradecer. Bom trabalho.
A sua avaliação:
giovanni mura
excelente! objetivo, claro, resumidamente compreensível. parabéns
A sua avaliação:
henrique demolay tintin guara
como demolay no meu juramento está escrito sobre 7 velas os 7 principios, amor filial, reverencia pelas coisas sagradas, cortesia, companherismo, fidelidade,pureza e patriotismo.
como varios tios falaram mulheres tem seus clubes secretos, e na antiguidade, e algumas lojas tem mulheres, os ateus não acreditam em deus então não faz sentido . vocês que não sabem de nada fiquem quietos e pensem antes de falar ou agir.
A sua avaliação:
Bob
O Problema não é a maçonaria, e sim, o Maçom que se desvirtua
A sua avaliação:
Gilberto
Como disse contratei . advogado maçom, sem saber queco advogado das outras partes também eram. Ele por 6 anos jogou a meu desfavor em todas as causas. Vergonhoso. Conselho: não contrate um advogado maçom. Pergunte. Se a outra parte tiver uma ligação de irmão maçom, fraternal, o risco de você ser traído é enorme. Tenho provas e pretendo denunciar na OAB., Que tem também maçons ..
Observador
Duas categorias altamente corporativas: Medicina e Advocacia! Advocacia, então é "escancarado". Chamo a prática de "litigantes de mãos dadas". E fico eh perplexo é darem ibope ao colega e sabendo que vão perdendo clientela, daí se encostam na OAB, para ser membro de comissão!
A sua avaliação:
Eu Azeredo
Meus amigos, li alguns comentários e estou perplexo, pois que percebi foi que pessoas, como eu, que não tem conhecimento sobre a maçonaria falam com uma afirmação de Grão-Mestre, e até me atrevo a perguntar;
COMO PODE ALGUÉM QUE NÃO CONHECE UM ASSUNTO AFIRMAR O QUE É?
POSSO AFIRMAR QUE TENHO DIVERSOS AMIGOS MAÇONS E QUE DENTRE ELES NÃO EXISTE NUNHUM QUE NÃO SEJA ÓTIMA PESSOA.
Digo a essas pessoas que sem serem maçons estão afirmando como tendo profundo conhecimento de causa, procurem se informar com informações de fontes seguras para então formarem opiniões e isso falo para qualquer assunto não apenas para a maçonaria. Que Deus Abençoe a Todos.
Elirio galelli
Conheces a famosa história do olhar dia bêbados para meia garrafa de cachaça?
O primeiro: velhacos, bandidos, deixaram só meia garrafa.
O outro: eta gente boa. Deixaram ainda meia garrafa.
A sua avaliação:
Angelo Neto
E pelo cheiro !!!
A sua avaliação:
Geraldo Pimentel
Quando duas pessoas maçons encontram mas não são conhecidos um do outro mesmo assim eles sabem que eles são maçons , que sinal eles usam ?
junior
oi sim sabemos
Observador
Basicamente o estilo sóbrio de se vestir e comportar, maneira de andar! Em compromissos oficiais e públicos se percebe esse detalhe no (vice) Mourão, Bolsonaro e Guedes!
A sua avaliação:
Gerson Cardoso
Goteiras e profanos...
Joao
Escravos de manobra e sua fidelidade como massa de manobra maçonica...
A sua avaliação:
Everson.´.
Fraternal abraço a todos.
Certamente fica difícil explicar aquilo que as pessoas querem acreditar.
A maçonaria de nada tem haver com religião. Um erro comum as pessoas acharem que um maçom é uma pessoa fora dos ideais de DEUS.
Gonçalo.'.
Belas palavras meu irmão 🤝
Joao
A maçonaria embora digam não ter nada a ver com religião está repleta nos ritos antigos e aceitos de cerimoniais pagãos figuras de satanistas antigos desde o tempo da mesopotâmia e egito. E quem diz isso e confirma coisas como estas são os próprios grãos mestres de outroras em seus famigerados livros.
junior
Everson , verdade meu ir.'. T.'.F.'.A
Diego
Me apadrinhe para qur eu possa ser um de voz
A sua avaliação:
Anderson
Maçonaria. Um dos maiores engodos dos homens!!!
Juqueri da silva
O Segredo é forte ...(rs...) e a (prega mãe é fraca...)
A sua avaliação:
Gilberto
A verdade e que contratei um advogado maçom. O meu advogado trabalhava contra mim para favorecer meu opositor. Isso é honesto? Ele mentem e nunca prejudicam o outro. Vó isso acontecer. Fui enganado.por meu próprio advogado maçom para benefíciarvoutei maçom!
Ney Gomes
Se tiver provas que isso ocorreu, cabe uma representação contra seu "advogado maçom" na OAB, pois ele quebrou o juramento feito à ordem !
Edivaldo da Silva
Gilberto, a maçonaria ha 50 anos atrás tinha uma seleção de buscadores mais criteriosa, hoje por dinheiro se aceita individuos que não tem nada haver com a Arte Real. Então, um advogado por dinheiro, pode sim trair seu "juramento", o que é lamentável.
A sua avaliação:
WANDER
Texto repleto de meias verdades e meias verdades, na verdade são mentiras inteiras. Me perdoem pela franqueza.
A sua avaliação:
Lima
Corrigindo, no lugar de Teísmo, o correto é Deísmo. Há uma diferença muito clara entre essa posição filosófica.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Lima, agradecemos o comentário e já fizemos a alteração no artigo. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
Mário Paz
Existem duas correntes na Ordem. Uma Teísta e ou Deísta. O que diferencia ambas é a crença ou não, na ingerência de Deus na conduta e no destino humano. Pesquise o assunto. Existem Ritos que adotam uma ou outra definição.
Joao
Na verdade dada a atimologia da palavra é a mesma coisa com grafias diferentes.
A sua avaliação:
Oliveira
E agora com o covid como estão sendo os cumprimentos deles? Já que não se pode pegar em mãos em público e nem se abraçar?
Ney Gomes
Talvez devam estar respeitando o distanciamento social para não morrerem de covid kkkkkkk
Ed Maçom
Na verdade Maçons não morrem, sobretudo de COVID. Então nós continuamos nos abraçando só que mais discretos um pouco.. sei lá de repente a gente pode ser preso né
A sua avaliação:
Robson Ney de Araujo Campos
eu creio que a maçonaria esta aihá muito tempo, se erguendo ,lentamente para conspirar contra cristo , o veruém acredita em jesus , não há outro caminho. dadeiro redentor, se alguem, cre, e segue, pagará por seus atos.
junior
NÃO SE TORNA MAÇOM, SEM ACREDITAR EM DEUS, O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, E MAÇONARIA NÃO TEM NADA A VER COM RELIGIÃO .'.
MARCO
acho melhor vc ler mais sobre o assunto meu amigo
A sua avaliação:
PAULO RICARDO O DONNELL
Tem alguma relação entre os três pontinhos da assinatura de um maçon com os três pontinhos da palavra em sânscrito: k r s n a , onde r s n tem um pontinho em baixo? Dos Hare Krishna ?
. . .
Laerte Favero
Saudações! Bem indagado. Acho que deve ter algo a ver com "Trindade", inclusive no nome Krishna.
A sua avaliação:
PAULO RICARDO O'DONNELL
Quero saber a origem histórica dos três pontinhos na assinatura, bem como, sua origem gramatical?
A sua avaliação:
Grande B05TA do Universo
A maçonaria é uma fraternidade e como toda fraternidade ela tem por objetivo favorecer os seus adeptos em detrimento da sociedade. Isso significa que se voce estiver disputando um cargo em seu emprego, um cliente para o seu negocio, uma vaga para o seu filho. etc. Se o seu oponente for maçom e o selecionador for maçom, voce nao tera a minima chance! Por isso da necessidade de se identificar, para favorecimento mútuo.
gilberto kuck
concordo. Contratei um advogado maçom e o advogado das outras partes também era. Ele fez tudo para a outra parte ganhar. Tenho provas. Foi absurdo. Prejuízo imenso.
Joao
A maçonaria é uma máfia de varias escalas, da qual poucos sabem realmente do que se trata; em suma ela é como um malware dificil de detectar, eles usam qualquer um nas camadas mais leves como massa de manobra simples e defenssores; recrutam juizes, advogados, e grandes nomes influentes, para poderem manipular como bem querem todas as etapas do jogo; por isso tantos juizes cheiradores e toda sorte de injustiças dentro da republica positivista brasileira: esta é a ordem e progresso propiciada pelos corujitos de minerva... mentiras e injustiças, e com elas bastante leis para ajudar na retorica e no trabalho ao seu favor; uma erva daninha que deveria ser estirpada com mão forte da nação.
MARCO
kkkkkkkkkk , não sabe o que esta dizendo
Juraci Park
Esse "Joao" sabe das coisas, deve ter uma agência de espionagem top de linha. É claro e obvio que a função de um grupo seja ele qual for é fortalecer seus membros, seja como for.
A sua avaliação:
Augusto"
Olá, sendo DeMolay ativo, facilita o processo de eu me tornar maçom?

Por favor, peço que apenas quem frequenta a maçonaria me responda. =)
Weslley
Como você e DeMolay e não sabe disso?
Ester
Exatamente kakososoao até eu que sou mulher sei.
Jorge
Pessoal, o Augusto não afirmou que é Demolay, logo ele pode conhecer algum amigo que seja e está interessado.
Sim Augusto, a Ordem Demolay é uma ordem paramaçônica, na sessão há tios maçons, logo ao finalizar seu período de Demolay você estará apto a ingressar nas fileiras maçônicas, se assim o quiser.
Frederico
Olá Augusto eu sou um sênior demolay e posso lhe passar algumas informações sobre o assunto vamos lá:

Para você se tornar um maçom terá que fazer o pedido para o presidente do conselho consultivo que são alguns maçons com o seu grau um pouco abaixo não sei dizer exatamente, Mas tenho que lembrar que você pode entrar assim que se tornar um sênior demolay isso ocorre depois que você completa 21 anos de idade. Nesse caso pode-se entrar após o final do período de 6 meses após seu complemento de 21 anos. Mas o que é mais aceitável e esperar até ou 24 anos para sim dar inicio a sua jornada como maçom
1 de 3
Como identificar um maçom