Partilhar

Como identificar um maçom

Por Sara Silva. Atualizado: 28 setembro 2018
Como identificar um maçom

A Maçonaria é um dos grupos secretos mais controversos e misteriosos do mundo, sendo que ainda hoje não se sabe até que ponto suas ideologias e membros influenciaram revoluções e fundação de países. É por essa razão que tudo o que se julga saber acerca da Maçonaria pode não ser inteiramente verdade, no entanto uma coisa é certa: eles conspiram para controlar e dominar o mundo de forma muito discreta. Estima-se que existam maçons espalhados um pouco por todos os países e em grande número, sendo que em vários locais fundam as chamadas "lojas", que funcionam como sedes. Se você gostaria de saber como identificar um maçom, nós explicamos alguns sinais maçônicos neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como fazer um quarto Zen

Cumprimento maçom

Muito se fala do cumprimento maçons em que, no aperto de mão maçônico, se aperta o pulso da outra pessoa e o dedo indicador se posiciona afastado dos restantes, entretanto, existem diversos tipos de apertos de mão maçônicos que são utilizados de acordo com o nível de aprendizado na ordem[1].

Aperto de mão maçônico

Os apertos de mão maçons são:

  • Nível aprendiz: o dedão deve pressionar a junta do dedo indicador do outro;
  • Nível companheiro (passe - Shibboleth): o dedão é pressionado contra junta entre o dedo indicador e a do dedo médio;
  • Nível companheiro (real - Jachim): o dedão é pressionado na junta do dedo médio;
  • Nível mestre (passe - Tubalcain): o dedão é pressionado contra junta entre o dedo médio e o anelar;
  • Nível mestre (real - Ma-Ha-Bone): os três dedos medianos são pressionados contra o pulso.

Os apertos de mão maçônicos servem não apenas para que haja reconhecimento entre dois membros do grupo mas também como demonstração de igualdade, caso for realizado por maçons do mesmo nível, ou de respeito, caso seja realizado por maçons de níveis diferentes.

Abraço maçônico

Outra forma de identificar um maçom é pelo chamado "abraço maçônico", que consiste em abraçar a outra pessoa colocando um braço por cima, sobre o ombro, e outro por baixo, junto à cintura, formando assim um X; bate-se 3 vezes nas costas e troca-se de posição outras 3 vezes.

Assinatura maçonica

Se você quer saber omo identificar um maçom pela assinatura, saiba que é possível identificar um maçom pela sua assinatura maçom, sendo que esta deve formar um delta e incluir três pontos, sendo que estes têm diferentes significados, podendo, por exemplo, transmitir os três pilates da Maçonaria: Tolerância, a Filantropia e Justiça.

Os 3 pontos usados na assinatura maçônica marcam também abreviações, por exemplo, a palavra "mestre" vivaria "M.'.". Ainda que a assinatura com 3 pontos seja um grande sinal, preste atenção também nos outros sinais citados nesse artigo pois qualquer um pode ter uma assinatura do tipo mesmo sem saber da Maçonaria.

Como identificar um maçom - Assinatura maçonica

Teísmo

Para começar, nenhum homem que seja ateu pode ser admitido na Maçonaria, isso porque seus fundamentos admitem o Grande Arquiteto do Universo como criador de tudo, o que anula a possibilidade de ateísmo mas admite diferentes concepções de Deus. Para tornar-se maçon é necessário que se acredite em um ser superior, independentemente da religião.

Considerando o dito, se você quer saber como reconhecer um maçom, a primeira dica é saber acerca de sua crença em um Deus pois a existência do Grande Arquiteto do Universo exige devoção religiosa e maçons costumam frequentar os rituais de sua religião, seja missa, culto etc.

Símbolos, sinais maçônicos e seus significados

Em primeiro lugar saiba que não é fácil identificar maçons, além de terem jurado segredo que pertencem a esta ordem, os maçons agem de forma muito discreta fazendo o possível para não revelar que o são. No entanto, estando atento a alguns sinais, você poderá reunir suas suspeitas, afinal, o grupo surgiu na Idade Média e em todas essas décadas desde seu surgimento algumas informações acabaram sendo vazadas. Para saber mais sobre o surgimento e ideais da maçonaria, veja como surgiu a maçonaria.

A Maçonaria, tal como qualquer outra religião ou ordem, tem seus símbolos próprios, sendo nesse caso os principais:

Esquadro e compasso

O esquadro é um instrumento dentre os usados para atingir a precisão e que é usado principalmente para fazer linhas retas verticais com precisão para 90° quando apoiados no solo, o que justifica serem muito comuns e construções e em desenhos de arquitetura. Sua utilização no contexto maçom simboliza uma conduta correta e precisa, impossibilitando inflexibilidades e frisando a moralidade com a qual o maçom deve agir para guiar sua vida e lidar com o próximo.

O compasso por sua vez é capaz de fazer circunferências que, quando completados 180º unem-se à linha reta horizontal e representam as lojas maçônicas, além disso, representam o que não é linear e físico, como o espírito e linhas de racionício.

Juntos, esquadro e compasso representam a união do material com o espiritual. Outros utensílios como a régua, a trolha e o malhete também são encontrados na simbologia maçônica, ainda que com menor frequência.

Estrela de 5 pontas

As 5 pontas da estrela maçônica representam o homem sob os aspectos: físico, emocional, mental, intuitivo e espiritual. Como visto, a Maçonaria vê o homem não apenas como um corpo físico, mas como algo a mais que é conectado ao Grande Arquiteto do Universo por meio da devoção religiosa, mas também é um ser racional que deve seguir lógica e precisão, o que explica o aspecto mental também estar incluso.

Por vezes na Maçonaria a estrela também é vista como símbolo representante de lágrimas derramadas pela beleza da criação de toda a obra do Grande Arquiteto do Universo.

O Livro Sagrado

O Livro Sagrado não é um livro único e depende do indivíduo. Como a maçonaria admite qualquer religião, o livro será aquela pela qual a religião do maçom se guia, por exemplo, um maçom católico terá como Livro Sagrado a Bíblia. A necessidade do livro se encontra na conexão que a religião faz entre o homem e o espiritual e o conecta com o Grande Arquiteto do Universo.

Utensílios de pedreiro

Ainda que os maçons costumem ser imaginados como homens também por ocuparem cargos na política e economia, a palavra "maçon" significa pedreiro, o que explica também a utilização de materias da construção civil (esquadro e compasso) serem grandes símbolos da organização.

Na simbologia maçônica as referências à construção civil e o maçon ser visto como um pedreiro significam que o maçon é um homem que trabalha visando a construção de algo concreto, por isso existem diversos níveis dentro da maçonaria e se sobe de nível de acordo com o tempo e dedicação. Além disso, as referências à construção também têm relação com o grande esforço, estudo e precisão que exigem a edificação de algo concreto.

Sugestão: Como identificar um gênio

Curiosidades

  • Maçons que estejam prestes a cumprir o ritual de iniciação usam uma venda escura nos olhos e são acompanhados de outros membros maçons, geralmente dois. Por essa razão, se você vir um homem vendado e acompanhado por outros, suspeite de que se tratam de maçons a caminho do ritual de iniciação.
  • Há quem defenda que, quando em espaços públicos, todos os maçons posicionam o corpo de determinada forma: com os pés formando um esquadro e costas direitas. No entanto esse não é um indicador assim tão certo, dado que muitas pessoas assumem essa postura naturalmente.
  • Os maçons são geralmente pessoas que exercem um cargo influente, quer seja na política, economia, construção ou até mesmo ensino. Por essa razão os seus suspeitos de pertencerem à maçonaria deverão ter uma profissão associada a estas áreas.
  • Outra característica dos maçons é serem pessoas cultas, informadas, que defendem ideais de igualdade, justiça e tratam todos os Homens por igual, sem fazerem distinção. Por essa razão é comum eles chamarem "irmão" uns aos outros.

Veja também: Como identificar um psicopata

Como identificar um maçom - Curiosidades

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um maçom, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • A admissão à Maçonaria é restrita a homens com mais de 21 anos, sem discriminação quanto à raça, nacionalidade ou orientação sexual, desde que seu cadastro esteja limpo e sejam homens íntegros.
Referências
  1. https://super.abril.com.br/mundo-estranho/a-maconaria-tem-mesmo-apertos-de-mao-gestos-e-codigos-secretos/

Escrever comentário sobre Como identificar um maçom

36 comentários
julio
me dis vc escolhe quen vcs queren
A sua avaliação:
Carlos
Eh, mas tu não falou que eh advogado!

JOÃO
FUI batizado com 16 anos de idade na doutrina da CONGREGAÇÃO DO BRASIL.Na cidade querida de BAURU SP.Ano de 1949.Quando estava encerrado o curso de ZOOTECNISTA TENHO Interesse humano e divino de integrar o corpo da maçonaria no BRASIL.Qual a minha possibilidade? JOÃO RIBEIRO PADILHA 85 de idade.NASCIDO DIA 19/01/1933 MEU EMAIL jribeiropadilha@uol.com.br, liosafe@gmail.com,ccristaojrp3335@bol.com.br DATA DESTA MENSAGEM 13 de junho de 2018 as 14h15
Lorenzo DiMedici
Comentário... Pessoas cultas? A maioria não lê nem os livros da ordem, compram e deixam nas prateleiras. E tratam a todos com "igualdade"? Não eles fazem "troca de favores" eles exercem uma espécie de jeitinho brasileiro elitizado. Dão falsos testemunhos inclusive se isso ajudar seu irmão maçom.
A sua avaliação:
juscelino Marques Cabral
Gostaria de saber mais , pois acho diferente de tudo o que ja vi por ai
topet
é verdade ke fica rico e outar como ser maçom
Júlio
Não é verdade, existem Maçons desempregados.
.'.
Pelo contrário, vc aprende a dar valor na caridade, na fraternidade e paga mensalidades, ajudas, etc. Porém a mão que doa nunca fica vazia.
LUCY .
OI . UM MAÇOM PODE SER CORRUPTO OU PARTICIPAR DE CORRUPÇÃO ? ACHEI QUE TIVESSEM QUE SER HONESTOS .
Carlos
Claro que pode. Essa seita veio de Ninrode é por isso que a grande maioria deles são corruptos! Por que é que você acha que a maioria dos políticos são corruptos? R. Porque são maçons ué!!
O problema é que as vezes não se escolhem Maçons para liderar e por influencias a exemplo de alguns Políticos corruptos são levados a serem Maçons.
everado
BOM DIA! PROCURO UM TRABALHO! POR FAVOR , ME AJUDE A ENCONTRAR , NÃO PRECISA SER NADA DE ESPECIAL, ALGO QUE POSSA AJUDAR A SUA EMPRESA, AUXILIAR ALGUEM DOS SEUS COLABORADORES, NÃO QUERO TIRAR EMPREGO DE NINGUEM, TENHO 33 ANOS DE EXPERIENCIA EM ESCRITORIO CONTABIL, QUERO SER ALGUEM QUE POSSA SOMAR NA SUA EMPRESA, PENSE NISSO E ME AJUDE ARRUMANDO UMA VAGA POR DEUS PRECISO MUITO MESMO. FIQUE COM DEUS EVERALDO DELLA COSTA
geraldo pereira ulle
como indentifiar um maçom
Editor umComo.com.br
Oi Geraldo! Por favor, siga as instruções do texto.
geraldo pereira ulle
como poso me tornar um maçom
francisco rossi neto
Sendo outro macon.´.
Catia Adriani cantelli
Não siga as instruções do texto pois ele demonstra que pouco sabe sobre o assunto, vá a uma loja maçônica e peça para participar de uma reunião aberta, procure na internet entre em contato para saber o endereço de uma loja perto de você e acredite será muito bem vindo por todos os irmãos a participar de uma reunião aberta ( reunião branca).
jean
como posso estudar a biblioteca dos maçom
Henrique
Cultura e Sociedade.

Como identificar um maçom
1 de 3
Como identificar um maçom

Voltar ao topo da página