Partilhar

Como me vestir para a Confirmação ou Crisma

Por Sara Viega. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Como me vestir para a Confirmação ou Crisma

A confirmação é uma cerimônia religiosa, onde se renovam e afirmam (confirmam) os votos que em seu nome fizeram os padrinhos diante da pia batismal. Esta cerimônia é celebrada pelo bispo da diocese a que pertence a paróquia, como no batizado, o confirmado tem um padrinho ou madrinha de confirmação que pode ser o mesmo ou um diferente da cerimônia de batismo. Ao contrário dos batizados, comunhões e casamentos, esta costuma ser uma celebração de caráter mais íntimo, onde apenas estão presentes os familiares mais próximos. Na hora de se vestir, não existe nenhuma tradição nem nenhum traje típico, embora deva ter algumas coisas em conta pelo fato de se tratar de um ritual religioso. Se se vai confirmar/crismar, não perca este artigo de umComo.com.br sobre como se vestir para a confirmação.

Também lhe pode interessar: Como me maquiar para a Confirmação
Passos a seguir:
1

Antes de escolher a sua roupa para o crisma, deverá ter em conta que se trata de uma cerimônia religiosa, por isso deverá adequar o seu vestuário ao evento. No caso das mulheres, devem evitar os decotes pronunciados, as saias ou vestidos excessivamente curtos, e também devem evitar os ombros destapados.

2

Quanto ao grau de formalidade da sua roupa, não é necessário ir com um vestido ou terno excessivamente elegante. Deve se arranjar e escolher uma boa roupa, mas também não se trata de uma celebração em que deva ir demasiado formal, como por exemplo no caso dos casamentos.

3

Outro fator que também deve ter em conta para escolher o que vai vestir no seu crisma são as cores da roupa. Alguns recomendam o branco e o amarelo para se vestir nesta cerimônia, mas não é obrigatório. O que deve evitar são as cores demasiado estridentes, como por exemplo os tons florescentes que estão na moda ultimamente, mas que não são adequados para se crismar.

4

No caso dos homens, não é necessário que se vistam com terno e gravata, mas por exemplo também não se recomenda que calcem sapatilhas desportivas do dia a dia. Podem optar por um conjunto de calças e camisa com sapatos do tipo informal, que podem aproveitar para outras ocasiões.

5

Em umComo também lhe explicamos como se vestir para ir a um batizado, ou caso tenha de ir a um evento com um código de vestimenta ou dress code específico, não perca estes artigos: o que é o código de vestimenta semi formal, formal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como me vestir para a Confirmação ou Crisma, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Escolha roupa adequada para assistir a uma cerimônia eclesiástica.

Escrever comentário sobre Como me vestir para a Confirmação ou Crisma

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
antonia irene silva
pode usar causa azul na crisma

Como me vestir para a Confirmação ou Crisma
Como me vestir para a Confirmação ou Crisma

Voltar ao topo da página