PARTILHAR

O que é a Pomba gira

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a Pomba gira
Imagem: ciganas-da-terra.blogspot.com

Pomba gira é entidade espiritual da religião umbanda e manifesta-se incorporando um ou uma médium. Costuma dizer-se que é transmite mensagens entre o mundo dos orixás (personificações divinas das forças da natureza) e a terra. Segundo a umbanda, a Pomba gira é o espírito da luxúria que gosta de todos os prazeres desse mundo. Alguns sacerdotes afirmam que a entidade é o espírito de mulheres que foram prostitutas ou ligadas ao prazer das coisas carnais. Por essa razão, é especializada em amor e relacionamentos. Já ouviu falar? Descubra o que é a Pomba gira neste artigo umComo.

Também lhe pode interessar: Como surgiu o candomblé

O que é a Umbanda

A Umbanda é uma religião brasileira que aglomera elementos de religiões africanas sem ser definida por eles. Combina catolicismo, espíritos de indígenas e costumes de orixás de África. Quem trouxe esta doutrina para o Brasil foram os escravos de origem bantu. Esta religião carateriza-se por vários rituais, sendo um deles uma maneira de invocar a Pomba Gira.

O que é a Pomba gira - O que é a Umbanda
Imagem: 1080plus.com

Quem é a Pomba Gira

A Pomba gira é representada por uma mulher sensual , independente e dominadora. Diz-se que faz trabalhos espirituais, oferecendo conselhos sobre problemas do dia-a-dia e problemas de amor. A Pomba Gira surgiu no século XX e simbolizava a mulher liberada de opressão e recato que a sociedade machista da altura impunha. Alguns sacerdotes acreditam que esta divindade foi uma mulher sofrida (noutras vidas) que regressou para ajudar os outros com suas dificuldades. Este espírito usa, na sua representação, belos vestidos vermelhos e negros e muitas jóias. É uma mulher extravagante e risonha, usando o riso para afastar o mal e amedrontar espíritos malignos. Gosta de beber, fumar e de vestir. Na sua imagem, aparece com a mão na cintura ou jogando a saia por cima da perna.

O que é a Pomba gira - Quem é a Pomba Gira
Imagem: pordutosaruanda.com

Como invocar a Pomba gira

Existem várias maneiras de invocar esta entidade, através de oferendas, cerimônias e orações. Consulte um sacerdote da umbanda para realizar este ritual de invocação. Podemos, contudo, dar-lhe algumas orientações para a sessão:

  • Cerimônia: A gira é o ritual da umbanda que serve para realizar trabalhos espirituais através de médiuns incorporados. São entoados cantos, saudações e o ambiente é defumado. Os médiuns ficam, geralmente, de um lado do terreiro. Os assistentes e visitantes ficam do lado oposto.
  • Roupas: Para invocar a Pomba gira, o médium usa vestidos, saias, lenços, turbantes e rosas. As cores de eleição são o vermelho e o preto, mas podem também ser usadas cores fortes como amarelo, roxo, verde e dourado.
  • Oferendas: As oferendas variam de acordo com a Pomba gira consultada e do objetivo da consulta. O padê (farofa de dendê) com bifes e cebolas é uma oferenda comum. No entanto, há várias coisas adequadas como gim, burbom, cigarros de filtro branco cigarrilhas, rosas vermelhas (em número ímpar), licor de anis, jóias, bijuterias e tudo o que está relacionado coma vaidade feminina.
  • Oração: Existem orações para invocar a Pomba Gira, mas você não deve invocar crenças místicas em vão. Se quiser fazer a oração, faça com devoção, fé e respeito pela entidade.
O que é a Pomba gira - Como invocar a Pomba gira
Imagem: teufelskunst.com

Quer saber mais?

Se você deseja saber mais sobre esse assunto, saiba mais sobre como surgiu a umbanda e como surgiu o candomblé. Não esqueça que a atividade espírita deve ser monitorizada por um sacerdote especializado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a Pomba gira, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Consulte sacerdotes da Umbanda para se guiar espiritualmente.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que é a Pomba gira
Imagem: ciganas-da-terra.blogspot.com
Imagem: 1080plus.com
Imagem: pordutosaruanda.com
Imagem: teufelskunst.com
1 de 4
O que é a Pomba gira

Voltar ao topo da página ↑