PARTILHAR

Como surgiu a Maçonaria

Como surgiu a Maçonaria
Imagem: malspenssamentos.blogspot.pt

Provavelmente você já ouviu falar em sociedades secretas, certo? Elas parecem mito, mas é assim que é suposto ser, pois seus membros pretendem que se mantenham discretas sem que o resto da população saiba muito acerca delas. Ao longo da história da humanidade surgiram várias sociedades secretas, movidas por objetivos diferentes e com diferentes origens e, sem que muitas vezes tenhamos percebido, alteraram a história e o mundo. Exemplo disso é a Mão Negra, da qual um membro foi o responsável pelo despoletar da Primeira Guerra Mundial. Além dessa existem também os Illuminati, a O.T.O. (Ordo Templi Orientis), o Grupo Bilderberg, a Maçonaria, entre outros. Neste artigo umComo.com.br falamos especificamente acerca de como surgiu a Maçonaria, também chamada de Francomaçonaria, dando-lhe a conhecer um pouco desta ordem secreta. Curioso? Continue lendo para descobrir a sua origem!

Também lhe pode interessar: Características do budismo

O que é a Maçonaria

A Maçonaria é uma sociedade secreta que luta pelos valores de liberdade, fraternidade e igualdade entre os homens, os mesmos proclamados durante a Revolução Francesa (1789) e que permanecem no lema desse país até aos dias de hoje. Além desses ideais os seus membros, chamados de maçons, também defendem a justiça, a tolerância e a filantropia (amor à humanidade) e adoram a Deus, o qual denominam de Grande Arquiteto do Universo, através de cerimônias e rituais realizados nos seus secretos locais de encontro (lojas). Uma pessoa apenas pode integrar a Maçonaria quando convidada por um maçom e, numa primeira fase, frequenta cerimônias de iniciação podendo, mais tarde, subir de estatuto até chegar a Grau de Mestre Maçom. Devido a perseguições e intolerâncias sofridas no passado por parte de regimes reinantes, muitos dados acerca da Maçonaria mantêm-se secretos até hoje.

Como surgiu a Maçonaria - O que é a Maçonaria
Imagem: apocalipsetotal.wordpress.com

A origem da Maçonaria

Não há certezas quanto à data de início da Maçonaria, mas estima-se que tenha sido na Idade Média. Além de outras razões, essa época histórica ficou conhecida por ser o período de grandes construções de pedra como castelos, catedrais e pontes, e acredita-se que os primeiros membros da Maçonaria, que na altura não se chamaria assim, eram trabalhadores nessas obras, nomeadamente pedreiros (maçon em francês significa, precisamente, pedreiro), que se reuniam em uma espécie de corporação de ofício. Essa origem também poderá explicar os principais símbolos da Maçonaria: régua e compasso.

Nesse período histórico os pedreiros tinham mais privilégios e liberdade que os outros trabalhadores, pois viajavam bastante, e isso talvez explique o pensamento crítico e a vontade de se tornarem independentes de um regime político absolutista. Formavam uma espécie de sociedade secreta inserida na sociedade feudal da época, que ficou conhecida como Francomaçonaria, que se traduz em algo como "Associação dos Pedreiros Livres". Este grupo guardava entre si os segredos das construções dos principais edifícios, cuja arquitetura consideravam ser a Arte Real, e a qual apenas os mais dignos poderiam conhecer em profundidade.

Nesta primeira fase a Maçonaria ficou conhecida como Maçonaria Operativa.

Como surgiu a Maçonaria - A origem da Maçonaria

A Maçonaria Especulativa

Crê-se que a Maçonaria como a conhecemos hoje, ou seja, movida por princípios mais alargados que no início, sobretudo a nível do pensamento crítico, tenha tido origem na Inglaterra, a 24 de junho de 1717, com a formação da Grande Loja Maçônica. Estava estabelecida a Maçonaria Especulativa, baseada nos moldes da Maçonaria Operativa, mas influenciada pelo pensamento iluminista, visando uma ruptura com a Igreja Romana e a reconstrução da cidade de Londres após o incêndio de 1666 e o surto de peste negra que terminou nesse ano. No entanto, devido a certos confrontos de ideais com a Igreja Católica (os maçons, na sua maioria protestantes, defendiam que a existência de um único Deus), milhares de membros desta sociedade foram perseguidos e mortos pela Inquisição, o que fez com que, a partir desse momento, começassem a agir secretamente, até aos dias de hoje, em que influenciam a política e as lutas sociais.

Como surgiu a Maçonaria - A Maçonaria Especulativa
Imagem: a-partir-pedra.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiu a Maçonaria, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Luiza
Muito bom, mas a data da Revolução Francesa está errada! 1789, está no século XX!!!
Dário Lopes
Gostaria de me aprofundar no conhecimento deste assunto.
hugo borges leal junior
como identificar e conhecer os simbolos da marconaria?
Como surgiu a Maçonaria
Imagem: malspenssamentos.blogspot.pt
Imagem: apocalipsetotal.wordpress.com
Imagem: a-partir-pedra.blogspot.pt
1 de 4
Como surgiu a Maçonaria

Voltar ao topo da página ↑