Otros Religião

Quais são os símbolos religiosos

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 15 fevereiro 2024
Quais são os símbolos religiosos

Alguns dos símbolos religiosos mais importantes são a Cruz Cristã, o Chi Rho, a Estrela de Davi, o Menorá, a Estrela e o crescente, o Rub el Hizb, a Roda do darma, os Olhos de Buda, o Om, o Bindi, o Khanda e o número 9.

Símbolos religiosos são aqueles símbolos que adotaram diferentes religiões ao longo da história para representar as ideias e conceitos relacionados às suas crenças. Com o passar do tempo, alguns desses símbolos perderam total ou parcialmente seu significado original para representar a religião como um todo. Além disso, existem muitos símbolos compartilhados entre diferentes religiões.

Conhecer o significado de cada um dos símbolos religiosos permite aprofundar o senso de religiões, pois são uma parte importante dos elementos em que se baseiam. Para descobrir quais são os símbolos religiosos do cristianismo, judaísmo, islamismo, budismo, hinduísmo, sijismo e bahaísmo e o significado de cada um deles, no umCOMO, recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da meditação

Índice

  1. Símbolos do cristianismo
  2. Símbolos do judaísmo
  3. Símbolos do islamismo
  4. Símbolos do budismo
  5. Símbolos do hinduísmo
  6. Símbolo do sijismo
  7. Símbolo do bahaísmo

Símbolos do cristianismo

Cruz cristã

Tornou-se um símbolo principal do cristianismo, mas seu uso já era comum entre as religiões e as civilizações anteriores. É um símbolo composto por duas linhas que se cruzam. Na Cruz Cristã, a linha vertical é um pouco mais longa que a linha horizontal. Na tradição cristã, essa cruz refere -se à Cruz onde Jesus Cristo foi crucificado.

Chi Rho

É um dos símbolos mais conhecido: uma combinação de letras que representam a palavra Jesus Cristo. Nesse caso, o Chi Rho é um símbolo que combina duas letras gregas: Chi (X) e Rho (P), ou seja, as duas primeiras letras da palavra Cristo em grego.

O primeiro imperador romano que se converteu ao cristianismo, Constantino I, incluiu o símbolo na bandeira dos imperadores romanos. Portanto, é comum ver o Chi Rho como um símbolo ornamental em relação ao Império Romano.

Quais são os símbolos religiosos - Símbolos do cristianismo

Símbolos do judaísmo

Estrela de Davi

Este símbolo é uma estrela de 6 pontas formada por 2 triângulos equilátero. Atualmente, é considerado o principal emblema da religião judaica, também aparecendo na bandeira de Israel.

Apesar da importância desse símbolo entre a comunidade judaica, a Estrela de Davi não é o símbolo mais antigo relacionado ao judaísmo. A ligação do símbolo com as tradições judaicas aconteceu durante a Idade Média, uma era na qual a Estrela de Davi começou a ser usada como um elemento decorativo em sinagogas e relacionado à arte judaica.

Menorá

Este símbolo é um castiçal de 7 braços ligado ao judaísmo desde praticamente as origens da religião. Menorá é uma palavra de origem hebraica cujo significado é lâmpada. Segundo a tradição, seus sete braços representam os sete dias de criação, com uma luz central que representa o Shabat.

Atualmente, o símbolo do Menorá permanece sendo de grande importância entre a população judaica e aparece no brasão de armas de Israel.

Quais são os símbolos religiosos - Símbolos do judaísmo

Símbolos do islamismo

Estrela e o crescente

Este símbolo consiste em uma lua crescente e uma estrela com cinco pontas. Ele ganhou importância histórica como um símbolo do Império Otomano. A partir do século XIX, foi quando ele representou diretamente o mundo muçulmano.

A Estrela e o crescente é um símbolo bastante antigo e já era conhecido no período helenístico (séculos IV-I a.C.), particularmente na cidade grega de Bizâncio.

Rub el Hizb

Este símbolo é formado por dois quadrados sobrepostos e um círculo na parte central. O Rub el Hizb é muito comum em emblemas e bandeiras relacionadas ao mundo islâmico. O significado do termo Rub em árabe está relacionado a um cômodo. Por sua vez, el Hizb significa grupo.

O símbolo foi usado no Alcorão para marcar cada Rub (sala) de um hizb (grupo) que, ao mesmo tempo, é o nome dado aos capítulos em que o livro sagrado está dividido.

Você pode estar interessado neste artigo sobre O que é o Islã.

Quais são os símbolos religiosos - Símbolos do islamismo

Símbolos do budismo

Roda do darma

Também conhecido como dharmachakra, é um símbolo formado por uma roda de oito rádios. O círculo da roda representa a perfeição e a singularidade dos ensinamentos budistas. De acordo com a tradição dessa religião, a Roda do darma foi acionada quando Buda pronunciou seu primeiro sermão.

Por esse mito, a Roda do darma é ocasionalmente interpretada como se fosse um símbolo do próprio Buda.

Olhos de Buda

Este símbolo budista é usado como um ícone ornamental nas paredes de certos templos budistas, conhecidos como estupas. É formado pelos olhos, sobrancelhas, uma representação do terceiro olho como o ponto entre as sobrancelhas e, finalmente, o número 1 em sânscrito.

O número 1 serve para representar o caminho para o Nirvana, bem como a unidade da existência. O símbolo resultante pode ser interpretado como uma representação da onipresença do Buda.

Descubra as Características do Budismo.

Quais são os símbolos religiosos - Símbolos do budismo

Símbolos do hinduísmo

Om

Provavelmente, esse símbolo é o mais importante do hinduísmo. O Om representa o mantra mais sagrado dessa religião. É considerado um símbolo da realidade final (Brahman) e também da consciência da alma (Atman), mas a interpretação concreta varia entre os diferentes ramos do hinduísmo.

Bindi

Este é o ponto vermelho que muitos seguidores do hinduísmo, especialmente as mulheres, pintaram na testa, próximo das sobrancelhas. Existem diferentes interpretações para esse símbolo e, entre as mais comuns, consideram Bindi como o terceiro olho ou o ponto em que a criação começa. Bindi também pode ser um símbolo de amor e prosperidade.

Quais são os símbolos religiosos - Símbolos do hinduísmo

Símbolo do sijismo

No sijismo, o símbolo mais importante é o Khanda. É formado por três armas que representam diferentes aspectos de Deus. Essas armas são Khanda, Kirpin e Chakkar.

O Khanda é uma espada de dois gumes com a qual o conhecimento de Deus é representado. As duas espadas que estão nas laterais do símbolo representam dois Kirpanens: são duas espadas que simbolizam a integridade entre soberania espiritual e temporal.

Finalmente, o círculo localizado no centro do símbolo representa um chakkar, uma arma jogada em forma de círculo que serve para representar a singularidade de Deus.

Quais são os símbolos religiosos - Símbolo do sijismo

Símbolo do bahaísmo

O bahaísmo é uma religião monoteísta de origem iraniana que surgiu no século XIX. É baseado nos ensinamentos de Bahá'u'lláh e, atualmente, estima-se que tenha aproximadamente 8 milhões de seguidores.

Usando um sistema de equivalência entre letras árabes e números, pode-se calcular que o valor da palavra Bahá', ou seja, o profeta do bahaísmo, é 9. Portanto, o número 9 é muito importante entre os seguidores dessa religião, que é representado através do símbolo de uma estrela de 9 pontas.

Agora que você sabe quais são os símbolos religiosos, não perca essas Perguntas bíblicas.

Quais são os símbolos religiosos - Símbolo do bahaísmo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os símbolos religiosos, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Quais são os símbolos religiosos