Islam

O que é o Islã

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 10 junho 2022
O que é o Islã

O Islã é uma das religiões monoteístas mais proeminentes do mundo. Tem fiéis em todo o planeta e é uma fé que está se espalhando muito rapidamente. Surgida na Península Arábica, possui uma série de crenças, símbolos, costumes e até lugares sagrados que a tornam muito mais que uma religião: para seus fiéis, é um estilo de vida. Apesar de estar profundamente enraizada em todo o mundo, é importante conhecer todos os detalhes sobre esta religião para não cair em preconceitos ou juízos de valor do próprio desconhecimento.

Para descobrir o que é o Islã, sua origem, as principais características que o definem e os pilares em que se baseia, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: O que é o karma

Índice

  1. O que é o Islã e sua origem
  2. Características da religião islâmica
  3. Quais são os 5 pilares do Islã

O que é o Islã e sua origem

O Islã é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no início do século VII, momento histórico em que o profeta e fundador do Islã, Maomé, começou a pregar a obediência a um único Deus conhecido como Alá. Os fiéis ou aqueles que professam o Islã são chamados de muçulmanos, palavra cujo significado é "sujeito à vontade de Alá". Entre as curiosidades do Islã, é considerado como uma renovação de crenças, em um único Deus, céu e inferno, presentes nas religiões monoteístas anteriores.

Entre os símbolos do Islã, destacam-se a lua crescente (crescente ou minguante, presente nas bandeiras dos países islâmicos), e uma estrela de 5 pontas, ou seja, símbolos do Império Otomano que perduraram como símbolos islâmicos. Atualmente, é a segunda religião com mais fiéis no mundo depois do cristianismo. Aproximadamente, atinge 1800 milhões de pessoas, ou seja, 25% da população mundial. Divide-se em dois ramos principais: os sunitas (a maioria, com 87%) e os xiitas (13% do total do islamismo). Esta religião é uma das maiores do universo, juntamente com as religiões cristãs e o judaísmo.

Características da religião islâmica

Você está se perguntando o que é a religião islâmica? Pois bem, para conhecer a fundo o significado da religião, é importante investigar os costumes do Islã e suas principais características:

  • É uma religião monoteísta que adora exclusivamente Alá.
  • Você está se perguntando o que é o Alcorão? É o livro sagrado do Islã, que significa "recitação" porque os muçulmanos consideram ser a palavra de Deus ditada por seu profeta. A mensagem principal do Alcorão é que a humanidade deve aceitar um único Deus, Alá, e viver de acordo com seus preceitos. De acordo com este livro sagrado, os muçulmanos devem acreditar na ressurreição dos mortos, na predestinação e na vida após a morte.
  • O local de adoração e oração é a mesquita, considerada a casa de Alá. Nas mesquitas, qualquer representação artística de Maomé e Alá é proibida, pois se considera que pode levar à idolatria. Nesses locais, há fontes instaladas para que os fiéis possam se purificar com água antes de entrar na sala de oração.
  • A religião muçulmana é considerada um estilo de vida, direcionando o crente para o gozo da alma e da paz.
  • Entre os lugares sagrados do Islã, está a Kaaba na cidade de Meca, na Arábia Saudita. Os crentes de todo o mundo se reúnem lá para fazer as orações 5 vezes ao dia.
  • Os fiéis do Islã se comunicam diretamente com Deus, sem precisar da ação de intermediários. Portanto, não há sacerdotes entre os muçulmanos, há guias espirituais conhecidos como imãs, geralmente indicados por sua própria comunidade.
  • A religião árabe é baseada em 6 artigos de fé: crença em Alá, crença em seus anjos, crença nos profetas (Abraão, Jacó, Noé, Jó, José, Davi, Jonas, Moisés, Salomão, Jesus e Maomé, o mensageiro de Alá e último profeta), crença no dia do julgamento, ressurreição, céu e inferno, crença no Alcorão como o livro revelado por Alá e crença no decreto divino (Deus é onisciente e tem poder sobre todas as coisas).
O que é o Islã - Características da religião islâmica

Quais são os 5 pilares do Islã

Além dos artigos de fé e do resto das características básicas do Islã, esta religião é baseada em 5 pilares principais:

  • Profissão de fé orando diariamente, isso afirma que não há outro Deus senão Alá, sendo Maomé seu profeta. Como já comentamos, quem fundou o Islã foi Maomé.
  • Azaque ou imposto para os mais necessitados que é cobrado da população mais rica para destinar à caridade para com os mais humildes.
  • Oração ritual realizada 5 vezes ao dia na direção de Meca. Consiste em recitar palavras e gestos corporais de prostrações e reverências. Seu objetivo é a purificação dos fiéis.
  • Uma peregrinação ao santuário da Kaaba que deve ser feita pelo menos uma vez na vida, desde que tenha dinheiro e saúde para fazê-lo.
  • Jejuar durante o mês do Ramadã, o estágio em que Maomé recebeu a revelação divina. Os crentes, exceto os doentes, viajantes e mulheres grávidas, devem abster-se de beber, comer, ter relações sexuais e fumar do nascer ao pôr do sol. O jejum serve como prova de obediência a Deus e é uma forma de desenvolver uma consciência de sua existência. Aqui você pode ler sobre O que é o Ramadã e em que consiste.

Se você quiser saber mais sobre religião, acompanhe esse artigo sobre Qual é a diferença entre seita e religião.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o Islã, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que é o Islã