menu
Partilhar

O que é tantra?

 
Por Juliana Ribeiro. 25 março 2022
O que é tantra?

O tantra é baseado em uma série de textos religiosos focados na espiritualidade. É especialmente conhecido pelo sexo tântrico, ou seja, uma forma de sexo lenta e meditativa cujo objetivo principal não é o orgasmo, mas poder desfrutar das sensações experimentadas pelo corpo e de toda a atividade sexual realizada. No entanto, o tantra compreende um significado muito mais profundo e transcende a sexualidade. Por isso, é importante investigar qual é o significado do tantrismo, onde costuma ser praticado e o que há de especial nessa filosofia de vida.

Para descobrir o que é tantra, além dos diferentes tipos que existem, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: O que é Iconoclastia

O que é tantra

O tantra pode ser definido como um costume oriental esotérico que se baseia em um desejo material com um propósito espiritual. É uma filosofia que usa a energia carnal para alcançar uma conexão interior consigo mesmo. O tantra é especialmente praticado em vários países asiáticos, como Índia, Coréia, Indonésia, China, Mongólia, Nepal e Japão. A prática desta filosofia tem variantes dentro do budismo, hinduísmo e outras religiões.

No que diz respeito ao tantra no budismo, o tantra é concebido como o caminho mais rápido ou direto para a iluminação. Ele representa uma série de textos que servem de forma simbólica como guia para a vida. Por sua vez, o hinduísmo destaca as energias femininas e masculinas que são incorporadas através do tantra, conseguindo alcançar o prazer absoluto e a elevação.

Esta antiga prática perdeu progressivamente o significado do verdadeiro tantra no mundo ocidental. Isso porque se inclinou mais para a parte física do que para a espiritual, já que muitas pessoas a consideram simplesmente como uma forma de renovar a vida íntima nos relacionamentos românticos. Essa tendência é chamada pelos especialistas ocidentais de neotantra.

O que é tantra? - O que é tantra

Para que serve o tantra

O principal objetivo do tantra é despertar a iluminação da reflexão e do pensamento. Os benefícios desta prática são múltiplos, especialmente na parte íntima, embora em termos gerais haja uma inclinação para uma melhor compreensão da própria pessoa. Isso implica uma melhora notável no mesmo indivíduo. Ao vivenciar uma recuperação da intimidade do casal, a própria relação se torna muito mais prazerosa em todos os sentidos (especialmente sexual). O vínculo entre os dois membros do casal também é favorecido, sendo mais harmonioso e aumentando a confiança entre eles. A comunicação também é reforçada, pois está mais próxima.

Você pode estar se perguntando o que é a terapia tantra? Pois o tantra traz benefícios para a autoestima,tantona sexualidade como na vida em geral, porque ajuda a se sentir melhor consigo mesmo. A pessoa que o pratica tem mais força para enfrentar a vida, pois se aceita com todos os seus defeitos e virtudes. Desta forma, você pode alcançar mais facilmente o auto-aperfeiçoamento. Toda a energia tântrica que surge através das práticas do tantra não traz benefícios apenas por si mesma, é essencial direcioná-la de forma produtiva. Ter o conhecimento da filosofia do tantra traz inúmeros benefícios para o crescimento pessoal, mas deve ser canalizado com grande senso de responsabilidade.

Quantos tipos de tantra existem

Quatro tipos diferentes de tantra podem ser distinguidos: ação, execução, ioga tântrica e ioga suprema. Nas 4 classificações de tantra, os prazeres sensuais são transformados no caminho espiritual desejado, mas utilizando diferentes métodos para alcançá-lo.

  • Tantra de ação: dá ênfase especial às ações externas. O meditador cria felicidade observando uma Deidade visualizada. Mais tarde, essa mente feliz se transforma no caminho espiritual.
  • Tantra de execução: É aquele que dá a mesma importância às ações internas e externas. Neste caso, o meditador gera felicidade ao imaginar que sua Deidade está sorrindo para ele.
  • Tantra da ioga: o ioga no tantra é muito importante, é aquele que dá maior ênfase às ações internas. O meditador gosta de imaginar que a Deidade o está pegando pela mão.
  • Tantra da ioga suprema: É o tipo mais elevado de tantra que existe. O meditador gera felicidade ao imaginar que entra em união sexual com a Deidade. Em estágios mais avançados, ele imagina que realiza esse ato com algum consorte real, conseguindo transformar o gozo resultante no verdadeiro caminho do tantra espiritual. No entanto, é essencial ter em mente que é muito difícil usar esse gozo como um método para alcançar a iluminação. Aquele indivíduo que o alcança, alcança uma conquista muito importante.

O principal problema que muitas pessoas enfrentam é descobrir como podem transformar o gozo sexual no caminho da espiritualidade. Daí a importância de conhecer os diferentes tipos de tantra e os métodos que utilizam.

E se você também quer ampliar seus conhecimentos e conhecer os mantras e seus significados, não perca este artigo do umCOMO sobre Como meditar para iniciantes. Também fornecemos outro artigo sobre Como praticar o Budismo e saber mais sobre ele. Equilibre a energia e alcance efeitos positivos em sua vida, alcance sua paz interior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é tantra?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que é tantra?
1 de 2
O que é tantra?

Voltar ao topo da página