Karma

O que é o karma

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 maio 2023
O que é o karma

Devido à globalização, mais e mais pessoas afirmam acreditar no karma. Esta palavra em sânscrito vem das crenças do budismo, hinduísmo, yainismo e ayavazhi. Seu significado etimológico é "ação", porém a própria palavra contém uma enorme teoria filosófica que defende a liberdade humana.

Se você sempre quis saber o que é o karma, no umCOMO lhe apresentamos o assunto para que você possa descobrir o profundo significado desta doutrina oriental.

Também lhe pode interessar: O que é jainismo

Índice

  1. Karma ou carma
  2. O que é o karma
  3. Tipos de karma
  4. Como equilibrar o karma

Karma ou carma

Antes de iniciarmos o nosso artigo sobre o que é o karma, iremos responder a esta pergunta que gera dúvidas em muitas pessoas. Afinal, é karma ou carma?

De acordo com a língua portuguesa, a maneira correta é carma, com c. A palavra grafada com k é um estrangeirismo, que advém do sanscrito, idioma indiano.

O que é o karma

Para saber o que é o karma, a primeira coisa que você precisa entender é que ele não é algo físico ou palpável, pelo contrário: é considerado uma lei cósmica de causa e efeito. Ou seja, cada ato que uma pessoa comete traz consigo uma consequência específica.

Portanto, karma significa que se você cometer atos negativos, assegurará que você terá consequências negativas no decorrer de sua vida; e se você cometer atos positivos, você colherá experiências positivas.

Se aplicarmos esta concepção à vida das pessoas, percebemos que o karma defende que os seres humanos são responsáveis por suas próprias ações, portanto, somos nós que devemos optar por fazer o bem ou fazer o mal e, dependendo de nossa decisão, teremos umas consequências ou outras.

Na definição do que é o karma, não há espaço para a injustiça, pois ela não existe: é o próprio homem que decide com suas ações como será sua vida. Ao contrário das culturas cristã, judaica ou muçulmana, na teoria do karma não há nenhum ser superior para julgar seu comportamento, já que a justiça está em suas próprias mãos e na resposta que o Universo dá a elas.

O que é o karma - O que é o karma

Tipos de karma

A definição de karma é baseada nas ações que os seres humanos cometem; no entanto, essas ações nem sempre são ações materiais ou físicas. Qualquer ação cometida por uma pessoa, física ou não, tem uma consequência de acordo com a definição do que é karma.

Há 3 tipos de ações que influenciam o karma:

  • Ações físicas: são aquelas ações que você comete fisicamente, por exemplo, roubar, agredir alguém, etc.
  • Ações verbais: são aquelas ações que você diz verbalmente, por exemplo, insultando ou amaldiçoando alguém.
  • Ações mentais: o karma também leva em consideração nossos pensamentos, pois eles são parte de nossa individualidade.

Como equilibrar o karma

De acordo com filosofias orientais como o budismo e o hinduísmo, os seres humanos podem realizar uma série de ações durante nossas vidas que ajudarão a equilibrar a energia karmica e, assim, nos ajudarão a colher efeitos positivos.

Um exemplo muito visual para nos ajudar a entender o que é o karma é imaginar um campo no qual semeamos as sementes; se as sementes são boas, colheremos uma boa colheita, se são ruins, colheremos uma má colheita.

Para preencher nosso campo com boas sementes, podemos realizar estas ações:

  • Faça de cada ato negativo um ato positivo: se você teve um dia ruim e, por exemplo, gritou com um parente, no dia seguinte dê-lhe algumas flores e peça desculpas a ele.
  • Aprenda a perdoar: todos podem cometer erros e ter um dia ruim; para esperar que os outros o perdoem, você deve primeiro aprender a perdoar os outros.
  • Faça exercícios de relaxamento espiritual que promovam sua energia positiva. Os exercícios recomendados são meditações ou exercícios de yoga.
O que é o karma - Como equilibrar o karma

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o karma, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que é o karma