Otros Religião

O que é jainismo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 18 outubro 2022
O que é jainismo

O universo está cheio de religiões com diferentes origens e filosofias de vida. O jainismo é uma delas e se baseia na firme defesa da natureza individual de todas as almas. A responsabilidade pelas decisões cabe a si mesmo e enfatiza aspectos como austeridade, autocontrole e renúncia. Sua influência se estende às esferas política, ética e econômica da Índia, seu país de origem.

Atualmente, o jainismo pode ser considerado uma religião minoritária, mas também influente, pois possui 4,2 milhões de seguidores na Índia. Além disso, existem comunidades emigradas de jainistas na Europa Ocidental, Ásia Oriental, América do Norte e Austrália. Para descobrir o que é jainismo e suas características, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: O que é o karma

Índice

  1. O que é o jainismo
  2. Crenças do jainismo
  3. Símbolo do jainismo e características da religião

O que é o jainismo

A origem do jainismo está na Índia. É uma doutrina que surgiu no século 6 a.C. por Majavira e propõe uma espécie de caminho filosófico de salvação. Não se concentra na adoração de nenhum deus e sua prática se baseia em fazer esforços para guiar a alma e a consciência em direção a um estado de libertação e divindade.

No jainismo, o ser que consegue derrotar seus inimigos internos e atinge um estado superior é considerado um conquistador ou vencedor. O estado de maior elevação é conhecido como siddha. A filosofia jainista lida com problemas relacionados à metafísica, ontologia, cosmologia, epistemologia e divindade.

O jainismo é uma religião não teísta, mas não antimetafísica, pois acredita na existência da alma. Nos textos antigos é conhecido como dever do indivíduo autoconfiante, bem como o caminho daqueles sem aversões ou apegos. Não reconhece a autoridade dos sacerdotes brâmanes ou dos textos sagrados hindus.

Crenças do jainismo

A doutrina jainista é baseada nos seguintes fundamentos ou crenças conhecidas como tattva, ou seja, uma tentativa de explicar a natureza do ser humano, bem como oferecer soluções para isso:

  • Yiva: esta é a essência das entidades vivas. A alma é uma substância diferente do corpo que a abriga. Seus principais atributos são conhecimento, consciência e percepção.
  • Asrava: a interação entre ajiva e yiva gera um influxo de karma na alma, à qual está apegado.
  • Ajiva: entidades sem vida que consistem em espaço, matéria e tempo.
  • Samvara: pela conduta correta, o influxo de carma adicional pode ser interrompido.
  • Bandha: a escravidão do yiva ao karma restringe seu real potencial de percepção e conhecimento perfeito.
  • Moksha: a yiva retira seu carma, expressa sua liberdade e tem uma qualidade pura e intrínseca de conhecimento perfeito em sua forma verdadeira.
  • Niryara: através da realização do ascetismo e da meditação, o carma existente pode ser destruído.
O que é jainismo - Crenças do jainismo

Símbolo do jainismo e características da religião

Características distintivas do jainismo incluem a negação de um Deus onipotente e criativo, dualismo, um universo eterno e não criado, carma, uma moralidade baseada na libertação da alma, não-violência e a multifacetada teoria da verdade.

  • Não é possível falar de deuses do jainismo porque essa religião não reconhece nenhuma figura como tal, mas os tirthankaras existem, personagens cultuados praticamente como divindades após alcançar a libertação, a transcendência e o caminho indicado. Mahavira é o mais importante, pois é o fundador do jainismo.
  • Entre os ritos do jainismo destaca-se o sallekhana, também conhecido como santhara. É um ritual para a morte que é considerado a melhor maneira de apagar o carma e todos os pecados, bem como a libertação da alma do ciclo natural de nascimento, morte e renascimento.
  • A mensagem oral transmitida por Mahavira foi publicada por seus discípulos nos "doze angas" ou preceitos, considerados como escrituras sagradas. Este livro sagrado do jainismo destaca o dever do homem de compartilhar tudo o que tem com os outros, abnegação e co-responsabilidade pelos outros, independentemente de ser humano ou animal.
  • O símbolo do jainismo é a união de diferentes símbolos com seus respectivos significados profundos. O contorno refere-se ao universo; os 7 infernos estão representados na parte inferior e o universo (terra e planetas) na parte central; e na parte superior estão os domicílios divinos correspondentes aos seres celestiais.
  • Todo ser vivo tem uma alma que pode ser mais divina ou mais demoníaca.
  • Cada alma tem sua própria divindade. Portanto, cada indivíduo deve considerar todos os seres vivos como parte dele, não lhes causar nenhum dano e ser respeitoso e gentil com eles.
  • Limitar as posses e manter uma vida pura é o caminho correto para o jainismo. O apego às coisas que se possui é negativo porque é o fator que desequilibra as almas.

Para saber mais sobre temas relacionados a religiões, recomendamos a leitura desses outros artigos sobre Os principais deuses hindus e Características do budismo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é jainismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que é jainismo