Primeira Guerra Mundial

Como começou a Primeira Guerra Mundial

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como começou a Primeira Guerra Mundial
Imagem: clubehistoriaesvalp.blogspot.pt

Estudando a história mundial, percebemos que as guerras são dos acontecimentos mais marcantes. Além de demonstrações de poder e soberania, elas foram decisivas para a criação ou divisão dos países que hoje conhecemos, revolucionando-os por completo. Desde o início dos tempos houve guerras de diferentes dimensões e as mais conhecidas são as que tiveram impacto à escala mundial por nelas estarem incluídos países de diferentes continentes. Neste artigo de umComo.com.br falamos de como começou a Primeira Guerra Mundial, para lhe dar a conhecer um pouco mais acerca da história mundial.

Também lhe pode interessar: Posso ser convocado para uma guerra?

Passos a seguir:

1

A Primeira Grande Guerra Mundial ficou também conhecida como "Guerra das Trincheiras", devido à técnica de defesa e ataque utilizada em que os soldados se abrigavam e subsistiam em escavações no solo engenhosamente construídas.

2

A guerra foi disputada entre dois grupos de países que constituíram alianças. Uma delas chamada Tríplice Aliança e iniciada em 1882, fazia parte a Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha. A segunda ficou conhecida como Tríplice Entente, foi formada em 1907 e dela faziam parte o Reino Unido, França e Rússia. O Brasil também participou nesta guerra suportando a Tríplice Entente com enfermeiros e medicamentos.

3

Pela altura em que a guerra deflagrou já se vivia um clima de grande instabilidade na Europa, devido à divisão das colônias em África e Ásia, concorrência comercial, corrida ao armamento, rivalidades entre países e sentimento de nacionalismo e imperialismo.

4

Por esta razão os países rivais na Europa já previam uma guerra eminente, e viviam em clima de Paz Armada, esperando algum acontecimento que despoletasse esse conflito.

5

Assim sendo, a 28 de junho de 1914 surgiu o pretexto ideal para o início da Guerra: o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, foi vilmente assassinado durante uma visita a Sarajevo por um elemento de um grupo terrorista sérvio chamado Mão Negra. Este acontecimento marcante ficou conhecido como Assassinato de Sarajevo.

6

No decorrer do que tinha acontecido, durante um mês as duas alianças iniciaram um conjunto de manobras diplomáticas que culminaram no Ultimato de julho, uma lista de dez reivindicações definidas pelo Império Austro-Húngaro e com as quais a Sérvia teria de cumprir.

7

No entanto a Sérvia concordou apenas com oito das reivindicações, e nisto o Império Austro-Húngaro declarou-lhe guerra a 28 de julho de 1914, arrastando para a Primeira Grande Guerra os países constituintes das duas alianças até 11 de novembro de 1918.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começou a Primeira Guerra Mundial, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Jully evillin borges saldanha
Eu preciso de um grito de guerra sobre a história de cururupu a equipe e verde
A sua avaliação:
Roberto Y, Kakuda
informação histórica muito rica para mostrar como o mundo evolui, conforme interesses de cada país ou grupos com interesses próprios.
Imagem: clubehistoriaesvalp.blogspot.pt
Como começou a Primeira Guerra Mundial