Partilhar

Como identificar um gênio

Por Paula Cassandra. Atualizado: 28 setembro 2018
Como identificar um gênio
Imagem: revistagalileu.globo.com

Pessoas com grande capacidade mental são consideradas gênios, mas como saber se a inteligência de um indivíduo é realmente superior a dos outros? O umComo.com.br separou algumas dicas para você saber como identificar um gênio.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu filho é superdotado
Passos a seguir:
1

Uma forma bem comum de como de identificar um gênio é por meio do teste de Q.I. – Quociente de Inteligência. Existem vários, mas é preciso fazer um que seja confiável. O Q.I. é uma medida que avalia as capacidades cognitivas de uma pessoa, ou seja, a sua inteligência. Acima de 140 pontos o sujeito que realiza o teste é considerado um gênio.

2

No entanto, o teste de Q.I. é criticado por muitos cientistas. Segundo eles, o mecanismo mede somente alguns aspectos da inteligência humana, deixando outros fatores importantes de lado.

3

Um indivíduo com uma inteligência muito acima de média pode se destacar pelo seu intelecto. Por isso, para identificar um gênio é preciso que ele tenha um talento criativo fora do comum.

4

O gênio também pode ser um polímata, ao ter conhecimentos profundos e habilidades em diferentes áreas do conhecimento. Por outro lado, mesmo com habilidades mentais destacadas, o gênio pode não ter o mesmo destaque no que se refere as suas habilidades físicas.

5

Gênios podem ser ainda pessoas emocionalmente muito sensíveis, mas normalmente o seu intelecto prevalece sobre a vontade.

6

Outra forma de como identificar um gênio é através da comparação com os grandes gênios da humanidade. Os gênios da música, como Bach e Mozart, tinham a capacidade de reter até sete melodias diferentes na mente. Um indivíduo com inteligência mediana consegue reter somente uma melodia em sua mente.

Como identificar um gênio - Passo 6
Imagem: limelightmagazine.com.au
7

Uma criança que é considerada gênio também é chamada de prodígio. Ela pode ter um talento excepcional, destacando-se entre os demais da sua faixa etária.

8

Uma pesquisa feita com 8 mil indivíduos confirmou que quanto maior o Q.I., maiores as chances do sujeito experimentar drogas ilegais. A explicação estaria no fato de que os gênios tem maior propensão às novas experiências.

9

Outra forma de como identificar um gênio é avaliando as suas noites de sonos. Observou-se que pessoas com mentes criativas não conseguem se desligar com facilidade e, por isso, a insônia é bastante comum.

10

Os gênios também costumam ter uma vida sexual menos ativa. Uma explicação está no fato da testosterona inibir a inteligência e pessoas com Q.I. alto possuem níveis menores do hormônio.

11

Sujeitos com grande capacidade mental costumam ter olhos azuis, já que eles se destacam em atividades mais lentas e demoradas, que exigem raciocínio complexo. A mesma pesquisa identificou que os indivíduos de olhos escuros têm um pensamento mais rápido, o que facilita as atividades que exigem movimento.

12

Você também pode saber quem é gênio ao se deparar com um indivíduo que sofre de transtorno obsessivo-compulsivo e déficit de atenção. Esses quadros são comuns entre os mais inteligentes.

13

Gênios vivem rabiscando, já que esse ato é a forma deles processarem as ideias abstratas de forma efetiva. Assim, com os rabiscos as ideias ganham formas pictóricas.

14

Pense em alguns gênios. Da Vinci era hiperativo, Einstein quando criança era estranho e Tesla tinha medo de cabelo humano. Então, pessoas diferentes dos padrões de normalidade ditados pela sociedade podem ser gênios.

Veja também: Como identificar um maçom - 5 SINAIS

Como identificar um gênio - Passo 14
Imagem: hoocher.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um gênio, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como identificar um gênio

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Helaine Christine
Bom dia! Onde devo levar meu filho de 12 anos para saber se é um superdotado. sempre tive esta desconfiança, mas agora ele tem se desinteressado pelos estudos da escola só se interessa por assuntos escolares que são dados em séries a frente da sua. da mesma forma só se empolga com sua vida futura,mas não com o hoje. tem tido baixo rendimento escolar, sua enorme imaginação não o deixa se concentrar nos estudos e percebo que não é má vontade. Desde já, agradeço a atenção.

Como identificar um gênio
Imagem: revistagalileu.globo.com
Imagem: limelightmagazine.com.au
Imagem: hoocher.com
1 de 3
Como identificar um gênio

Voltar ao topo da página