Conselhos de segurança para crianças

O que fazer quando levar um choque

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer quando levar um choque
Imagem: vivadecora.com.br

Crianças em casa significa estar em constante alerta, mas apesar de estarmos sempre em constante vigia elas podem se machucar mesmo sem sair do lugar e em uma questão de segundos. Sabemos que as crianças são curiosas por natureza e as tomadas podem se revelar um verdadeiro perigo para elas e um grande susto para os pais. Por mais que tentemos prevenir, os acidentes acabam por acontecer e para que saiba o que fazer quando levar um choque, seja o seu filhote ou mesmo você, em umComo vamos explicar-lhe o procedimento a seguir.

Também lhe pode interessar: Como identificar um gênio

Índice

  1. O que fazer em caso de choque elétrico
  2. Choque elétrico em crianças
  3. Como prevenir choques elétricos

O que fazer em caso de choque elétrico

Pessoas em contato com fios desencapados correm o risco de levar um choque elétrico, que pode ser leve ou apresentar consequências graves. Os choques leves acabam por ser mais um susto para a vítima, enquanto que choques graves podem originar paradas cardiorrespiratórias a queimaduras de terceiro grau. No caso de estar junto de alguém que acaba de levar um choque elétrico de uma corrente de baixa voltagem, que normalmente acontece em casa ao colocar por exemplo o dedo em uma tomada, deverá interromper de imediato a passagem de corrente, desligando a chave elétrica e interruptores. De seguida, deverá afastar a vítima do local utilizando algum objeto isolante para que não se forme outra corrente de eletricidade, pode utilizar por exemplo uma luva ou um cabo de uma vassoura.

Pode ser que a vítima também sofra uma parada respiratória, circulatória ou perda de consciência, no entanto estas situações são mais frequentes em choques elétricos de corrente de alta voltagem. Em qualquer um destes casos deverá chamar sempre ajuda médica, mas até à sua chegada poderá seguir algumas medidas de primeiros socorros. No caso da pessoa perder a consciência, deverá deitá-la de lado para que não se engasgue em caso de vômito ou expulsão de qualquer tipo de secreção. Além disso, deverá monitorar o estado da sua respiração.

No caso de parada circulatória, ou seja, quando há ausência de respiração e batimento cardíaco deve-se iniciar as manobras de Ressuscitação cardiopulmonar através da respiração boca-a-boca e compressões torácicas.

Em situações de parada respiratória é importante realizar assistência respiratória o mais rápido possível através da respiração boca-a-boca.

O que fazer quando levar um choque - O que fazer em caso de choque elétrico
Imagem: mcpsafety.com

Choque elétrico em crianças

Uma criança levar um choque, ainda que de baixa voltagem, pode causar muitos danos desde uma queimadura no dedo a arritmias cardíacas. Se o seu filho colocou o dedo na tomada e levou o choque, o primeiro passo é desligar a chave elétrica ou interruptores. De seguida, deverá afastar a criança da tomada utilizando algum objeto isolante, como um cabo de uma vassoura ou utilizando umas luvas.

Depois da criança já não correr mais risco é muito importante acalmá-la e reconfortá-la e acalmar-se também a si tentando não transmitir mais estresse para a criança. Mesmo que o seu filho não apresente danos aparentes é importante chamar sempre o pronto socorro para que a criança seja avaliada por um médico. Enquanto a ajuda médica não chega, poderá passar por água a zona onde ocorreu o choque, isso ajudará aliviar a dor.

Como prevenir choques elétricos

Já sabemos que com crianças todos os cuidados são poucos, por isso vou dar-lhe algumas recomendações para evitar ao máximo que seu filho se machuque:

  • Coloque em todas as tomadas um protetor de tomadas e, sempre que possível esconda-as atrás dos móveis. Sempre que utilizar uma tomada tente não se esquecer de colocar de novo o protetor de tomadas
  • Verifique com frequência o estado de conservação dos seus eletrodomésticos para evitar curtos-circuitos e choques elétricos.
  • Não deixe que seu filho brinque perto de tomadas, ainda que tenham um protetor de tomadas.
  • Quando não estiver a utilizar eletrodomésticos de aquecimento como secadores, chapinha ou aquecedor, desligue-os sempre da tomada.
  • Confira que todas as tomadas estão em bom estado de conservação, bem presas e sem fios desencapados.
O que fazer quando levar um choque - Como prevenir choques elétricos
Imagem: confortoonline.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando levar um choque, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos

  • Mesmo que a criança não apresente danos aparentes é sempre importante levá-la a um médico para ser avaliada.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: vivadecora.com.br
Imagem: mcpsafety.com
Imagem: confortoonline.com.br
1 de 3
O que fazer quando levar um choque