Partilhar

Como saber se o meu filho é superdotado

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se o meu filho é superdotado
Imagem: psicoglobalia.com

A superdotação é uma habilidade intelectual muito superior à média que só ocorre em duas crianças de cada 100. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma criança é considerada superdotada quando seu quociente intelectual é igual ou superior a 130 pontos, sendo 100 a média. Se as características próprias de um superdotado são conhecidas, é possível identificá-lo inclusive antes do primeiro ano de idade. A criança superdotada exibe a sua alta capacidade intelectual desde o início de seu desenvolvimento, crescimento e processo de aprendizagem. Se observar que o seu filho aprende mais rápido do que o normal, faz coisas impróprias para a sua idade ou tem talento para realizar qualquer atividade ou matéria sem problemas, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como saber se o seu filho é superdotado.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu filho tem baixa autoestima
Passos a seguir:
1

A verdade é que não existem premissas concretas que nos ajudem a saber com certeza se uma criança é superdotada ou não. Mas há uma série de características comuns que podem facilitar a identificação ou suspeita de que nosso filho tem uma capacidade intelectual superior à média.

2

Antes de falar das características gerais das crianças superdotadas para saber se o seu filho se encaixa no perfil, é importante esclarecer alguns conceitos que podem ser confusos para os pais e mães. Superdotado não é o mesmo que talentoso, precoce, prodígio ou gênio.

  • Um menino talentoso é aquele que se destaca em uma determinada matéria ou tem uma habilidade concreta desenvolvida como, por exemplo, tem talento para a matemática.
  • O prodígio faz referência a todas aquelas crianças que têm a capacidade de realizar uma determinada atividade imprópria para sua idade, como é o caso de Mozart e a música.
  • Os precoces são aqueles que manifestam um desenvolvimento mais acelerado em um âmbito concreto, como, por exemplo, a linguagem, mas seu quociente intelectual se encontra dentro da média.
  • E quando uma criança tem um quociente intelectual igual ou superior aos 160 pontos, é considerado um gênio.
3

Características das crianças superdotadas

Para saber se seu filho é superdotado ou não, você deverá observar se ele possui as seguintes características:

  • São crianças muito observadoras e curiosas, fazem perguntas de todos os tipos e complexidade.
  • Têm uma imensa vontade de aprender, querem sempre ampliar seus conhecimentos e descobrir coisas novas.
  • Contam com uma excelente memória e grande capacidade de atenção.
  • Sua capacidade de raciocínio é mais elevada e fluída do que a das restantes crianças da mesma idade, assim como seu pensamento, o qual também é elaborado e original.
  • São crianças muito criativas e imaginativas.
  • Relacionam as ideias com os objetos ou os fatos muito rapidamente.
  • Aprendem muito rápido, sem necessidade de uma explicação prévia, nem muita prática.
  • A autoaprendizagem é uma outra característica comum nestas crianças.
  • Costumam ser perfeccionistas, cheias de energia e com um sendo de humor mais desenvolvido, devido à sua alta capacidade de raciocínio e pensamento.
  • Costumam se relacionar com pessoas adultas ou crianças mais velhas, já que as da mesma idade os entediam.
  • Seu vocabulário é bem mais amplo do que o normal.
  • Em muitas ocasiões, apresentam um transtorno do sono ou, inclusive, podem sofrer de insônia.
  • Costumam ser crianças com uma capacidade crítica e avaliadora muito alta.
  • Destacam-se em quase todas as matérias, atividades ou áreas e apresentam talentos especiais na maioria dos campos.

Ainda que estas sejam a maioria de características comuns apresentadas pelas crianças superdotadas, pode ser que o seu filho não apresente todas ou conte com mais algumas. Caso não tenha identificado a superdotação de seu filho a tempo, esta pode manifestar-se em um mau comportamento acadêmico, transtornos emocionais, como depressão, transtornos de conduta ou, inclusive, de atenção, devido à falta de motivação e criação de conhecimento que estas crianças necessitam.

4

Características dos bebês superdotados ou crianças pequenas

Ainda que o habitual seja começar a notar que seu filho é superdotado entre os 5 e 8 anos de idade, esta característica pode ser identificada inclusive quando são bebês.

  • Aprendem a falar e andar muito antes do habitual.
  • Em algumas ocasiões, aprendem a falar na idade normal mas, quando o fazem, constroem frases e utilizam um vocabulário próprio de uma criança de mais idade.
  • São muito curiosos, sentem um forte desejo de explorar e pesquisar cada canto da casa ou do local onde se encontram.
  • Dominam a habilidade do jogo antes do normal, e costumam jogar jogos próprios de idades mais avançadas.
  • São muito enérgicos, criativos e imaginativos.
  • Mostram um claro interesse pelas coisas novas, já que as velhas os entediam.
  • Tanto os bebês como as crianças pequenas dormem menos do que o habitual porque precisam de menos tempo de sono.
  • Aprendem a diferenciar a realidade do imaginário muito cedo.
Como saber se o meu filho é superdotado - Passo 4
Imagem: e-neurocapitalhumano.org
5

Se você tem fortes suspeitas de que seu filho é superdotado, deverá consultar um especialista para que aplique um teste de coeficiente intelectual e confirme ou não a sua suspeita. Somente dessa forma será possível receber a orientação necessária caso o seu filho seja um superdotado, bem como saber o que fazer, em que colégio deverá matriculá-lo e como educá-lo corretamente para que seu desenvolvimento seja conforme as suas capacidades e necessidades. Lembre-se que, se não for proporcionada a educação necessária, ele terá um desenvolvimento inadequado.

6

O conhecimento dos pais é fundamental para um correto desenvolvimento da criança superdotada. Somente informando-se sobre a superdotação, solicitando orientação de especialistas e interessando-se pela qualidade de vida do filho será possível lhe dar tudo o que precisa.

Como saber se o meu filho é superdotado - Passo 6
Imagem: abc.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu filho é superdotado, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como saber se o meu filho é superdotado

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
Manuel Pheqheno
Boa tarde pessoal, passei por aqui para dizer que já só Pai pela 1ª vez e vim ler o contíudo. Obrigado!
Editor umComo.com.br
Oi Manuel! Muitos parabéns :)
Nonato Aguiar
gostaria de saber o QI de minha filha de 6 anos
juliana candido
minha filha começou a falar de forma diferente das outras crianças da mesma idade , e o que é mais interessante é que ela sabe a cor dos lápis de cor pelo gosto.... e ela adora comer as pontas dos mesmos. começou a ler textos antes de 4 anos de idade.
A sua avaliação:
laudelice
gostei do artigo
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Laudelice! Que bom saber que as informações foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Rafael Xavier
Olá, meu filho se encaixa em tudo que está descrito nesse artigo. Como posso ser ajudado??
A sua avaliação:
Rosane
Gostaria de saber se meu filho encaixa em crianças super dotadas, sempre foi muito independente nunca mamou mamadeira quando voltei trabalhar após a licença com 5 meses ele tomava no copo seu mamá,não engatinhou andou direto com 9 meses, adora livros e seu programa favorito é sempre os educativos, com 2anos conhecia todas as letras do alfabeto, hoje com 2anos e 10meses conta até 20 em português e inglês, conhece todas as cores primárias em português e inglês, tô assustada, porque a alegria dele é vc dar uma caneta e papel, tenho medo de colocar na escolinha e ele regredir o que faço.
Ricardo
Minha filha tem 1 ano e 3 meses e tenho certeza dela ser super dotada, para não dizer um gênio. O que recomenda que eu faça? Eu sou super dotado tb e sofri razoavelmente por conta disso e gostaria que ela continuasse a ser a criança feliz que é. O problema é que não acredito muito na medicina e psicologia tradicional, poderia me dar alguma dica de como lidar com isso ou quem procurar?
taciana fernandes
boa tarde meu filho tem 7 meses so que ele faz coisas que crianças da idade dele nao faz como abaixar a cabecinha e horar ele ja virava na cama com 3 meses de idade e muitas outras coisas queria saber se e normal BRIGADO
Adriana
Meu Filho tem 2 anos e 3 meses..e antrs dos 2 anos ja falava muito bem, perfeitamente tem um vocabulário absurdamente rico, conversa como um adulto, sabe contar ate 19, conhece todas as cores.Todo mundo que o conhece comenta, ainda n foi a escola...e minha preocupação é quanto a escola, tenho receio que fique sem estímulos.O que devo fazer? Ele é realmente bem diferente das crianças de sua idade. Pode ser superdotado?
Elizângela
Meu tem 3 anos e 3 meses, aos 2 anos de idade, já sabia todas as 12 cores básicas, contar até 10 em português e inglês, já falava frases perfeitas nos plural e singular corretamente e me faz perguntas que pela idade dele fico surpreendida. Tem uma memorização incrível, memoriza tudo com muita rapidez. Ele pode ser considerado superdotado?

Como saber se o meu filho é superdotado
Imagem: psicoglobalia.com
Imagem: e-neurocapitalhumano.org
Imagem: abc.com
1 de 3
Como saber se o meu filho é superdotado

Voltar ao topo da página