Partilhar
Partilhar em:

Como saber se uma criança é vitima de abuso sexual

O abuso sexual infantil é um dos problemas mais graves que temos na nossa sociedade. Os meninos/as vítimas destas situações, por várias razões, não costumam informar sobre o que está acontecendo, por isso, é importante estar atento perante qualquer sinal que nos possa indicar que uma criança está a sofrer de abuso sexual. Esta situação gera na criança, uma serie de comportamentos e reações que não são próprias da sua idade, inclusivamente as consequências psicológicas que este problema acarreta, são ainda mais graves. Portanto, é necessário que se uma criança tiver sido vítima de qualquer tipo de abuso, seja tratada por um especialista o mais rápido possível. A seguir, apresentamos-lhe, como saber se uma criança foi abusada sexualmente.

Passos a seguir:
1

Lesões visíveis. Tem a ver com todas as marcas visíveis, que nem sempre são evidentes. A criança pode ter dificuldade em caminhar ou sentar-se, pode apresentar hematomas, mordidas e inclusivamente infecções nas zonas genitais. Em alguns casos, aparecem rasgões nas roupas, sangue na roupa interior, etc.

2

Comportamentos. Têm comportamentos regressivos que são típicos de crianças mais pequenas, como por exemplo não ter controlo do esfíncter. Também é comum que o seu rendimento escolar baixe consideravelmente e que tenha comportamentos agressivos e de hiperatividade.

3

Vida quotidiana. Cada vez começa a ser mais frequente as dificuldades para conciliar o sono, distúrbios alimentares (bulimia, anorexia), e ataques de choro repentinos sem motivo aparente. Evita ficar sozinho, pede a um adulto ou a alguém de confiança que fique com ele todo o tempo.

4

Aspetos emocionais. Há uma mudança drástica no seu humor, geralmente caracteriza-se por um retraimento, mas de vez em quando aparecem comportamentos agressivos e hiperativos. Apresenta características depressivas, há um notável aumento de ansiedade e manifesta traços de baixa autoestima.

5

Comportamentos sexuais. Têm conhecimentos e comportamentos sexuais inadequados para a sua idade. Costumam fazer desenhos, ter fantasias ou participar em jogos que têm referencia a atividades sexuais. Também costumam vestir uma quantidade de roupa excessiva para sair de casa ou dentro de casa, como forma de dificultar o abuso.

6

Comportamentos destrutivos. Podem ter comportamentos violentos contra si mesmos, gerando todo o tipo de lesões inclusivamente em alguns casos, estas crianças tiveram ideias ou comportamentos suicidas.

7

Relações interpessoais. Têm dificuldade para se relacionarem com crianças da sua idade. Muitas vezes, negam-se a visitar familiares ou amigos da família. Tendem a afastar-se dos seus amigos e familiares. Veja também o nosso artigo sobre como tratar uma criança vítima de abuso sexual.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se uma criança é vitima de abuso sexual, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Se suspeita que uma criança está sendo abusada, fale com ela e consulte urgentemente um especialista.
Comentários (40)

Escrever comentário sobre Como saber se uma criança é vitima de abuso sexual

40 comentários
DELZANIRA JUSTA DA SILVA
Ola, boa noite! muito interessante, pois trabalho em um Serviço de Acolhimento infantil, e me deparo sempre com esse tipo de violação de direitos.
SANDRA
MINHA FILHA MUDOU MUITO NA ESCOLA E COMEÇOU A FAZER C OCO NA ROUPA ? O Q UE FAÇO???
Anonimo
Eu suspeito que minha sobrinha bebezinha esteja sofrendo abuso sexual por parte de outros individuos e que o pai da bebezinha a entrega para os moderadores aqui perto de casa.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi! Nesse caos, você deve encaminhar sua preocupação para a polícia para que a criança tenha o apoio necessário.
A sua avaliação:
Andrea Gonçalves
Boa tarde ... tenho uma priminha e estou muito preocupada, os país dela são separados e a mãe mora com várias pessoas. Mãe , irmã e de vez em quando vão os namorados delas lá . Ela tem 18 meses e não deixa trocar a fralda de jeito nenhum , grita muito , e qnd pegamos pra trocar ela vira a cara pro lado e nem olha pra nossa cara , parece q está morta . Estou desesperada, tem diarreias constantes .
Carla Silveira Gonçalves
Oi meu nome é Carla e tenho uma filha de 2 anos e meio e ela diz que o papai faz dodoi na pepeca....me apavorei e levei ela no médico e ele disse que não havia nada de estranho na perereca dela....pergunto "papai faz dodoi? E ela diz q sim pergunto onde ele bota a mão na perereca, aí pergunto denovo ela põe a mão na cabeça e no braço entre outros lugares e agora o que fazer será mentira ou verdade....brinco de bater no pai dela quando ela diz q ele bateu nela de mentirinha, será que tem haver o que eu faço mas ela é grudada no pai dela mas não pede pra mim sair de perto nem nada...por favor me ajudem.
thais
oi... hoje eu passei pela mesma situação! ! minha filha disse que o papai machuca e q doi muito... Estou totalmente perdida. Falei com o pai dela... vou levar ela na pediatra logo mais... mas oq fazer??
Moacir eduardo da fonseca
Ficamos sabendo através de um desenho
Raquell
Gente minha filha de um ano.seis meses esta sempre assada e sempre fica mexendo na pepeca quando vou limpa ela rir e sente coscar parece ser bom ... e doe quando vou limpa.
MARIA MONICA DE FIGUEIREDO
Hoje tenho 56 anos ,fui abusada por um menino de 15 anos eu tinha 11 anos ele era obcecado por mim apesar de não lembrar de nada, hoje a 7 meses encontrei esse homem hoje com 60 anos guardei isto comigo 45 anos e ele após esse encontro tive que descobri porque não lembrava com força e coragem sai com ele mas dessa vez precisava ter a certeza e ele diz com o maior cinismo que fazia sexo comigo ai eu pergunto como se nen brincava com ele na época era um menino insignificante como ele conseguiu, depois do abuso o meu irmão descobriu e perguntou o que ele estava fazendo comendo sua irmã ai ele parou o que faço agora que descobri e esse homem eu fiquei cara a cara.
Lu
Sei o que vc passou; também passei. Te pergunto. Vai trazer de volta sua integridade sexual? Vai sair o ódio, o vazio, a indignação? E tirar o fantasma da angústia, do trauma, e secar as lágrimas das lembranças??? Não... Não... Não e não..., Então a única coisa a se fazer é SEGUIR EM FRENTE. E entregar uma carta dizendo tudo o QUE Ele te causou.... Mas que Você foi mais forte que Ele, Todos os dias! Porém, Ele pode Orar e pedir a Deus que proteja centenas de crianças passando por isso! TODOS OS DIAS; EM TODO PLANETA......
Lara
Minha filha de 3 anos só quer dormir com o pai e não quer q eu assista ele a colocando pra dormir. CHORA MUITO até q eu saia de perto. Ela dorme na cama com agente. Um dia, de madrugada peguei ele segurando ela por traz com a mão na pepeca dela. Não estava tocando ou carícias, mas estava lá. Acordei ele na hora e briguei com ele. Ele disse que eu estava maluca e me mandou tirar foto e denunciar. Estou com isso na cabeça. Não sei se é loucura da minha parte ou se pode haver algo realmente. Ela está sempre assada tadinha, será q está sendo molestada pelo pai? Mas ela só quer ficar junto dele. Isso seria possível? Como descobrir?
thais
minha amiga , nunca se deve colocar uma criança para dormir no meio do casal, esta errado , e a criança nesta idade nao tem compreenção , para ela o abuso muitas vezes é interpretado como carinho , e ela vai querer ficar perto sim de quem esta abusando, por que na maioria das vezes quem abusa nao vai ser grosso , ele vai convercer a criança que isso é uma brincadeira que a mamae nao pode saber , que é carinho , e que eles sao amigos e amigos guardam segredos , para que ela nao conte a ninguem , eu sei o que estou falando minha amiga , foi assim que fizeram comigo, eu nunca falei nada a ninguem , eu ganhava presentes , e agrados , e nao cabeça de uma criança ela jamais vai compreender o que estao fazendo com ela ,,, tome cuidado , leve ela a um psicologo para ter certeza, e cama de casal nunca se coloca criança , por que a cama do casal é lugar de intimidade, minha amiga , nao deixe sua filha passar por isso
Michele
O meu filho a mais de 1semana nao quer ir a escola e quando chega la ele diz que esta passando mal fica muito ancioso,seu comportamento mudou esta muito agressivo sera que ele esta sofrendo abuso sexual.