Como saber se uma criança é vitima de abuso sexual

Como saber se uma criança é vitima de abuso sexual

O abuso sexual infantil é um dos problemas mais graves que temos na nossa sociedade. Os meninos/as vítimas destas situações, por várias razões, não costumam informar sobre o que está acontecendo, por isso, é importante estar atento perante qualquer sinal que nos possa indicar que uma criança está a sofrer de abuso sexual. Esta situação gera na criança, uma serie de comportamentos e reações que não são próprias da sua idade, inclusivamente as consequências psicológicas que este problema acarreta, são ainda mais graves. Portanto, é necessário que se uma criança tiver sido vítima de qualquer tipo de abuso, seja tratada por um especialista o mais rápido possível. A seguir, apresentamos-lhe, como saber se uma criança foi abusada sexualmente.

Passos a seguir:
1

Lesões visíveis. Tem a ver com todas as marcas visíveis, que nem sempre são evidentes. A criança pode ter dificuldade em caminhar ou sentar-se, pode apresentar hematomas, mordidas e inclusivamente infecções nas zonas genitais. Em alguns casos, aparecem rasgões nas roupas, sangue na roupa interior, etc.

2

Comportamentos. Têm comportamentos regressivos que são típicos de crianças mais pequenas, como por exemplo não ter controlo do esfíncter. Também é comum que o seu rendimento escolar baixe consideravelmente e que tenha comportamentos agressivos e de hiperatividade.

3

Vida quotidiana. Cada vez começa a ser mais frequente as dificuldades para conciliar o sono, distúrbios alimentares (bulimia, anorexia), e ataques de choro repentinos sem motivo aparente. Evita ficar sozinho, pede a um adulto ou a alguém de confiança que fique com ele todo o tempo.

4

Aspetos emocionais. Há uma mudança drástica no seu humor, geralmente caracteriza-se por um retraimento, mas de vez em quando aparecem comportamentos agressivos e hiperativos. Apresenta características depressivas, há um notável aumento de ansiedade e manifesta traços de baixa autoestima.

5

Comportamentos sexuais. Têm conhecimentos e comportamentos sexuais inadequados para a sua idade. Costumam fazer desenhos, ter fantasias ou participar em jogos que têm referencia a atividades sexuais. Também costumam vestir uma quantidade de roupa excessiva para sair de casa ou dentro de casa, como forma de dificultar o abuso.

6

Comportamentos destrutivos. Podem ter comportamentos violentos contra si mesmos, gerando todo o tipo de lesões inclusivamente em alguns casos, estas crianças tiveram ideias ou comportamentos suicidas.

7

Relações interpessoais. Têm dificuldade para se relacionarem com crianças da sua idade. Muitas vezes, negam-se a visitar familiares ou amigos da família. Tendem a afastar-se dos seus amigos e familiares. Veja também o nosso artigo sobre como tratar uma criança vítima de abuso sexual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma criança é vitima de abuso sexual, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Se suspeita que uma criança está sendo abusada, fale com ela e consulte urgentemente um especialista.