Alfabetização

Como decorar regras de gramática

Alana Martins
Por Alana Martins. Atualizado: 26 fevereiro 2018
Como decorar regras de gramática
Imagem: revistaplaneta.terra.com.br

Escrever um texto utilizando todas as regras que a escrita culta exige nem sempre é uma coisa simples. É a ortografia que tem que ser escrita de forma correta, são os sinais de pontuação sempre tem a hora exata de serem aplicados. E os hífens? Sempre confundem a cabeça de qualquer um.

Perguntas como: "uso ou não uso crase?" ou "Será que essa palavra tem acento?" são questões rotineiras no nosso dia a dia. Se você quer aprender a como decorar a gramática fique atento nas dicas que nós em UmComo.com.br preparamos para você!

Também lhe pode interessar: Como se escreve com certeza ou concerteza
Passos a seguir:
1

Escreva todos os dias: obviamente quanto menos você escreve menos conseguirá assimilar as regras de gramática que são necessárias para escrever um documento formal. A prática é aliada da perfeição, quanto mais você escrever mais você conseguirá aplicar seus conhecimentos.

 

2

Leia sempre: ler além de ajudara estimular a memória também vai te ajudar á decorar de forma mais visual as regras de gramática. Quando estiver lendo um livro, tente durante a leitura perceber como estão sendo utilizadas as regras, perceba também a escrita correta das palavras.

3

Saiba a função das classes gramaticais: Saber a função das classes vai te ajudar muito na hora de fazer uma analise sintáxica da oração. Um exemplo é verbo e advérbio. Para classificar uma oração você precisa saber para que realmente cada grupo da oração serve.

Ex: verbo: normalmente indica uma ação: Correr, gritar, falar etc.

Advérbio: Indica tempo: hoje, ontem, anteontem, amanhã, etc.

Indica lugar: aqui, ai, ali, cá, acolá, longe, perto, etc.

E também pode indicar modo: bem, mal assim, depressa, devagar, etc.

Percebe como fica mais fácil saber classificar as palavras se você conhece as funções delas? Treine isso, e classifique o maior número de palavras dentro de uma oração.

4

Cuidado com as gírias: na hora de falar você pode usar as gírias que quiser, até porque cada região tem as suas respectivas gírias. Mas na hora de escrever um texto formal jamais se pode usar gírias no decorrer do texto. Uma das regras básicas para se dar bem em redação, principalmente em concursos públicos e vestibulares, é escrever palavras corretas e formais.

5

Não abrevie palavras: com o aumento das redes sociais todo mundo usa palavras abreviadas para se comunicar de forma mais rápida. Abreviações como: "vc, msm, tbm" e outras são muito utilizadas no dia a dia de quem conversa pela internet. Mas na hora de escrever é importante que você utilize a norma correta da escrita, sem abreviações. Assim você conseguirá decorar mais rápido a grafia correta das palavras.

6

Crase: existem regrinhas fundamentais na hora de usar a crase. Quando estudá-las tente escrever essas regras de uma forma que você entenda, transcreva-as no seu caderno de anotações de um jeito mais simples.

Ex: - Vou à, vou dá: crase haverá

- vou a, e volto de: crase para que?

 

Fácil né? Você pode fazer isso com todas as regras, faça analogias simples para que você consiga decorar as regrinhas que tanto confundem sua cabeça de forma mais simples.

7

Use a criatividade: é fundamental para decorar as regrinhas que você use e abuse da sua criatividade, inclua as regras em letras de música, faça paródias com a música que você mais gosta para te ajudar a lembrar as regrinhas básicas da gramática. Assim você conseguirá uma boa nota na avaliação que vai prestar e ainda dá boas risadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar regras de gramática, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Viu como é simples? Você pode sim escrever corretamente apenas seguindo essas dicas! Se você tem mais alguma dica para escrever e falar corretamente, comente! Vamos adorar saber sua opinião!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
junior
No sexto colocaram acento agudo.
Editor umComo.com.br
Oi Junior, valeu pelo reparo. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
Imagem: revistaplaneta.terra.com.br
Como decorar regras de gramática