Corrigir a escrita

Como se escreve com certeza ou concerteza

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 23 novembro 2017
Como se escreve com certeza ou concerteza
Imagem: palavradodia.com

A Língua Portuguesa possui muitas regras, o que acaba por confundir, até mesmo, os seus nativos. E isso acontece bastante com a locução adverbial “com certeza”, uma vez que sua sonoridade confunde o ouvinte e ficamos sem saber se a expressão deve ser escrita com uma ou duas palavras. Em umComo.com.br perceba que não é tão difícil compreender a estrutura da expressão e não passe mais vergonha por aí. Continue lendo e saiba como se escreve com certeza ou concerteza.

Também lhe pode interessar: Como se escreve ainda sim ou ainda assim

Índice

  1. A origem do erro
  2. Afinal, é junto ou separado?
  3. Exemplos
  4. Agora que você aprendeu, passe adiante

A origem do erro

Com a inserção das mídias sociais e pela pressa que temos ao nos comunicar com o outro, algumas palavras sofrem uma junção indevida, uma abreviação mal elaborada e acabam por ferir a gramática normativa e os dicionários do gênero. E, por costume de escrever assim para os amigos e familiares em chats e redes sociais, alguns de nós acabam por escrever errado também em provas escolares, documentos do trabalho e em provas de concursos. Há também a possibilidade de você não conhecer determinada palavra, ver a grafia incorreta em algum lugar e começar a adotá-la como oficial. Todos estamos suscetíveis ao erro e ao mal uso da Língua.

Afinal, é junto ou separado?

O correto é “com certeza”, separado. Já que a expressão é uma locução adverbial.

A locução adverbial caracteriza-se por duas ou mais palavras que, juntas, alteram o sentido do verbo, exercendo a função de substantivo ou pronome. Dessa forma, a junção da preposição “com” e o substantivo “certeza” deve ser escrita separadamente, com o intuito de indicar convicção e afirmação de algo. Com certeza significa o mesmo que sem dúvida, certamente, claro. E pode indicar, também, uma probabilidade.

A grafia segue a mesma norma de: com satisfação, com amor, com carinho.

Há quem escreva também o “com migo”. No entanto, “comigo” não é uma locução adverbial, mas um pronome pessoal (preposição com + pronome pessoal antigo migo. Atualmente, esse pronome não existe mais e a palavra adotou uma forma presa).

Exemplos

Os exemplos fazem com que memorizemos muitas normas da gramática e são fundamentais para a interiorização e melhor aplicação em nosso cotidiano.

  • Ela irá, com certeza.
  • Este é, com certeza, o lápis que eu perdi.
  • Com certeza, voltarei a procurá-lo.
  • Ele te ama, com certeza.
  • Você irá? - Com certeza!

Agora que você aprendeu, passe adiante

Concerteza é uma palavra que não existe em nosso vocabulário. Portanto, está errada.

Algumas outras expressões que também são escritas erradas por aí: de novo (e não denovo), de repente (e não derepente ou derrepente), a gente (o mesmo que nós - e não agente)...

Então, quando visualizar alguma postagem com essa palavra na sua timeline do Facebook ou zapeando no seu WhatsApp, não titubeie e corrija quem a escreveu. A escrita correta deve ser difundida pelo mundão afora. Se cada um de nós fizermos nossa parte, nosso país pode ficar livre da ignorância quanto ao uso de nossa Língua. E, lembre-se: ninguém nasceu sabendo.

É importante deixar claro que devemos difundir a grafia correta das palavras ou expressões, mas sem zombar ou denegrir a imagem do outro. Nas redes sociais, vamos chamar a atenção pelo bate-papo, já que ele é privado. Fazer comentários ofensivos no post do seu amigo ou familiar, chamá-lo de “burro” ou algo do gênero vai fazer com que o ignorante seja você. Políticas de boa convivência vêm bem a calhar.

Veja também: Escreve-se mussarela ou muçarela?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve com certeza ou concerteza, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: palavradodia.com
Como se escreve com certeza ou concerteza