Partilhar

Como se escreve ainda sim ou ainda assim

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 7 fevereiro 2017
Como se escreve ainda sim ou ainda assim

É muito comum a todos nós termos dúvidas sobre a língua tão complexa que é o português. Mesmo sendo a língua mãe de muitas pessoas, existem diversos problemas fonéticos que nos impedem de ter uma compreensão total de alguns termos e isso pode nos levar a diversos erros. É comum sempre ver que existem erros que são comuns, como a questão dos porquês ou ainda a questão do afim ou a fim. Outro erro muito natural e totalmente compreensível é confundir a expressão "ainda assim" com "ainda sim". Isso causa muita confusão na cabeça de muitas pessoas. Para esclarecer essa dúvida de uma vez por todas e não ter mais confusão sobre como se escreve ainda sim ou ainda assim, continue lendo esse artigo que umComo desenvolveu para você.

Também lhe pode interessar: Como se escreve catorze ou quatorze
Passos a seguir:
1

Primeiramente, é importante frisar que isso é uma confusão comum e que não existe problema algum em cometer erros. Ainda mais quando se está falando de ainda sim e ainda assim. Essa questão se torna um pouco mais complexa graças a proximidade fonética e silábica que essas expressões (ou locuções) possuem. O foco é sempre corrigir esses erros para ter uma escrita mais correta e mais adequada às situações, ou seja, para não ficar feio na frente da galera.

2

Ainda assim é uma expressão que pode ser usada como sinônimo de entretanto, no entanto, apesar de, porém, mas ou todavia. Trocando em miúdos, é uma expressão que tem sentido de contradição. Vejamos:

  • Ele se esforçou, ainda assim isso não foi o bastante
  • Fui picado por um animal, ainda assim não acho que eu devo me preocupar

O que pode ser claramente:

  • Ele se esforçou, mas isso não foi o bastante
  • Fui picado por um animal, mas não acho que eu devo me preocupar

Essa funcionalidade de "ainda assim" é chamada de conectividade de oposição, ou seja, ela tem o sentido de confrontar uma suposição que já havia sido feita. Ou seja, fixe na sua cabeça que ainda assim é uma expressão que tem ideia de contraposição, oposição, questionamento, ou seja, desconstrói a primeira ideia.

3

Ainda sim é um termo muito raro e de pouco uso no linguajar do português. Geralmente, ele é atribuído ao mesmo sentido de "ainda assim", mas eles não tem conexão nenhuma, exceto pela semelhança fonética. Ainda sim é utilizado muitas poucas vezes, majoritariamente em diálogos e não em discursos, o que torna a sua existência ainda menos verificável. Vejamos um exemplo:

  • "Você ainda quer brincar de boneca?" "Ainda sim"

Sintaticamente não está errado, mas é inusual e soa incorreto, então, para sua segurança, evite o termo "ainda sim".

4

Em resumo, vemos que "ainda assim" é a maneira de escrever que é mais correta para o emprego que lhe é dado, o de conector de oposição e o "ainda sim" é uma frase muito rara e complexa, que quase nunca tem a ver com o sentido dado.

Então, quando for falar ainda assim, por segurança, escreva "ainda assim", em 99,9% das vezes é a maneira correta. Veja nosso outros artigos sobre grafia e português:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se escreve ainda sim ou ainda assim, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se escreve ainda sim ou ainda assim

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
keler
ha sim assim como se escreve

Como se escreve ainda sim ou ainda assim
Como se escreve ainda sim ou ainda assim

Voltar ao topo da página