Gramática

Verbos transitivos e intransitivos: o que são, diferenças e exemplos

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 13 junho 2023
Verbos transitivos e intransitivos: o que são, diferenças e exemplos

Os verbos são essenciais em castelhano para definir a ação realizada pelo sujeito dentro de uma frase. Sem eles, frases completas e com sentido não poderiam ser feitas, por isso é importante saber tudo sobre seu significado, bem como suas funções gramaticais. Nesse sentido, aparecem duas das qualidades que um verbo pode ter: transitivo e intransitivo.

Tomando o significado como principal ponto de partida, transitividade e intransitividade são as duas qualidades que definem o verbo em castelhano. Para entender como esses tipos de verbos e suas respectivas estruturas são utilizadas na hora de compô-los gramaticalmente, é importante se aprofundar neste tema. Para descobrir tudo sobre verbos transitivos e intransitivos: o que são, diferenças e exemplos, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Índice

  1. Verbos transitivos: o que são e para que servem
  2. Verbos intransitivos: o que são e para que servem
  3. Diferenças entre verbos transitivos e intransitivos

Verbos transitivos: o que são e para que servem

Um verbo transitivo é aquele que requer a presença de dois ou mais complementos dentro de uma frase. Esses complementos são classificados como "argumentos" e têm como função principal completar o sentido do verbo, pois sem eles não seria possível compreender o sentido da frase.

Um bom exemplo é o verbo oferecer, pois é formado a partir da seguinte estrutura: "Alguém oferece algo a alguém". Desta forma, para que a frase tenha significado completo, ela requer, em nível sintático e semântico, a presença de um sujeito (ou seja, a pessoa que oferece), um objeto direto (a coisa ou objeto que está sendo oferecido) e um objeto indireto (ou seja, a pessoa a quem a coisa ou objeto está sendo oferecido).

Exemplos de verbos transitivos

  • Te ofereço minha ajuda.
  • Christian bebe cerveja.
  • Eu comi mais do que o necessário.
  • Eu sempre gosto de ler antes de comer.
  • Outros verbos transitivos: comprar, beijar, ter, explicar.

Na primeira frase, o verbo "oferecer" rege 3 argumentos: um sujeito (elíptico neste caso: "eu"), um objeto direto ("minha ajuda") e um objeto indireto ("te").

Por outro lado, alguns verbos transitivos funcionam como intransitivos, ou seja, sem a manifestação explícita do objeto direto na frase. Um exemplo é o verbo beber em "Christian bebe cerveja", pois é um verbo transitivo que requer a existência de um sujeito e de um objeto direto.

No entanto, em castelhano é possível dizer "Só bebi porque estava com muita sede", pois, em nível semântico, entende-se a informação de que o que se bebe é algum líquido.

O mesmo ocorre com o verbo comer em frases como "Eu comi mais do que o necessário", pois se refere a algum tipo de alimento, assim como com o verbo ler em "Eu sempre gosto de ler antes de comer", pois entende-se que se leem revistas ou livros.

Verbos intransitivos: o que são e para que servem

Ao contrário dos transitivos, os verbos intransitivos são aqueles verbos que não precisam da presença de argumentos para entender seu significado completo: na própria forma do verbo você encontrará todas as características semânticas necessárias para entendê-lo e saber como usá-lo.

Exemplos de verbos intransitivos

  • Você perdeu muito peso neste inverno.
  • O ladrão fugiu pela porta.
  • A menina dorme.
  • Meu irmão nada.
  • Outros verbos intransitivos: chorar, aparecer, sorrir, morrer.

Na primeira frase, o verbo "emagrecer" é construído apenas com o sujeito (alguém "emagrece"), portanto não há objeto direto nem objeto indireto: "Perdeu muito peso neste inverno".

No umCOMO te ensinamos Como aprender a rimar.

Verbos transitivos e intransitivos: o que são, diferenças e exemplos - Verbos intransitivos: o que são e para que servem

Diferenças entre verbos transitivos e intransitivos

Depois de ajudar você a descobrir as principais características dos verbos transitivos e intransitivos e para que serve cada um deles, no umCOMO vamos detalhar quais são as diferenças entre as duas tipologias verbais.

O principal diferencial entre verbos transitivos e intransitivos é a presença ou ausência de um ou mais objetos diretos. Como foi explicado ao longo deste artigo, existem verbos, como é o caso dos transitivos, cujo significado não é completo se não forem acompanhados de um sujeito e do objeto direto.

Por outro lado, outros verbos, como é o caso dos intransitivos, precisam apenas que o sujeito esteja na frase, pois é ele quem executa a ação. Para que você possa entender facilmente esse elemento distintivo entre verbos transitivos e intransitivos, a melhor maneira é dar vários exemplos de cada tipo.

Exemplos de frases com verbos intransitivos

  • Os gatos brincam.
  • Minha tia sorri.
  • O ladrão fugiu.
  • O cachorro dorme.
  • Meu primo chora.
  • O pássaro morreu.

Exemplos de frases com verbos transitivos

  • David comprou comida para viagem.
  • Pegue a moto para irmos à praia.
  • Cristina olhou para o relógio da cozinha.
  • Ernesto fez aniversário no mês de maio.
  • Ligue o carro antes de sair para uma viagem a Miami.
  • María estuda Medicina desde 2020.
  • Juan Carlos quer ir ao shopping neste sábado.

Agora que você já sabe sobre os verbos transitivos e intransitivos: o que são, diferenças e exemplos, vamos te ensinar os Tipos de sintagmas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Verbos transitivos e intransitivos: o que são, diferenças e exemplos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Verbos transitivos e intransitivos: o que são, diferenças e exemplos