Aprender e falar francês

Como formar o plural em francês

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 novembro 2018
Como formar o plural em francês

Forme o plural de muitos nomes franceses acrescentando simplesmente um s no fim. Os nomes em francês que terminam em -eu, -eau, e -au, geralmente têm um x adicional no plural. Os substantivos em francês que terminam em -al, geralmente formam o plural acrescentando uma -aux no lugar da -al final. Os substantivos que terminam em -s, -x e -z em sua forma masculina não mudam no plural. Os substantivos que terminam em -an, -en e -on adicionam um -ne no feminino no singular. Acrescente -nes no plural.

Também lhe pode interessar: Como pôr o acento circunflexo em francês

Passos a seguir:

1

Forme o plural francês de nomes franceses regulares e adjetivos, simplesmente adicionando uma -s no fim da palavra. Exemplos dessa norma no idioma incluem: "Le livre intéressant" (o livro interessante, singular) em comparação com "les livres intéressants" (livros interessantes, plural), "le stylo noir" (o lápis preto, singular) e "les stylos noirs" (os lápis pretos, plural), e "la robe verte" (o vestido verde, singular) frente ao "les robes vertes" (os vestidos verdes, plural): a terminação feminina no substantivo "une robe" deve estar de acordo com o adjetivo que termina, por isso é -es em "vertes".

2

Forme o plural francês de substantivos e adjetivos que já tem um -s, -x ou -z no fim da palavra singular através da retenção do original -s, -x ou -z no final. Exemplos dessa norma no idioma incluem: "le mauvais pays" (o país ruim, singular) em comparação com "les pays mauvais" (os países ruins, plural), "Le Nez" (o nariz, singular) frente ao "les nez" (os narizes; plural).

3

Forme o plural francês dos nomes e adjetivos terminados em -al, -ail ou -au, transformando o final original em -aux. Um exemplo dessa regra na língua inclui: "Le Cheval royal" (o cavalo real, singular) frente ao "les chevaux Royaux" (os cavalos reais; plural).

4

Forme o plural dos substantivos que terminam em -eu e -eau adicionando um X no final. Forme o plural dos adjetivos que terminam em -eu, adicionando um -s no fim. Os adjetivos que terminam em -eau formam o plural adicionando um -x no fim. Exemplos dessas normas na linguagem são: "le cheveu bleu" (cabelo azul, singular) frente ao "les cheveux bleus " (cabelos azuis, plural), "le nouveau bouleau" (a árvore nova, singular) em comparação com "Les Bouleaux nouveaux" (o bosque novo, plural).

5

Forme o plural dos substantivos que terminam em -ou através da adição de uma letra -x no final. Forme o plural dos adjetivos terminados em -ou através da adição de uma -x no final. Um exemplo disso na linguagem seria: "Le Bijou doux" (jóia doce, singular) e "Les Bijoux doux" (as jóias doces, plural).

Sugestão: As melhores frases em francês para status

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como formar o plural em francês, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Preste atenção na formação irregular dos substantivos franceses como
  • Tenha em consideração que alguns nomes seguem a formação regular do plural, mas são pronunciados de forma diferente, como
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como formar o plural em francês