PARTILHAR

Quais são os diferentes tipos de parágrafo

Quais são os diferentes tipos de parágrafo

Um parágrafo é cada uma das partes nas quais estão divididos os textos, os quais começam com uma letra em maiúscula e finalizam com um ponto final. Mas, além disso, estes parágrafos podem ser divididos em diferentes tipos de acordo com a forma e o tipo de espaço com o que comecem (recuo). Se você quer saber quais são os diferentes tipos de parágrafo, em umComo.com.br explicamos.

Também lhe pode interessar: Quais são os tipos de texto?

O parágrafo comum

Chama-se assim ao parágrafo que está completamente justificado em cada uma de suas linhas. Começa com um pequeno espaço ou recuo na primeira linha. A justificativa é realizada em cada uma de suas linhas, da direita à esquerda, o que torna possível que todo o texto fique enquadrado. Se a última linha for mais curta, também produzirá recuo na parte direita e só ficará justificada pela esquerda. Este parágrafo é o mais usado nas obras em geral: narrativa, técnica, científica, histórica, etc.

O parágrafo moderno

É também chamado de parágrafo alemão. Este não leva recuo em nenhuma linha do texto. O texto também está completamente justificado, em cada uma de suas linhas e por ambos os lados, direito e esquerdo. A última linha pode ser mais curta. Este parágrafo é muito usado em certos tipos de composições como dicionários, índices, artigos, etc. Em algumas revistas também se pode ver este tipo de parágrafo.

O parágrafo francês

Neste tipo de parágrafo, o recuo é utilizado ao contrário do parágrafo comum: a primeira linha não contém espaço nenhum, não tem recuo, no entanto, têm recuos todas as outras linhas de ambos os lados.

O parágrafo em bandeira

Também é conhecido como composição quebrada ou composição em bandeira. Consiste em compor o texto sem nenhum recuo e justificado somente por um dos lados do texto. Se o justificado fica à esquerda, fala-se de bandeira pela direita, e se fica à direita, de bandeira pela esquerda. A parte não justificada marca o texto como em dentes de serra.

O bloco

É um tipo de parágrafo no qual todas as linhas são iguais, inclusive a última. Caso a última linha seja mais curta e seja centralizada, consegue-se o parágrafo espanhol. Este tipo de parágrafo é utilizado nas epígrafes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os diferentes tipos de parágrafo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Atumane Pedro
peço exemplo correcto d paragrafo e periodo
fernanda
exemplos de paragrafos ajudaria
Moisés Cruz
Para que a matéria ficasse esclarecedora, exemplos de parágrafos, seriam bem-vindos...
Quais são os diferentes tipos de parágrafo
Quais são os diferentes tipos de parágrafo

Voltar ao topo da página ↑