menu
Partilhar

Tipos de livros

 
Por Juliana Ribeiro. 28 dezembro 2023
Tipos de livros

Os tipos de livros são livros de capa dura, livros de capa mole, livros grampeados, livros encadernados em espiral, E-books, livros de literatura, livros de consulta e de referência, livros ilustrados, livros didáticos, livros informativos, livros manuais ou práticos e livros técnicos.

Livro é um formato de publicação composto por uma série de folhas de papel unidas de um lado, encadernadas e protegidas por capa ou papel cartão. Desde o seu surgimento na antiguidade, os livros têm sido o principal meio de preservação e divulgação da escrita, bem como da ilustração na maioria das culturas. Por esta razão, diferentes tipologias surgiram ao longo da história.

Contudo, a verdadeira massificação do livro ocorreu após a invenção da imprensa no século XV. Existem diferentes critérios para distinguir os tipos de livros existentes, mas os principais utilizados para classificá-los são o tipo de encadernação e o tema abordado. Para descobrir que tipos de livros existem e suas respectivas características, no unCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como começar a escrever um livro

Livros de capa dura

Também chamados de livros de papel cartão, suas capas são feitas de um papelão rígido e resistente que se fixa ao papel do livro por meio de colagem. Este formato também é conhecido como capa dura ou comercial e é comumente usado em edições de luxo, livros de fotografia ou arte, ou em certas coleções de literatura.

Tipos de livros - Livros de capa dura

Livros de capa mole

A capa desses livros é mole ou rústica e são feitas de papelão mole ou cartolina que adere ao papel por colagem. Também conhecido como brochura, esse formato é muito mais barato que a capa dura e é usado em livros de bolso e coleções populares.

Tipos de livros - Livros de capa mole

Livros grampeados

Os livros grampeados ou de cavalete possuem capas que são feitas de papel ou papelão e são fixadas ao restante do conteúdo do livro por meio de grampos ou fechos, ou seja, com pequenos pedaços de fio inoxidável. É um tipo de encadernação simples e barata que se utiliza em plaquetas, brochuras e livros de poucas páginas.

Tipos de livros - Livros grampeados

Livros de espiral

Também conhecidos como wire-o books, suas capas de papelão são unidas ao restante do conteúdo por meio de uma série de espirais de metal que unem o material por meio de uma série de furos em uma das extremidades. Geralmente, é feita uma distinção entre livros espirais, ou seja, com um único fio, e livros wire-o, que são com dois fios.

Esse formato costuma ser utilizado para livros técnicos e educativos, bem como em livros de receitas, agendas e outras publicações similares.

Tipos de livros - Livros de espiral

Livros eletrônicos ou ebooks

Os E-books são livros digitais. Caracterizam-se por não possuírem capas ou encadernações, pois existem apenas como um simples arquivo de computador. São lidos por meio de leitor eletrônico, aplicativo de smartphone ou programa de computador.

Tipos de livros - Livros eletrônicos ou ebooks

Livros de literatura

Os tipos de livros também podem ser diferenciados pelos temas que abordam. Nesse sentido, um dos segmentos que mais produz livros é a literatura: são lidos pelo puro prazer do seu conteúdo e publicados em diversas coleções de leitura. Normalmente são de bolso, mas também existem formatos mais cuidadosos como edições de colecionador e/ou edições anotadas para análise de especialistas.

Por sua vez, os livros de literatura podem ser classificados de acordo com o tipo de obra que contêm, ou seja, a que tipo de gênero literário moderno pertencem. Portanto, eles podem ser diferenciados entre:

  • Livros de narrativa
  • Livros de dramaturgia
  • Livros de poesia
  • Livros de ensaio
  • Livros de não-ficção
Tipos de livros - Livros de literatura

Livros de consulta e de referência

Esses livros são aqueles utilizados para pesquisas ou esclarecimentos específicos. Portanto, eles não se destinam a ser lidos do princípio ao fim. É o caso de dicionários, atlas, glossários e enciclopédias, entre outros livros de estilo semelhante.

Geralmente são publicados em coleções de bolso, em edições volumosas e de capa dura, que se destinam a bibliotecas e estudiosos da área. Os livros de consulta e de referência não têm autor específico: a sua publicação é atribuída à instituição ou grupo editorial que os produziu.

Tipos de livros - Livros de consulta e de referência

Outros tipos de livros

Existem mais tipos de livros dependendo do tema que abordam, como os seguintes:

  • Livros ilustrados: são aqueles que incluem em seu conteúdo recursos gráficos como histórias em quadrinhos, livros de fotografia ou histórias em quadrinhos.
  • Livros didáticos: atualizados regularmente. Eles facilitam os processos educacionais. Um exemplo são os livros do ensino primário ou secundário.
  • Livros informativos: seu conteúdo é informativo. Ao lê-lo, você poderá conhecer a fundo um tema ou uma pessoa. Livros e biografias científicas populares estão incluídos nesta categoria.
  • Livros manuais ou práticos: ensinam habilidades, como resolver um problema, como funciona um dispositivo, etc. Nesta tipologia estão incluídos livros de receitas ou uma folha de instruções de um eletrodoméstico.
  • Livros técnicos: seus conteúdos são utilizados para estudo e atualização profissional, como é o caso dos livros de linguística ou de cálculo.

Agora que você conhece os tipos de livros que existem, não perca estes artigos sobre Como começar a escrever um livro e Nomes para livros.

Tipos de livros - Outros tipos de livros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de livros, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Tipos de livros
1 de 9
Tipos de livros

Voltar ao topo da página