Partilhar

Como lembrar do nome de uma pessoa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como lembrar do nome de uma pessoa

Todo mundo já passou por isso alguma vez: estar conversando com alguém que já viu várias vezes e, apesar de não ser o primeiro encontro, não ter jeito de lembrar seu nome. Pior ainda se for uma reunião de trabalho, onde devemos lembrar do nome de algum cliente, provedor ou colega e apesar de saber qual era, não lembrarmos. Ter a capacidade de memorizar os nomes é importante tanto na parte pessoal como profissional, mas existem truques para isso? A resposta é sim, por isso no umComo.com.br explicamos a você como lembrar direito do nome de uma pessoa.

Também lhe pode interessar: Como lembrar de tudo e ser mais produtivo
Passos a seguir:
1

O primeiro e mais essencial para ser capaz de lembrar o nome de uma pessoa é saber escutar. Ainda que pareça óbvio, se durante a apresentação estiver conversando com outro ou não estiver prestando atenção quando a pessoa disser seu nome, será impossível armazenar o dado em seu cérebro e portanto não poderá lembrar sem perguntar para outra pessoa como o fulano se chama.

Sempre que alguém se apresentar, escute o nome com atenção, e se não escutar porque há barulho, interferência ou porque o nome parece complicado, então diga amavelmente "desculpe, não ouvi direito, poderia repetir seu nome?"

Como lembrar do nome de uma pessoa - Passo 1
2

Quando já tiver esse dado deverá repeti-lo para reafirmar esse nome em seu cérebro. Existe uma forma simples e natural de fazer isso: quando a pessoa se apresenta e diz, por exemplo, "Olá, sou Carlos" você deverá dizer "Olá Carlos, prazer, eu sou fulano".

Essa reafirmação do nome da pessoa não só permite confirmar que entendeu bem mas também dá a você a oportunidade de repetir o nome mais uma vez, ajudando na memorização.

3

Agora, o que acontece quando se trata de um nome que soa estranho para nós? Isso dificulta ainda mais a possibilidade de memorizá-lo mas ao mesmo tempo o deixa mais interessante. Suponhamos que conhece uma garota chamada Visnú, um nome próprio do hinduísmo que corresponde a um de seus deuses. É possível que este nome não tenha nada a ver com você nem com sua cultura, talvez nunca o tenha ouvido antes, por isso será difícil de memorizar.

Para fazer isso, o melhor é quebrar o gelo, repetir o nome como sugerimos no passo anterior e depois, se a oportunidade permitir, perguntar a origem do nome e escutar a história. Estes dados permitirão criar associações mais adiante, que ajudem a memorizar. Se for possível, enquanto dura a conversa (mas sempre de forma natural) mencione um par de vezes mais o nome da pessoa para tentar memorizar melhor.

Como lembrar do nome de uma pessoa - Passo 3
4

Quando tiver seguido todos os passos anteriores é hora de memorizar para valer para que possa lembrar cada vez que encontrar com essa pessoa. Neste caso a opção mais adequada é sempre criar associações entre o nome e outra pessoa ou coisa para conseguir que sua memória o localize sempre.

O modo mais simples de fazer isso é identificando esse nome com outra pessoa ou personagem que conhecemos e que tem o mesmo nome. Por exemplo, cada vez que conheço um Antonio penso "ele se chama como meu pai", assim as possibilidades de esquecer são nulas. Mas por outro lado, quando digo a alguém o nome da minha mãe, Odette, ao saber que é menos comum ofereço às pessoas uma alternativa para que possam lembrar e que funciona muito bem: "Minha mãe se chama Odette, como a do Lago dos Cisnes". Muitas pessoas conseguem lembrar depois por este simples dado.

5

Para lembrar o nome de uma pessoa você pode estabelecer todos os tipos de associações por mais loucas que pareçam; algumas das mais comuns são:

  • O nome relacionado com outra pessoa que já conhece, a mais fácil de todas;
  • O nome relacionado com o protagonista de um filme, uma obra de teatro, um musical, um cantor ou um ator famoso. Por exemplo, Julia = Julia Roberts/ Miguel = Miguel Falabella / Odette = O Lago dos Cisnes, etc.
  • Relacionar o nome com um conceito vinculado, por exemplo Pomba = a pomba da paz, Rosa = a flor dos apaixonados, etc.
  • Uma das melhores e mais efetivas associações é a de rima, porque podemos brincar com nomes que são estranhos para nós e lembrar deles depois. Não importa que a rima não tenha nenhum tipo de coerência, o importante é lembrar do nome. Por exemplo Visnú = arroz com tutu / Rogelio = gás Helio / Camila = Manila
6

Estas são as melhores técnicas para lembrar direito do nome de uma pessoa, aplicando-as é quase certo que não esquecerá nunca mais de como alguém se chama. Além disso, damos outros conselhos para que consiga melhorar esta técnica em nossos artigos como exercitar a memória e como aumentar a memória e concentração.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lembrar do nome de uma pessoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como lembrar do nome de uma pessoa

O que lhe pareceu o artigo?

Como lembrar do nome de uma pessoa
1 de 3
Como lembrar do nome de uma pessoa

Voltar ao topo da página