Partilhar
Partilhar em:

Por que as pessoas distraídas são mais inteligentes?

Por que as pessoas distraídas são mais inteligentes?

É sabido que as pessoas mais inteligentes são distraídas, é possível que conheça alguma pessoa brilhante que comete os erros e as distrações mais simples. É inclusive possível que você viva em casa com uma pessoa que seja dotada inteligentemente, mas que é mais distraída que o normal ou inclusive carece de sentido comum em muitas das situações que vive diariamente. Neste artigo do umCOMO queremos explicar para você por que as pessoas distraídas são mais inteligentes. Continue lendo e descubra porquê!

Também lhe pode interessar: Como ser inteligente

São pessoas confiantes demais

As pessoas mais inteligentes são mais propensas a cometer erros de distração pela forma como utilizam a lógica. Existem pontos cegos em sua mente porque tendem a ser confiantes demais nas suas habilidades de raciocínio. Ou seja, estão habituadas a ter razão e a ter as respostas mais rápidas, por isso às vezes não se dão conta de que estão cometendo erros de distração por não prestarem atenção corretamente.

Toda uma vida de louvores e palminhas nas costas leva as pessoas inteligentes a serem confiantes demais em suas próprias habilidades, mas acumular tantos êxitos e aumentar tanto o ego, é potencializar expectativas altas demais. As pessoas inteligentes não costumam reconhecer quando precisam de ajuda e quando o fazem, pensam que não é uma ajuda totalmente correta.

Custa-lhes trabalhar em equipe

As pessoas inteligentes podem fazer coisas que são fáceis para elas, mas que para outros podem ser bastante complicadas. Devido a isso, exigem muito dos outros e põem o nível alto demais. Pensam que quando uma pessoa não consegue alguma coisa que é sempre por causa da falta de esforço. Isto fará com que perca a oportunidade de ajudar os outros a atingir os objetivos e ao não trabalhar em equipe, cometam mais erros do que se tivessem outras pessoas pensando com ele.

Têm menos inteligência emocional

As pessoas que são mais inteligentes em Coeficiente Intelectual (CI) costumam ser menos inteligentes em Inteligência Emocional (EI), algo que pode ajudá-los a ser mais distraídos neste aspecto sócio-afetivo. Muitas pessoas com altas capacidades intelectuais podem sentir que o êxito é a única coisa que importa e que as emoções podem ficar em um segundo plano.

É uma pena porque existem investigações que mostram que as pessoas com mais IE terão mais sucesso em suas vidas e cometerão menos erros sócio-afetivos, já que terão em conta também as emoções e os sentimentos dos outros. Ter empatia irá ajudar a estabelecer vínculos mais fortes com as outras pessoas.

Pensam muito rápido

As pessoas que são inteligentes pensam muito rapidamente, o que pode fazer com que fiquem impacientes e que atuem às vezes muito rápido e portanto, ao não pensar em todas as opções, errem.

As pessoas inteligentes costumam ser multitarefas e fazer várias coisas ao mesmo tempo, por isso não costumam ter tempos de inatividade. Pensam tão rapidamente que, quando estão fazendo várias tarefas ao mesmo tempo, sentem que está funcionando bem e que ainda podem assumir mais tarefas. Mas a realidade é que não é bem assim. Existem estudos da Universidade de Stanford que deixam claros que a multitarefa deixa menos produtivas as pessoas, por muito inteligentes que sejam. Ainda que as pessoas sejam mais inteligentes, se realizam atividades em multitarefa podem cometer mais erros e ter mais distrações que as pessoas que fazem as coisas de uma em uma.

A distração pode ser um grande problema

Quando uma pessoa inteligente tem muitas coisas importantes na cabeça pode ser que as coisas "menos importantes" não fiquem na cabeça. Por isso, com frequência pode esquecer se fechou com chave sua casa ou se fechou bem o carro. Mas o problema pode estar em esquecer, por exemplo, se desligou corretamente o gás da cozinha? É necessário que, se a distração se tornar um problema, se trabalhe com um profissional.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que as pessoas distraídas são mais inteligentes?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Por que as pessoas distraídas são mais inteligentes?

O que lhe pareceu o artigo?

Por que as pessoas distraídas são mais inteligentes?
1 de 3
Por que as pessoas distraídas são mais inteligentes?