Partilhar

Como ser mais sociável

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ser mais sociável

Saber conversar com os outros, se reunir com as pessoas e conhecer gente nova são as principais qualidades das pessoas sociáveis. Às vezes pode parecer uma habilidade inútil, mas a realidade é que no trabalho é uma qualidade altamente valorizada, permitindo gerar empatia e conquistar as pessoas. Se você se considera tímido e calado, em umComo.com.br damos alguns conselhos úteis para que descubra como ser mais sociável.

Também lhe pode interessar: Como ser mais extrovertido
Passos a seguir:
1

Confie em si mesmo, todos temos uma história interessante para contar, vemos o mundo de uma forma que nos faz diferentes. O importante é acreditar em si para se poder aproximar dos outro com segurança.

2

Comece uma conversa com as pessoas à sua volta, no trabalho, em uma reunião, em uma festa, pode sempre começar falando com as pessoas que estão por perto. Uma boa forma de quebrar o gelo é falar de algum tema banal como o tempo, alguma notícia recente ou algo quotidiano.

3

Mantenha sempre o contato visual ao falar com alguém. Isso demonstra segurança da sua parte, mas também permite criar empatia com a outra pessoa. Lembre-se que ter sentido de humor é muito apreciado, e quando for oportuno pode usá-lo, mas deixe sempre de lado o humor negro que pode dar um péssimo resultado quando acabamos de conhecer alguém.

4

Uma boa forma de ser mais sociável é dar conversa para conseguir conhecer mais sobre a outra pessoa. A maioria das pessoas gosta de falar sobre si mesma, por isso, pergunte a elas o que elas fazem, qual é a profissão delas, sem parecer um detetive e tentando detectar sempre os interesses em comum que vocês possam ter.

5

Anime-se a conhecer pessoas novas quando sair de casa e do trabalho. Não se sente sempre para almoçar sempre com as mesmas pessoas ou não saia de casa sempre sozinho e com planos solitários (ir ao cinema, por exemplo). Prefira lugares com pessoas e lugares onde possa colocar em prática suas habilidades sociais.

6

Quando conhecer alguém que realmente gostar, troque informações com ela (telefone, e-mail, Facebook, Twitter, etc.) para que possam manter contato e se ver novamente. Amizades muito bonitas nasceram desse jeito, você só deve estar disposto e deixar de lado a timidez.

7

Faça atividades que lhe obriguem a trabalhar em equipe, como cursos ou algum esporte. Também pode escolher atividades que lhe ajudem a conhecer pessoas novas, como ir à academia, frequentar um clube de leitura, etc.

8

Sorria, divirta-se, seja amável, educado, e trate bem as pessoas. As pessoas sentem-se atraídas por pessoas agradáveis e isso sempre vai ser um ponto a favor que ajudará você a ser mais sociável, é só se esforçar para o conseguir.

9

Pratique com seus parentes e amigos as técnicas básicas para socializar: preocupe-se por eles, ligue, use sua empatia, combine de fazer coisas juntos, etc. Lembre-se que ter uma vida socialmente ativa é importante para nossa saúde mental.

10

Não é uma tarefa simples: ela requer esforço, vencer a timidez e os tabus, se animar a conhecer pessoas novas e ser mais aberto com as pessoas ao seu redor, mas não se esqueça que a gente sempre lembra das pessoas amáveis, conversadoras e simpáticas, e os mais calados costumam passar despercebidos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mais sociável, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como ser mais sociável

O que lhe pareceu o artigo?

Como ser mais sociável
Como ser mais sociável

Voltar ao topo da página