Como ser mais culto
Nem todo mundo tem as mesmas inquietudes. Enquanto para alguns a cultura é algo que não é importante, outros se esforçam para ser cada dia um pouco mais cultos; e é isto que beneficia completamente o ser humano na hora de conversar com novos conhecidos ou colegas de trabalho, entre muitas outras coisas. Se você é daqueles que tem este tipo de inquietudes, mostramos alguns truques para aprender como ser mais culto.
Passos a seguir:
Ser mais culto implica gastar mais tempo em estudar e se formar. Se todo nosso dia investimos em trabalhar, comer, assistir TV e sair com nossos amigos, seguramente não conseguiremos ter muito tempo para aprofundar naqueles temas que mais nos interessem.
Para ser mais culto é necessário visitar lugares cheios de cultura como a biblioteca; e ler é uma das principais ferramentas do homem para adquirir cultura. Temos de ler muitos livros, todos eles de diversas matérias.
Se estamos interessados em algum tema concreto ou em alguma área, seja ciências naturais, psicologia ou filosofia, é interessante procurar eventos, palestras ou jornadas informativas que possamos assistir. Normalmente nestes eventos vão personalidades relevantes para realizar conferências, algo que pode vir muito bem para ampliar nossos conhecimentos sobre a matéria.
Se conhecemos gente que tem conhecimentos sobre temas que gostaríamos de saber mais, é bastante interessante falar com eles, deixar que nos falem de suas impressões e opiniões, isso sim, sempre raciocinadas para que possamos entender sua postura.
Para ser mais culto é necessário ler jornais e revistas diariamente. Só desta forma estaremos a par dos assuntos internacionais, motivo de muitíssimas palestras e conversas. Para isso, é melhor comprar vários jornais, assim conseguiremos diversos enfoques sobre um mesmo tema.
Não tenha medo de perguntar, ser mais culto não significa não ter inquietudes, muito pelo contrário contrário. O conhecimento pleno não existe, por isso qualquer pessoa pode ter dúvidas sobre um determinado tema.
Para ser mais culto é importantíssimo sair de vez em quando de nossa zona de conforto. Isto significa que ainda que existam temas que não são interessantes para nós, é conveniente se informar também sobre eles.
Por último, ainda que a televisão costume ser muitas vezes um inimigo para a cultura, não recuse programas educativos como os documentários, um formato que sem dúvida nos mostrará muita informação sobre temas interessantes.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mais culto, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.