Outras aprendizagens de competência para a vida

Como aprender mais rápido

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 13 fevereiro 2023
Como aprender mais rápido

Não nos enganemos, estudar implica fazer um esforço para adquirir e reter uma série de conhecimentos, algo que nem sempre é fácil. Infelizmente, não existem remédios mágicos e também cada pessoa tem uma facilidade maior ou menor na hora de aproveitar o tempo que dedica aos estudos. Ainda assim, é verdade que a forma como este estudo é realizado influenciará os resultados obtidos. Para se sair bem nas provas que podem estar próximas, no umCOMO damos a você a lista de truques sobre como aprender mais rápido. Anote!

Também lhe pode interessar: Como memorizar mais rápido

Índice

  1. Faça um plano de estudos
  2. Promova a concentração
  3. Truques e outras técnicas de estudo
  4. Regras mnemônicas
  5. Descanse e revise
  6. Memorize apenas o necessário
  7. Use a técnica One Shot
  8. Busque os conceitos básicos

1. Faça um plano de estudos

Se você deseja economizar tempo estudando, 'perder' parte desse tempo criando seu próprio plano de estudo é um ótimo começo. Fazê-lo implica um primeiro esforço na avaliação das disciplinas que tem de preparar, calculando o tempo que tem para o fazer (por exemplo, a data de realização de uma prova ou de provas de várias disciplinas).

Existem várias maneiras de fazer um plano de estudo eficaz. Cada pessoa terá que estruturar o que mais lhe convém, mas sempre cumprindo algumas premissas. Estabeleça um tempo mínimo e máximo de estudo que seja realista, por exemplo: 3 horas pela manhã e 2 à tarde. Defina também períodos de descanso, sempre curtos, entre 5 e 10 minutos, nem muito próximos nem muito distantes, por exemplo, a cada hora. Comece estudando o que tem mais dificuldade (ou menos te agrada) porque com a mente clara será mais fácil e levará menos tempo.

Ao iniciar seu plano, divida as disciplinas de estudo entre o tempo que você definiu para si mesmo. No dia a dia, ao terminar a primeiro 'jornada', prepare o que tem para fazer no dia seguinte... faça todos os dias para estabelecer uma rotina simples, porque mesmo que custe um pouco no início , com alguma prática, você poderá estudar cada vez mais rápido.

Como aprender mais rápido - 1. Faça um plano de estudos

2. Promova a concentração

É outro dos pontos essenciais para aproveitar seu tempo de estudo e aprender mais rápido. Encontre e crie um ambiente adequado, onde se possa concentrar, evitando distrações, como o celular, que é o principal "perigo". Um lugar tranquilo, onde ninguém o interrompa o tempo todo, com boa iluminação para que você fique confortável e com tudo o que você precisa para estudar, evitando levantar-se constantemente, ajudará cada hora que você estiver estudando a ser mais bem aproveitada.

3. Truques e outras técnicas de estudo

Há pessoas que, apenas lendo um texto, conseguem reter grande parte dos dados que ele contém, mas para a maioria das pessoas, estudar custa algo mais. Por isso, existem diferentes métodos para conseguir estudar mais rápido que se baseiam em extrair as informações mais importantes de um texto e fazer um esboço com elas. Os esquemas não são uma novidade, mas é comprovada a sua eficácia como elemento facilitador da memorização e do estudo.

Leia o que você tem a aprender e anote os principais termos e dados de forma ordenada e relacionando-os entre si. Desta forma, você terá iniciado o estudo quase sem perceber. Algumas pessoas preferem fazer um resumo ou mesmo desenhar figuras ou símbolos que as lembrem do que estão estudando... é uma questão de aplicar a melhor técnica para fixar no cérebro os conceitos básicos do que você está lendo.

4. Regras mnemônicas

Uma regra mnemônica é um pequeno truque para quando você está com pouco tempo e precisa estudar mais rápido. É especialmente válido para lembrar coisas muito específicas, como uma lista de nomes ou uma sequência de dados (reis, imperadores, países, instituições...). Pode ser uma regra que se baseia em criar uma nova palavra com as iniciais de todas aquelas que você precisa aprender e lembrar, ou que consiste em associar cada palavra a uma imagem. Existem muitas técnicas de estudo, algumas das mais originais, baseadas em regras mnemônicas.

Descubra Como estudar para uma prova.

Como aprender mais rápido - 4. Regras mnemônicas

5. Descanse e revise

Um bom descanso favorece um estudo eficaz. Ficar acordado até altas horas da madrugada tentando estudar não é um método que dê resultados satisfatórios. A fadiga tornará cada vez mais difícil para você entender um novo conceito ou memorizá-lo. Para progredir mais rapidamente no estudo, siga seu plano, durma e descanse o suficiente e reserve alguns minutos na manhã seguinte para revisar o que estudou no dia anterior. Essa é uma dica muito eficaz para que você saiba como aprender mais rápido.

6. Memorize apenas o necessário

É algo que a maioria dos professores concorda. Aprender as coisas de memória, sem entendê-las muito bem e tentando repeti-las sempre que aparecem em uma definição, não é a melhor técnica de aprendizagem. Se você quer estudar mais rápido, lembre-se que só deve memorizar aqueles dados que são essenciais (e não são tantos quanto parece).

O restante da informação você deve ler e apropriar-se, ou seja, entendê-la e ser capaz de explicá-la, mas com suas próprias palavras. Um truque para estudar rapidamente: leia a lição e tente repeti-la como se estivesse contando para seu melhor amigo.

Como aprender mais rápido - 6. Memorize apenas o necessário

7. Use a técnica One Shot

É uma técnica para aprender mais rápido que é conhecida por vários nomes, incluindo 'One shot', porque consiste em tentar prestar a máxima atenção a essa primeira leitura para reter mentalmente o máximo de conteúdo possível. A ideia é começar a estudar imaginando que você só vai ter uma oportunidade ou alguns minutos para memorizar e aprender tudo o que está vendo e lendo. Certamente, se tivéssemos necessidade de aprender sobre algo e tivéssemos pouco tempo para isso, aproveitaríamos ao máximo. Um truque legal, que funciona.

8. Busque os conceitos básicos

Por fim, como última dica para aprender mais rápido se você tiver pouco tempo, tente ler com atenção procurando em seu texto as 'palavras-chave', aquelas que contém o conhecimento essencial que você deseja aprender. Se você for capaz de identificar os conceitos básicos, terá vencido grande parte do estudo. Basta saber colocá-los no contexto certo, estabelecendo as devidas conexões entre eles.

Agora que você já conhece alguns truques sobre como aprender mais rápido, recomendamos que leia este artigo sobre Como exercitar a mente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender mais rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como aprender mais rápido