Outras aprendizagens de competência para a vida

Como aprender a ser constante

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 junho 2019
Como aprender a ser constante

Se você marcou um objetivo, não importa qual, a constância é fundamental para conseguir alcançá-lo. Se quiser parar de fumar, aprender inglês, ir à academia, perder peso ou ser um trabalhador melhor, a constância será a sua melhor aliada. Um dos segredos para ser constante é estar motivado para cumprir com o seu objetivo, porque se não tiver uma motivação clara que leve você a consegui-lo, será difícil que o atinja. Por isso, em umComo vamos explicar como aprender a ser constante.

Também lhe pode interessar: Como aprender mais rápido
Passos a seguir:
1

Um objetivo realmente motivador. A primeira coisa que precisa para ser constante é um bom motivo, fixar um objetivo que realmente deseja cumprir. Se tiver boas razões para o conseguir, estará mais motivado para chegar lá e manterá a motivação em seu dia a dia. Talvez pareça um pouco repetitivo mas para ser constante deve ter realmente claro o que quer: um objetivo que desperte as suas emoções ou sentimentos positivos.

Deve ser realista e fixar objetivos que possa atingir com os recursos que tem à sua disposição.

2

Para ser constante precisa de um ambiente favorável. Se o ambiente ao seu redor for negativo, é muito difícil que aprenda a ser constante. Este passo tem dois aspectos determinantes: por um lado, é necessário que conte com o apoio de pessoas de confiança, alguém que sempre esteja aí para oferecer os seus conselhos, corrigi-lo ou animá-lo nos momentos de dúvida; por outro lado, precisa do ambiente propício para ser constante.

3

Se quiser ser constante deve manter um acompanhamento dos benefícios. Por exemplo, se começar uma dieta, controle o seu peso de forma regular; se tiver decidido começar a correr, pouco a pouco notará que consegue fazer mais quilômetros; se parar de fumar, notará os benefícios em seu dia a dia.

Se mantiver um registro com todos esses benefícios, nos momentos de dúvida ou de falta de vontade terá mais uma razão para seguir em frente e não desistir. Um diário é uma boa ferramenta para realizar esse acompanhamento e deverá ser constante em suas atualizações.

Como aprender a ser constante - Passo 3
4

Ser constante e se divertir não são duas coisas contrárias. Por exemplo, se estiver cansado de sair para correr sozinho, com certeza que conhece alguém que esteja disposto a acompanhar você, ou tente fazer outro esporte (futebol, bicicleta, natação...); se estiver de regime, implique toda a sua família para melhorar os seus hábitos alimentares. Os novos hábitos que incluir em sua rotina devem ser motivadores e divertidos, algo que você goste. Caso contrário, será mais difícil ser constante.

5

Nenhuma desculpa serve. Em momentos de dúvida ou fraqueza tendemos a nos enganar com desculpas que não levam a lado nenhum. Uma das bases da constância é deixar para trás essas desculpas e centrar-nos no nosso objetivo. A falta de tempo, o cansaço, o frio... são algumas das piores desculpas às quais podemos recorrer, por isso tente fugir delas.

À medida que acaba com elas perceberá que é mais fácil ser constante e a sua satisfação será maior ao deixá-las para trás.

Como aprender a ser constante - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a ser constante, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como aprender a ser constante