Habilidades Sociais

Como evitar os assaltos na rua

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar os assaltos na rua
Imagem: www.tallervirtual.com

Não é segredo para ninguém que todos somos vulneráveis a um assalto, mais ainda quando estamos na rua. Os carteiristas e outros tipos de ladrões existem em abundância e podem fazer as pessoas passarem por um momento bem desagradável. Por isso em umComo.com.br explicamos a você como evitar os assaltos na rua, com algumas sugestões que podem ajudar você a ficar mais protegido.

Também lhe pode interessar: Como evitar os preconceitos
Passos a seguir:
1

É importante lembrar que nossa capacidade de proteção contra um assalto na rua depende muito do nosso nível de atenção ao contexto e das medidas de prevenção que nós usemos. No entanto, o grau de violência da cidade onde moramos também influi, pois existem cidades onde os roubos na rua são menores, e outras onde as vítimas passam por experiências muito desagradáveis. Neste último caso é necessário duplicar a atenção.

2

Quando estamos na rua é necessário ter consciência de tudo ao nosso redor e evitar as distrações. Sempre preste atenção para saber que não está sendo seguido por alguém, preste atenção nas pessoas ao seu redor quando caminha pela rua, e se um suspeito estiver rondando você há algum tempo, entre em um restaurante ou lugar público para despistá-lo.

Não é para ficar em estado de paranoia constante, mas sim estar alerta e prestar atenção ao que acontece a nossa volta. Os especialistas em segurança pessoal indicam que esta é uma das características fundamentais se queremos evitar ser assaltados na rua: não deixe as pessoas verem você como alguém vulnerável.

3

Evite o costume de manusear grandes quantidades de dinheiro "vivo". Muitos roubos acontecem porque a informação de seus hábitos é filtrada aos ladrões, transformando você em uma vítima potencial. Quando tiver que fazer uma operação com bastante dinheiro (transferências, pagamentos, etc.) faça sempre on-line.

Além disso não é recomendável nunca contar o dinheiro na rua. Se teve que sacar uma quantidade grande de dinheiro do banco por algum motivo, conte-o sempre lá dentro, discretamente e prestando atenção para que ninguém esteja vendo.

4

Você deve aprender a distribuir seus pertences em diferentes lugares de sua bolsa ou mochila, desta forma se um batedor de carteira ou ladrão tentar abrí-la, os objetos de valor não estarão todos juntos. O celular e a maior quantidade de dinheiro devem ir, preferivelmente, nos bolsos da frente da nossa calça.

5

Nunca, nem por um minuto, perca de vista as suas coisas. Uma pequena distração pode fazer de você a vítima de um roubo. Também não é recomendável usar bolsas e mochilas que não fecham bem ou que não têm um fechamento adequado. Se usar alguma bolsa (principalmente no caso das garotas) que não tenha um fechamento seguro, leve uma carteira e o celular em seus bolsos.

6

Os caixas automáticos são super cômodos porque permitem sacar dinheiro a qualquer hora do dia. Mas muitas pessoas são vítimas de roubo quando decidem tirar dinheiro durante a noite; o melhor é ser precavido e fazer isso quando o banco está aberto ou em plena luz do dia.

Se sacar dinheiro à noite use os caixas da parte interna do banco e tranque a porta enquanto estiver dentro. Evite de qualquer jeito os caixas localizados em lugares escuros, solitários ou isolados, e nunca pare para sacar dinheiro se observar algum suspeito por perto.

7

Preste atenção aos estranhos com os quais conversa na rua e evite aceitar objetos como flores, folhetos, etc. Muitas vezes são estratégias de engano para atrair vítimas e roubá-las.

É importante transitar sempre por ruas bem iluminadas e evitar ruelas e lugares escuros no meio da noite. Se estiver em um bairro que não conhece ou que conta com um índice de criminalidade alto, o melhor é não andar a pé: pegue um táxi corretamente identificado para abandonar o lugar.

8

Entre os roubos de rua mais populares estão os dos batedores de carteira, um grupo que atua com estratégias muito particulares e cujo truque se encontra na discrição. Tenha especial atenção com este tipo de assalto.

9

Evite ter objetos de valor à vista: câmeras fotográficas, celulares, reprodutores de música, computadores, etc. Eles são uma tentação enorme para os ladrões. O melhor é mantê-los guardados em sua bolsa ou mochila e só tirar com muito cuidado em espaços seguros.

Também não é conveniente sair na rua repleto de jóias e com peças de muito valor, eles são um imã para os ladrões.

10

Atenção com os espetáculos de rua que atraem multidões. Muitas vezes estes shows espontâneos são organizados por grupos de carteiristas que se dedicam a roubar os espectadores distraídos. Se quiser usufruir de um espetáculo de rua, faça-o sempre cuidando dos seus pertences.

11

Quando viajar de carro ou de táxi tente, na medida do possível, andar sempre com as janelas fechadas para evitar que uma pessoa possa colocar a mão para dentro do veículo: esta é uma forma de roubo popular em muitos países. Nunca coloque sua bolsa, mochila ou objetos de valor entre as pernas, ou nos bancos, pois fica muito exposto para que tirem de você com facilidade. O mais recomendável é ter os seus pertences sempre guardados sob os assentos, inclusive quando viaja de táxi.

12

Tenha sempre em seu celular o número da polícia e dos organismos de segurança de sua cidade, e se algum dia estiver em uma possível situação de roubo, poderá alertar rapidamente os corpos de segurança.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar os assaltos na rua, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: www.tallervirtual.com
Como evitar os assaltos na rua