Formação em primeiros socorros

Primeiros socorros para choque elétrico

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Primeiros socorros para choque elétrico
Imagem: ssandg.co.uk

Sofrer uma descarga de choque elétrico em uma área do corpo não é algo difícil de acontecer, em qualquer lugar, seja em casa, no trabalho ou na rua. Saber o que deve ser feito nestes casos pode poupar uma dor de cabeça mais tarde, no sentido figurado, em relação à ferida que o choque elétrico pode deixar. Para isso, umComo preparou este artigo para que você saiba o que deve ser feito nos primeiros socorros para choque elétrico.

É claro, existem choques desde quando você despreocupadamente troca numa rachadura do fio do seu abajur ou quando você está na piscina e de repente são pedro manda um raio na sua cabeça. Alguns deles podem deixar uma pequena ferida e outros, podem levar à uma parada cardíaca, este artigo, servirá para ambos os casos. É claro que isto não dispensa a ajuda médica, apenas te ensina o que deve ser feito enquanto se espera a assistência médica.

Passos a seguir:

1

As chances de salvamento de uma vítima de choque elétrico diminuem - no caso de grandes descargas elétricas - de acordo com o tempo em que leva para ser atendida. A partir do quarto minuto as chances de sobrevivência são reduzidas em 50%.

2

Nestes casos, é importante para quem trabalha com eletricidade assim como para qualquer pessoa, sendo que qualquer uma delas é passível de tomar um choque, conhecer as técnicas de primeiros socorros para choques elétricos. Estes primeiros socorros incluem:

3

Cortar e desligar a fonte de energia que causou o acidente, quando possível.

4

Afastar a vítima da fonte elétrica utilizando materiais não condutores e secos, como a madeira, panos grossos, plásticos ou borracha.

Primeiros socorros para choque elétrico - Passo 4
Imagem: glogster.com
5

Ligar para o 192 e chamar a ambulância ou SAMU, alertá-los da urgência.

6

Se a vítima da descarga de choque elétrico não estiver respirando e estiver inconsciente, realizar respiração boca a boca e massagem cardíaca.

7

Se a vítima do choque elétrico estiver inconsciente mas ainda sim respirando, deite-a de lado em posição lateral.

Primeiros socorros para choque elétrico - Passo 7
8

Espere a chegada da ambulância com ajuda médica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Primeiros socorros para choque elétrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ssandg.co.uk
Imagem: glogster.com
1 de 3
Primeiros socorros para choque elétrico