Partilhar

Como ser mais extrovertido

Por Sara Viega. Atualizado: 18 julho 2018
Como ser mais extrovertido

As pessoas extrovertidas são capazes de estabelecer conversas com pessoas desconhecidas, relacionar-se com os outros e conhecer gente nova sem nenhum tipo de problema. O contrário acontece com as pessoas introvertidas que, por insegurança, timidez ou medo, não são capazes de falar com desconhecidos ou se abrir a outras pessoas que possam parecer interessantes e simpáticas.

É importante romper essa barreira social e tentar desfrutar das relações sem nenhum tipo de medo, por isso, neste artigo do umComo contamos a você como ser mais extrovertido e como ser mais persuasivo.

Também lhe pode interessar: Como ser mais tolerante

Trabalhe a sua segurança para ser mais extrovertido

Ser introvertido não é uma opção que uma pessoa escolha por decisão própria e sim que vem imposta pela personalidade de cada um. Mas a personalidade é algo que pode ser modificada e podemos trabalhar alguns aspectos que falham ou que nos façam viver situações incômodas para conseguir uma vida mais saudável e relaxada. Neste sentido vale lembrar que as pessoas introvertidas podem ser assim por uma questão de timidez ou insegurança que as impeçam de se relacionar com os outros de uma forma normal; portanto, os primeiros passos para ser mais extrovertido devem ser dados dentro de nós mesmos.

Antes de poder desfrutar de uma relação plena com os outros, é importante que estejamos à vontade conosco e com o que somos. A segurança é uma característica fundamental para começar a se relacionar com pessoas desconhecidas e estar tranquilo e cômodo com a situação.

Para trabalhar a segurança própria teremos que fazer uma autoanálise e sermos conscientes de nossas virtudes e de nossos defeitos; admitir o que sabe e o que não sabe é um ato de humildade e sinceridade. Você deve pensar que, por muito que as outras pessoas se sintam muito seguras quando se relacionam, elas também são humanas e têm defeitos, por isso não se sinta inferior se em uma conversa existe algo que não sabe do que se trata: pergunte e deixe que expliquem a você.

Aceitar que ninguém é perfeito é um princípio básico e fundamental para poder se relacionar de forma saudável com os outros. Neste artigo de umComo damos a você mais aspectos a considerar para poder melhorar a segurança própria.

Como ser mais extrovertido - Trabalhe a sua segurança para ser mais extrovertido

Como superar a timidez

A timidez é uma das consequências da insegurança, portanto é importante que se sinta uma pessoa forte e segura para poder começar a romper a barreira da vergonha e se relacionar com os outros. Algo muito típico que as pessoas tímidas costumam sentir é a pergunta "o que vão pensar de mim?", e este julgamento próprioé o que, depois, nos impede de continuar e nos libertar.

Por isso, o primeiro passo para superar a timidez é tentar que o julgamento ao qual nos submetemos seja cada vez menor. Seja consciente de cada vez que, durante o dia, esta pergunta (ou alguma similar) aparece pela sua cabeça e, assim que a detectar, tente superá-la, tente romper com estes grilhões que impedem você de avançar.

Algo importante que deve considerar é que, para deixar de ser tímido, deve querer fazer isso e mostrar a sua faceta mais corajosa. Atreva-se com coisas que não acha que pode fazer, coloque-se à prova e assim poderá gerar mais confiança em si mesmo e ir se afastando da vergonha.

Por exemplo, se sempre quis participar em um clube de dança mas depois nunca deu esse passo, agora é o momento! Para não se saturar, vá cumprindo objetivos de um em um; quando se sentir cômodo com sua nova situação, tente algo novo. Se tentar fazer tudo inesperadamente, pode se pressionar e acabar abandonando todos os seus esforços.

Como ser mais extrovertido - Como superar a timidez

8 dicas para superar a timidez para ser mais extrovertido

A timidez, apesar dos diversos graus nos quais pode se apresentar, é definida como um desconforto que o indivíduo sente ao enfrentar situações sociais, o que às vezes pode afetar sua vida pessoal e profissional. Quando se apresenta a oportunidade de realizar novas atividades, de participar ativamente em grandes grupos ou de comparecer a eventos sociais nos quais você conhecerá novas pessoas, a timidez pode aparecer com força, determinando por vezes nossa imagem diante do mundo exterior. Oferecemos aqui no umCOMO algumas chaves importantes que te servirão de guia para iniciar uma mudança favorável e descobrir como superar a timidez:

1. Analise a si mesmo

É importante descobrir como você reage fisicamente diante de situações que te incomodam para que possa controlá-las; ter tiques, roer as unhas, não olhar para seu interlocutor, etc., estes são sinais que denotam seu desconforto e que você deve identificar para trabalhá-los.

2. Explore seus dons e capacidades

Os problemas de autoestima e insegurança influenciam a timidez, por isso é importante detectar no que você é bom e desenvolver ao máximo suas habilidades, por exemplo, se gostar das redes sociais frequente cursos e palestras sobre o tema, se gostar de artesanato inscreva-se em oficinas. Isto permitirá que você enfrente outras situações sociais, conheça pessoas com coisas em comum com você e potencialize suas qualidades.

Tente se relacionar com pessoas que tenham interesses em comum consigo, assim será muito mais fácil quebrar o gelo e ser mais extrovertido e comunicativo.

3. Aproxime-se das pessoas

Imagine quais são as melhores formas para si de se aproximar de outra pessoa e quebrar o gelo, e coloque-as em prática. Ao princípio não é fácil, mas uma boa forma de aumentar a sua segurança é ensaiar em frente ao espelho aquilo que poderia dizer a alguém novo ou a uma pessoa que apenas conhece.

Comece por um olá e depois vá improvisando com outras frases. Se já viu essa pessoa antes porque assintam à mesma aula ou têm um amigo em comum, uma boa forma de quebrar o gelo e superar a timidez é dizê-lo. Por exemplo, "Olá, sou a Maria, acho que estamos juntas no curso de inglês certo?"

4. Encare os seus medos

Enfrente as situações sociais que incomodam você, não se pode evitar eternamente uma apresentação de trabalho ou a grande festa de um amigo ou conhecer pessoas novas, é importante encarar seus medos.

Para preparar-se, imagine a situação que te gera ansiedade, visualize-se relaxado e tomando o controle e reforce os pensamentos positivos para atingir o sucesso. Acreditar em você mesmo é fundamental para superar a timidez e ser um pouco mais sociável e desenvolvido.

5. Controle a ansiedade

Procure atividades que te relaxem como os esportes, a ioga, o pilates. Aprenda a respeito de técnicas de controle da respiração e relaxamento, acredite ou não, elas ajudarão você a controlar as manifestações físicas da timidez.

6. Rodeie-se de pessoas positivas

Se você sentir que sua timidez é um problema não hesite em contar sua situação a um amigo e escute sua opinião. Mantenha-se próximo de pessoas que sejam alegres e espontâneas e nas quais se possa apoiar para superar as suas inseguranças e ansiedade, e verá como o caminha se torna muito mais simples.

Com pessoas próximas pode praticar técnicas de conversação que lhe ajudam a sentir-se cômodo, para depois colocá-las em prática com quem conhece menos e conseguir assim superar a timidez eficientemente.

7. Utilize técnicas de conversação

Diante de uma situação social aplique algumas técnicas conversacionais que podem ajudar você, como realizar perguntas abertas que permitam à outra pessoa desenvolver uma conversa, focalizar-se um pouco mais neles do que em você, permitir-se ser espontâneo, utilizar o contato visual, aceitar e fazer elogios e evitar travar-se, dê-se a chance de conhecer e interagir com novas pessoas.

8. Ocupe-se em melhorar sua autoestima

Desenvolver nossos atributos e vantagens, reconhecer nossos pontos fortes, evitar comparar-nos com outros, superar o medo à rejeição ou às críticas e compreender que ninguém é perfeito e que todos somos seres humanos com facetas e complexidades torna-se importante para trabalhar na melhoria da sua autoestima. Não tenha medo de ser diferente, nem de gerar uma opinião, sinta-se orgulhoso da pessoa que é e trabalhe para otimizar seus pontos fracos.

Como ser mais extrovertido - 8 dicas para superar a timidez para ser mais extrovertido

Você precisa se conhecer para ser mais extrovertido

Para poder ser extrovertido é importante que esteja à vontade consigo mesmo, que se ame, se respeite e se goste. Você deve se cuidar para aumentar a segurança e se atrever a dar o passo para se comunicar com pessoas desconhecidas. Por isso, propomos a você um exercício de autoanálise onde, em um bloco de notas, responda a estas perguntas de forma sincera:

  • O que gosto de fazer no meu tempo livre?
  • Se ganhasse na loteria, o que gostaria de fazer com o dinheiro?
  • Que situações ou histórias conseguem me fazer chorar?
  • Que ideias tenho sobre a política e a sociedade?
  • O que é que mais gosto em mim mesmo? E o que menos?
  • Se pudesse mudar só uma coisa em mim, o que mudaria?
  • Se nunca tivesse que trabalhar ou estudar, o que faria no meu dia a dia?

Depois de responder a estas questões, você se conhecerá um pouco mais. Saberá o que quer da sua vida, o que não quer, que aspectos deve potenciar. Por exemplo, se na pergunta 1 você respondeu que gosta de música, por que não se matricular em aulas de música ou tentar montar um grupo?

Potenciar seus próprios interesses e dedicar tempo a si mesmo é fundamental para poder desfrutar de uma vida completa e satisfatória. É o passo inicial para começar a se relacionar com os outros, sem medos nem inseguranças. O primeiro passo para poder se abrir com as pessoas está em se conhecer e se tratar bem.

Como ser mais extrovertido - Você precisa se conhecer para ser mais extrovertido

Novas atividades

Depois de solucionar estas questões, já estará pronto para começar a se relacionar com os outros. Sabemos que, por muito que tenha trabalhado em você mesmo, é impossível mudar de repente ou por arte de mágica; você deve ser paciente e pensar que é normal que no começo fique nervoso ou agitado, mas deverá respirar fundo, se sentir forte e começar a se relacionar.

Uma boa forma de começar com as relações sociais é ir a lugares onde gente desconhecida costuma se reunir, por exemplo, fazer um workshop, ir a um parque, matricular-se na academia, etc. São espaços onde as pessoas que não se conhecem estabelecem contato e podem, inclusive, chegar a ter uma boa amizade.

Mas vamos por partes: primeiro, detecte os lugares que você tem interesse em visitar e onde acha que pode encontrar mais pessoas com a sua mesma afinidade. Quando souber qual é, vá uma ou duas vezes por semana, analise as pessoas, os comportamentos e, assim, se sentirá mais seguro quando quiser começar a se relacionar.

Como ser mais extrovertido - Novas atividades

Integre-se

Quando já souber onde procurar pessoas, propomos que dê o seguinte passo e se integre em sua atividade: matricule-se nesse workshop, vá a essa cafeteria, etc. Deverá deixar de ser um observador para se transformar em mais uma pessoa deste espaço.

Aqui, poderá cumprimentar as pessoas, manter conversas simples, rápidas e diretas; com este exercício verá que não é difícil quebrar o gelo e falar com um desconhecido, é uma forma muito eficiente para perder o medo de dirigir a palavra a alguém que não conhece. Alguns exemplos de frases com as quais pode começar são:

  • Pergunte sobre o transporte público mais próximo (depois poderá continuar falando de onde é, perguntar de onde a pessoa é, falar do bairro, etc).
  • Pergunte se há algum restaurante próximo (assim poderá falar sobre o tipo de comida, o serviço, o preço, etc).
  • Pergunte se há algum cinema na área (poderão começar uma conversa sobre filmes, cinema, diretores ou atores).

De qualquer forma, não se pressione: estes são alguns truques para começar a estabelecer uma conversa com pessoas que não conhece mas não tem que ficar falando meia hora se não está a fim. Nós oferecemos uma proposta de temas que poderão ajudá-lo a se relacionar mas, no momento em que se sentir incômodo pode terminar a conversa com um "Desculpa, está ficando tarde", "Tenho que ir ao médico", etc.

Como ser mais extrovertido - Integre-se

Afinidadades

Depois de superar o ponto anterior e ser capaz de começar uma nova atividade e falar com algum integrante do grupo, já estará pronto para dar um passo além e começar a perder o medo de conhecer pessoas novas.

Inicie as conversas com o tema que quiser e gostar; procure afinidades que possa ter com essas pessoas (se estiver em um grupo de ioga, pode falar sobre a meditação, sobre o exercício, a vida saudável, etc.). É uma forma fácil de começar uma conversa interessante e extensa com a qual se possa sentir seguro e cômodo. Em umComo damos a você mais conselhos sobre como ser mais sociável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mais extrovertido, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como ser mais extrovertido

O que lhe pareceu o artigo?

Como ser mais extrovertido
1 de 7
Como ser mais extrovertido

Voltar ao topo da página