Habilidades Sociais

Como ser uma pessoa altruísta

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como ser uma pessoa altruísta
Imagem: mestredossites.com.br

Em um mundo em que as pessoas estão, a cada dia, mais egocêntricas pode parecer complicado pensar no bem estar e se dedicar ao outro. E é exatamente isso que uma pessoa altruísta é: solidária. Em umComo, lhe mostraremos que é possível deixar o egoísmo de lado e praticar, no real sentido do termo, o amor ao próximo tão disseminado por muitas correntes religiosas. Mas, em sua face real. Continue lendo descubra como ser uma pessoa altruísta.

Também lhe pode interessar: Como lembrar do nome de uma pessoa

Passos a seguir:

1

Perceba o meio em que está inserido - uma percepção da sua realidade pode contar bastante na hora de saber a quem ajudar. Conscientize-se do mundo que o cerca.

  • Converse mais com as pessoas e escute suas principais reivindicações ou reclamações. Isso te dará base para saber como e quando agir.
  • Mantenha-se atualizado sobre os principais noticiários da sua região ou comunidade. Para isso, além da conversa informal com seus “vizinhos”, procure ler jornais, revistas, assistir TV. E encontre algo que necessite de melhoria.
2

Não foque em seus interesses/problemas - a principal característica de alguém altruísta é que se coloque o interesse dos outros, da comunidade, em primeiro lugar. Se você estiver sempre focado em seus próprios problemas, estará ocupado demais para ajudar outra pessoa.

Como ser uma pessoa altruísta - Passo 2
Imagem: vivasenior.com.br
3

Procupe-se com o sentimento do outro - mesmo que você não o conheça, diretamente. Seja empático (tenha a capacidade de se colocar no lugar do outro e imaginar quais seriam seus sentimentos e reações). Como você gostaria de ser tratado? O que sentiria se estivesse enfrentando aquele tipo de problema? Esses são questionamentos que você sempre deve se fazer ao se dirigir a outra pessoa. Com esse pensamento, você nunca terá coragem de machucar os sentimentos de outra pessoa. Seja em casa, no trabalho, na escola ou no convívio social. Nunca busque maneiras de se dar bem às custas dos outros. Procure fazer sempre a coisa certa por mais difícil que ela seja. Resista às tentações.

4

Não espere recompensas - não queira que seu ato de bondade e generosidade seja pago em dinheiro ou premiações. Não haja por uma moeda de troca. Muitas vezes, você vai se deparar com pessoas sem condições alguma de te devolver o favor prestado. Seja generoso, independente de quem seja o receptor. Seja altruísta mesmo quando ninguém estiver vendo sua ação. Sinta-se bem apenas por ajudar outra pessoa. Essas campanhas de doações são uma boa opção para que coloque em prática sua empatia, seu altruísmo. Doe aquelas roupas que você não usa mais, aqueles livros esquecidos na estante, por exemplo.

Como ser uma pessoa altruísta - Passo 4
Imagem: ronaud.com
5

Alegre-se com a felicidade do outro - quando você conseguir sentir prazer em ver outra pessoa feliz, graças à sua ajuda, você se sentirá motivado para ajudar mais e mais.

6

Procure ajudar o maior número de pessoas - não opte por ajudar apenas seus familiares ou amigos. O altruísmo vai além disso. Busque soluções que atinjam o maior número de pessoas.

7

Não desconte suas mazelas nos outros - se você teve um dia ruim, não queira descontar isso na atendente do supermercado, na secretária do seu curso, no cobrador do ônibus. Guarde seus problemas no bolso e haja com empatia, sempre.

8

Não guarde ódio ou rancor - há situações que nos testam ao extremo e há quem não consiga lidar muito bem com isso. Então, aprenda a perdoar aquele seu amigo que te disse algo que te feriu, por exemplo. Nem todo mundo sabe praticar a empatia e sai dando patadas pelo mundo. Já existe tanto ódio disseminado pelo mundo, não queira fazer parte desse número. Preze pela paz e pelo amor.

9

Ser altruísta não requer apenas que você ajude com bens materiais. Você pode ser altruísta no seu cotidiano: ajudando aquele seu vizinho a carregar as compras do supermercado, dando lugar a uma grávida ou idoso no ônibus, dividindo seu guarda-chuva com alguém em um dia de tempestade.

Como ser uma pessoa altruísta - Passo 9
Imagem: joaopaulomsouza.blogspot.com
10

Tome cuidado para não ser altruísta demais e acabar na miséria. Não doe além do que pode doar. Não queira oferecer dinheiro ou almoço, por exemplo, a todo mundo que julgue necessário. Com um pouquinho de bom senso, você saberá exatamente quando, onde e como agir. E lembre-se: você é tão importante quanto às outras pessoas, cuide de você também. Respeite suas necessidade e limitações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser uma pessoa altruísta, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mestredossites.com.br
Imagem: vivasenior.com.br
Imagem: ronaud.com
Imagem: joaopaulomsouza.blogspot.com
1 de 4
Como ser uma pessoa altruísta