Partilhar

Que língua se fala na Guiana

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Que língua se fala na Guiana

A Guiana, ou República Cooperativa da Guiana (seu nome oficial), é um país localizado no extremo norte da América do Sul. Faz fronteira com o Brasil, com a Venezuela e com o Suriname, além de ser banhado pelo Oceano Atlântico a norte. O território é caracterizado por um planalto baixo, coberto por florestas e rico em recursos hídricos. A maior concentração populacional pode ser encontrada na região litorânea. Conhecida como "a terra de muitas águas, a Guiana foi inicialmente colonizada pelos neerlandeses para mias tarde passar a ser colônia britânica. Assim, fica difícil perceber qual será a língua do país. Se gostaria de esclarecer esta questão e saber que língua se fala na Guiana, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Que língua se fala no Suriname
Passos a seguir:
1

A Guiana é um país extremamente multilíngue, o que significa que são usadas várias línguas e dialetos para comunicar no país.

Dessa forma, quem procura saber que língua de fala no Guiana tem como resposta: "várias"! A diversidade de idiomas na Guiana apenas pode ser comparada com o país vizinho Suriname.

2

Apesar de serem faladas várias línguas, o inglês é a língua oficial da Guiana, sendo usada em escolas. No entanto, apenas 60% da população usa a língua britânica para comunicar. Alguns estudos indicam que as pessoas cuja língua materna é o inglês ronda os 10%, um número muito baixo para a língua oficial.

3

O crioulo da Guiana é baseado no inglês, tendo sintaxe africana e/ou do leste indiano. É um dialeto amplamente falado no país, sendo a língua materna de mais de 75% da população. O crioulo da Guiana é, para muitos, a língua nacional, sendo compreendido por 80% da população.

O dialeto falado principalmente no norte do país, mas em toda a Guiana se encontram pessoas que o usam para comunicar. No entanto, os crioulos são socialmente desvalorizados e possuem uma imagem negativa.

Que língua se fala na Guiana - Passo 3
4

Uma minoria da população da Guiana comunica através de línguas ameríndias. É o caso de línguas caribes com,o o uaiuai, o macuxi e o campom e línguas aruaques como wapixana e arauaque.

5

Existem, no entanto, outras línguas faladas na Guiana. Isso acontece porque o país recebeu uma grande quantidade de imigrantes de diferentes nacionalidades, o que fez com que os seus descendentes aprendessem os seus idiomas. Assim, existem pessoas na Guiana que falam, principalmente, português, hindi, chinês, urdu, tâmil e espanhol.

Que língua se fala na Guiana - Passo 5
6

A língua portuguesa tem uma grande presença no país por dois motivos: a proximidade geográfica do Brasil e o grande e crescente número de imigrantes na Guiana. Segundo a embaixada brasileira de Georgetown, em 2000 viviam cerca de 10 mil brasileiros na Guiana. A língua portuguesa é leccionada no ensino secundário da Guiana.

7

Cada vez mais, o português é usado como uma segunda língua na Guiana, especialmente nas regiões próximas da fronteira com o Brasil.

O francês e o neerlandês são falados pelos que fazem visitas regulares aos países vizinhos Suriname e Guiana Francesa. Assim como o espanhol, o francês é ensinado nas escolas secundárias. Os visitantes e moradores da Venezuela usam o espanhol como segunda língua.

8

Agora que já sabe que língua se fala na Guiana, confira que línguas se falam nos seguintes países e amplie seu conhecimento do mundo:

Que idiomas se falam na Suíça

Que idiomas se falam em França

Quais idiomas se falam em Filipinas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que língua se fala na Guiana, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Que língua se fala na Guiana

O que lhe pareceu o artigo?

Que língua se fala na Guiana
1 de 3
Que língua se fala na Guiana

Voltar ao topo da página