Dialetos

O que é dialeto

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 19 setembro 2023
O que é dialeto

O mundo é muito vasto, múltiplo e plural. São diversos os países, os povos, as culturas, as religiões e as línguas. Os idiomas são a maneira linguística, falada, das pessoas se expressarem e se comunicarem. Ainda, é por meio da língua que exprimimos a nossa voz e a nossa identidade como povo.

Ao redor do mundo existem, cerca de 7 mil idiomas diferentes, cada um com a sua origem e suas peculiaridades. Porém, 3 mil delas correm o risco de serem extintas, uma vez que a população que as conhece e sabe falar são pouquíssimas.

Além da variedade enorme de idiomas ao redor do planeta, a maioria deles apresentam variações, como se fossem um idioma dentro do outro, conhecidos como dialetos. E como se define o que é dialeto? Continue a leitura deste artigo do umCOMO e você descobrirá!

Também lhe pode interessar: Que língua se fala na Guiana

Índice

  1. Qual a definição de dialeto
  2. Tipos de dialetos
  3. Qual o dialeto do Brasil

Qual a definição de dialeto

Idioma e dialeto são duas expressões de linguagem de um povo que existem simultaneamente, sendo que o dialeto representa a maneira linguística de uma determinada comunidade se comunicar. Ele, bem como o idioma, é um elemento identitário de um povo, de uma nação.

Um país pode ter o seu idioma oficial, mas possuir dialetos que variam entre as regiões daquela nação. Dessa forma, as duas expressões linguisticas coexistem. O dialeto é uma variação linguística. Ainda, ele pode ser uma versão de outra língua que não a oficial daquele país. “O dialeto tem suas próprias marcas linguísticas, estrutura semântica, léxico e características fonológicas, morfológicas e sintáticas”[1].

A intensidade e a frequência do uso dos dialetos pelas comunidades regionais podem variar. Há algumas que optam, por tradição, se comunicar quase que exclusivamente pelo dialeto, usando pouco o idioma oficial do país.

Há ainda que se diferenciar o dialeto do sotaque. O dialeto é a estrutura de linguagem de um determinado grupo, de uma comunidade. Já o sotaque é a "forma como essas palavras e frases são faladas, ou seja, os diferentes ritmos e sons”[2].

O sotaque envolve a pronúncia e a sonoridade e, no Brasil, além dos dialetos, existem vários sotaques regionais. Para exemplificar, os mineiros costumam falar cortando as palavras, de forma que as palavras com terminação em -inho, viram -in, como por exemplo mineirinho, que se transforma em minerin. Já os cariocas falam chiado e trocam o “s" pelo “x”, pronunciando exquina ao invés de esquina.

Tipos de dialetos

Que o dialeto é uma variação linguística de um idioma já sabemos, mas ele não se resume apenas em uma variação regional, como por exemplo o caipira, o gaúcho, o baiano e o nortista. Elas podem ser também históricas, sociais e situacionais[3].

  • A variação regional ou geográfica é percebida entre diferentes locais e regiões, com seus diversos falares. Um exemplo são as palavras mandioca, aipim e macaxeira, usadas para representar o mesmo alimento.
  • A variação histórica representa aquelas palavras que caíram em desuso, ou que sofreram mudanças de acordo com as diferentes épocas vividas pelo falantes. É o caso do português arcaico e do português moderno.
  • A variação social revela os hábitos e a cultura de diferentes grupos sociais. As gírias, os jargões profissionais e os linguajares são exemplos de dialetos de variação social.
  • A variação situacional se molda ao contexto do processo comunicativo. A linguagem informal é utilizada quando há familiaridade entre os interlocutores e eles podem adotar um padrão menos culto da língua. Já a linguagem formal pressupõe que os falantes não se conhecem ou que se encontram em um contexto sério ou formal. Dessa forma, uma expressão formal como “Oi, bom dia! Tudo bem com você?”, teria a sua variação informal como “Fala, cara! Beleza?”

O Brasil, por sua vastidão territorial e cultural, possui uma grande gama de dialetos regionais. Cada um deles tem suas peculiaridades e sofreu diferentes influências. Confira a seguir alguns tipos de dialetos regionais brasileiros:

  1. Dialeto baiano: um dos mais antigos do Brasil, é aquele falado no estado da Bahia, de Sergipe e no extremo norte de Minas Gerais. É caracterizado por palavras como painho (pai), mainha (mãe), retado (bravo) e ó pai ó (olha para isso);
  2. Dialeto caipira: é um modo de se expressar próprio do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná. Nesse dialeto, chama a atenção o uso e a intensificação da pronúncia da letra R. São exemplos: enxovar (enxoval), mir reais (mil reais), muié (mulher), cuié (colher);
  3. Dialeto carioca: falado no Rio de Janeiro, no Espirito Santo e em algumas regiões de Minas Gerais e de São Paulo, o carioca é o dialeto mais parecido com o português de Portugal. Por outro lado, ele é caracterizado por expressões bem peculiares como: pela saco (pessoa chata), mó (aglutinação de maior), coé (qual é), entre outras;
  4. Dialeto cearense: também é conhecido como costa norte. É falado por brasileiros originários do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, que usam expressões como: chamego (carinho), aperrear (encher o saco), racha (futebol);
  5. Dialeto gaúcho: falado na região sul do país, este dialeto sofreu grande influência do espanhol e de línguas indígenas da região, como o guarani. Algumas palavras características são: capaz (de jeito nenhum), baita (grande), chimia (geleia de frutas), piá (garoto), guri (menino), guria (menina).
  6. Dialeto mineiro: originário de Minas Gerais, sua marca registrada é a supressão e a aglutinação de palavras, gerando: Sa passado (sábado passado), oncocêvai (onde que você vai), blusdifri (blusa de frio), Nussinhora (Nossa Senhora), entre outras;
  7. Dialeto nordestino: é falado principalmente nos estados de Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba. Usa expressões como: abestalhado (abobado, ignorante), arretado (alguém bravo), gaitada (gargalhada), mangar (rir de alguém).
  8. Dialeto nortista: característico da região amazônica, onde principalmente os amazonenses e os paraenses usam expressões como: éégua (espanto), migue (mentira), parlando (se exibindo).

Qual o dialeto do Brasil

Como vimos, o Brasil possui uma riqueza de dialetos enorme, com peculiaridades específicas para cada uma das suas regiões. Contudo há um dialeto oficial do Brasil para fins de padronização da língua e de se criar uma estrutura culta de fala. Para tanto, o dialeto do Rio de Janeiro (carioca) foi definido como o dialeto oficial por apresentar “condições geográficas, históricas, políticas e linguísticas para ser considerado o padrão”[4] e, assim, ser utilizado em jornais, publicações e academias de língua.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é dialeto, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. DIALETO. Disponível em: <https://www.significados.com.br/dialeto/>. Acesso em 14/09/2023.
  2. DIALETO. Disponível em: <https://www.clubedoportugues.com.br/dialeto/>. Acesso em 14/09/2023.
  3. VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS. Disponível em: <https://www.normaculta.com.br/variacoes-linguisticas/>. Acesso em 14/09/2023.
  4. QUAL DIALETO É CONSIDERADO O OFICIAL DO PAÍS. Disponível em: <https://radios.ebc.com.br/revista-rio/2021/08/qual-dialeto-e-considerado-o-oficial-do-pais/>. Acesso em 14/09/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que é dialeto