Partilhar

Como aprender o sotaque baiano

Como aprender o sotaque baiano
Imagem: lilamenez.wordpress.com

O sotaque baiano é um dos dialetos da língua portuguesa, falado principalmente na região da Bahia. Outros estados do norte do país também possuem uma fala similar, como em Sergipe, Tocantins, Goiás e até Minas Gerais.

Você sabia que o baianês foi o primeiro dialeto brasileiro a se formar? Isso na época em que Salvador era a capital da colônia do Brasil e servia de lugar para muitas instituições administrativas do país, tendo contato com diversos povos, dos europeus aos indígenas e africanos.

Para aprender a falar como um baiano, é preciso seguir algumas características bem específicas que quase transformam esse jeito de falar em uma nova língua! Veja nossas dicas e saiba como aprender o sotaque baiano.

Também lhe pode interessar: Como aprender o sotaque gaúcho

Coloque vogal onde não tem

A pronúncia do sotaque baiano é uma das mais ricas do português de nosso país. A riqueza das vogais proporciona um ritmo único à fala. Por exemplo, os moradores das regiões nordestinas tendem a pronunciar vogais onde não existe, especialmente quando há duas consoantes junto. Exemplo: advogado vira “adevogado” e pneu é dito “peneu”. Como resultado, o ritmo fica uma consoante mais vogal mais consoante mais vogal, e assim por diante!

Tire o “r” do final da palavra

Outra característica similar é a omissão de consoante ao final de palavras que terminar com elas, principalmente o “r”. Você já deve ter ouvido “Salvadô” no lugar de Salvador. Isso quer dizer que o baiano tende a colocar e tonificar sons de vogais nas palavras quando fala.

Não use artigos antes de nome próprio

Além da pronúncia, o sotaque baiano também altera algumas regras gramaticais. A principal mudança é a omissão do artigo antes de nomes próprios. Os baianos tentam poupar artigos que parecem desnecessários ou que deixem a frase artificial. Ou seja, eles adoram falar de forma mais informal e próxima. Assim, é costume dizer “Maria foi para a praia” em vez de “A Maria foi para a praia”. Um exemplo mais marcante seria: “Vamos chamar Maria para ir a praia”, no lugar de “Vamos chamar a Maria para ir a praia”. Notou a diferença? Se não, pronuncie em voz alta e tente perceber as mudanças. Essa uma peculiaridade de todos os sotaques da região Nordeste do Brasil.

Fale “oxe!”

Você já deve ter ouvido a expressão “oxe”, certo? É a abreviatura de “oxente”, uma das expressões mais usadas na Bahia. É um interjeição que cabe em muitas e variadas situações. Cada baiano a usa de um jeito e por diferentes motivos. Mas o que podemos aprender é que o “oxe” expressa supresa ou negação. Já no Dicionário Baiânes, “oxe” está traduzido para “puxa!”, “qual é?” e “que isso”. O destaque é sua entonação na hora de falar. Dependendo de como pronunciada em conjunto com a frase, dá para entender o que significa. Por exemplo: “Oxe, o que você está fazendo aqui?”, para um uso significando surpresa. A origem do “oxente” vem dos colonizadores portugueses. Para quem não sabe, se refere à expressão “ô gente”!

Abuse das expressões do baiânes

Outras expressões encontradas no sotaque baiano para você aprender são: “abrir o gás” (sair); “massa” (legal); “bulir” (tocar); “se picar” (ir embora); “comer água” (beber muito álcool).

Fale com gestos e o resto corpo

O baiano não tem somente a fala marcante, como também seus gestos e uso corporal para se comunicar. Isso também tem origem na história da Bahia e sua cultura, um hábito trazido pelos angolanos. Para resumir, quando você for imitar o sotaque baiano, pratique “dançar” com o corpo, como se usasse suas mãos, braços, caras e bocas de apoio a cada palavra e entonação!

Entenda a história do sotaque baiano

Inventar e criar novas palavras é algo comum e cultural de qualquer povo. Cada um possui suas referências e influências históricas. A língua atua como um ser vivo, sendo recriada a todo instante. O sotaque baiano, por exemplo, é muito ligado à cultura dos povos que viveram na região na época de colonização do Brasil. Uma das principais inspirações é o candomblê. Muitas palavras e expressões usadas até hoje tem origem religiosa.

Como aprender o sotaque baiano - Entenda a história do sotaque baiano
Imagem: salvador-bahia.travel

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender o sotaque baiano, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Como aprender o sotaque baiano

5 comentários
naninha
Por. Que. O sotaque e muito massa
André
Os sotaque soteropolitano é distinto do interior do estado e até de outras capitais como Goiás ou Minas ( esse é "cantarolado" mais diferente . A grande diferença da forma como falamos está do jeito cantado e lento típico , não usar as Vogais no ínicio das frases é característico sim , Deve tomar cuidado em observar novelas ou mídia pois aquilo é uma caricatura da realidade . Na cidade de Salvador quando mais atentos fazemos a distinção de quem é da perfiferia com expressões como : Ó PAÍ Ó ou ó pá cá . Quase sempre Pai é chamado de meu pai eu painho e com mãe a mesma coisa . ( Eu nasci em SP , mas vivo aqui a 15 anos , como tenho 30 anos .falo como ouvinte inicialmente de algo diferente , mas hoje detentor do sotaque com algumas distinções .As vogais sempre abertas , como em todo o nordeste e norte . Espero ter contribuído.
Júnior
No século XVI, o centro da economia brasileira era a Capitania de Pernambuco. Já Olinda foi a urbe mais rica do Brasil Colônia de sua criação em 1535 até a Invasão Holandesa em 1630 (quando foi destruída). Ou seja, é mais provável que o dialeto mais antigo do Brasil seja o dialeto nordestino, com origem em Olinda e Recife. Favor providenciar fontes fidedignas sobre o suposto pioneirismo do dialeto baiano.
Izabel
Bom dia bom domingo
pessoa do bem
Vocês precisam rever algumas coisas, por exemplo: não falamos "adevogado", muito menos por vogais onde não existe ( isso já chegar a ser ignorância ). talvez, isso até tenha existido/acontecido em épocas remotas, mas os tempos são outros. fora isso e a questão dos "Rs" tudo ok.
um viajante do nordeste
adevogado se fala na região sergipana e nas cidades circunvizinhas a Feira de Santana.obs:conheço a Bahia toda e o nordeste por regiões e cada uma fala de um jeito diferente,pois moro em Salvador.abraços.
Vc ta mal informado
Meu amigo eu sou soteropolitano, baiano e vejo muitos falando adevogado sim, e baiano coloca vogais onde nao existe sim, vc mora aonde por um acaso vc sai de casa ou só vive enfurnado preso e em redes sociais?

Como aprender o sotaque baiano
Imagem: lilamenez.wordpress.com
Imagem: salvador-bahia.travel
1 de 2
Como aprender o sotaque baiano

Voltar ao topo da página