Sotaques

Como aprender o sotaque nordestino

Como aprender o sotaque nordestino
Imagem: brasilescola.com

O Brasil tem uma diversidade cultural e regional imensa – uma riqueza bastante interessante. E isso não se distingue apenas na comida e no comportamento, mas, também, pelo que há de mais primordial: o jeito de falar. Cidades vizinhas já apresentam mudanças no modo como se comunicam, imagina então quando são regiões diferentes? Hoje em UmComo ensinamos-lhe como aprender o sotaque nordestino.

Também lhe pode interessar: Como aprender o sotaque carioca

Passos a seguir:

1

A região Nordeste do Brasil tem uma cultura bastante marcante. Logo lembramos do Carnaval, da comida temperada, da capoeira e outras expressões artísticas. Assim como em todos os lugares do país, um outro ponto forte nos nordestinos é o seu sotaque.

2

Tem gente que tem uma facilidade enorme em se apropriar do sotaque alheio: é só trocar meia dúzia de palavras com alguma pessoa local e pronto, já está falando igualzinho. Outros pessoas nem tanto, sentem a necessidade de ouvir mais e quando falam acaba saindo uma coisa disforme. E tem aqueles que precisam aprender diferentes sotaques o tempo todo por causa da profissão. Na vida de qualquer ator, seja de TV, teatro, cinema, vai chegar o momento em que interpretar com outro sotaque se fará necessário, não tem muita escapatória.

3

E como eles aprendem o sotaque?

Toda vez que um ator recebe o papel de um determinado personagem, ele vai estudá-lo. Se ele for um mecânico, por exemplo, é muito provável que ele passe um tempo com um mecânico real, em uma oficina real, para aprender como todo aquele universo funciona. Isso é chamado de laboratório. O laboratório é muito importante para que a obra agregue grande valor, mostrando que se preocupa em deixar a história mais próxima possível da realidade. A mesma coisa pode ser aplicada quanto ao sotaque.

4

E eu, como posso aprender o sotaque?

O melhor a ser feito é rodear-se de nordestinos. Escolha um destino, como Salvador, por exemplo, e viaje para lá. Converse com as pessoas, mas procure escutar bem o que eles falam. Mais do que isso: entre de cabeça em sua cultura. Frequente shows típicos, experimente sua comida, ande de transporte público, vá ao mercado. Essas coisas do dia-a-dia o ajudarão muito na hora de trazer o sotaque para sua vida.

5

Procure assistir a programas locais ou ver entrevistas com cantores ou pessoas que sejam nordestinos. Uma outra dica é assistir aos seriados e novelas que tenham se passado no Nordeste, pois é bem mais claro para quem está começando a aprender.

6

Ouça muita música nordestina. Primeiro porque tem aos montes e porque, durante o canto, a fala fica mais livre, mais natural, e você poderá ter uma boa ideia das diferenças.

7

Um gravador será seu melhor amigo. Grave-se falando com o sotaque nordestino sempre que der. Pegue um texto de, pelo menos, dois parágrafos e leia com os acentos típicos. Depois é só se escutar falando. No que isso ajuda? Você poderá ver quais palavras ainda precisam ser trabalhadas, quais são aquelas que você tem dúvidas e ver se sua fala está soando natural. Esse detalhe, especialmente para atores, é muito importante – afinal, ninguém quer parecer forçado. O ideal é fazer esse exercício uma vez por semana, para que você possa acompanhar seu progresso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender o sotaque nordestino, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Savio
fala meu povo
Imagem: brasilescola.com
Como aprender o sotaque nordestino