Como aprender o sotaque mineiro
Tem quem ache bonitinho, tem os que julgam engraçado, diferente, difícil... E tem, ainda, os que gostam tanto de ouvir que queriam falar da mesma forma! O sotaque mineiro é rapidamente percebido por quem não mora no estado de Minas Gerais e é conhecido por resumir algumas palavras, sendo que a sua pronúncia chega a ser confundida, por vezes, com a pronúncia caipira. Em umComo.com.br você conhece as principais peculiaridades deste dialeto e descobre como aprender o sotaque mineiro de forma fácil e descontraída.
Passos a seguir:
Existem algumas características fonéticas básicas que quem deseja aprender o sotaque mineiro precisa saber. São elas:
- Algumas vogais têm os seus hiatos alongados. Por exemplo: rio passa a ser rii.
- Vogais sucessivas se transformam em similares. Exemplo: o urso vira u rso.
- Os ritmos têm seus acentos fortalecidos, sendo que os fonemas tônicos são mais compridos que os átonos: calor se torna calôôôr.
- Exclusão de algumas sílabas com vogais curtas. Exemplo: tomate passa a ser tomat’, sendo o “T mudo” e quase que assobiado.
- Transformação da letra “E” em “I” e do “O” em “U”. Por exemplo: sudeste para sudesti.
- Eliminação do som de “U” no final das frases. Caminho, por exemplo, vira caminh.
De dez palavras pronunciadas por um mineiro, pelo menos oito levam UAI! Esta interjeição normalmente inicia uma frase e significa susto, surpresa ou entendimento. Então, se você quer passar a ter o sotaque mineiro, pronuncie “uai” mais vezes.
Já a expressão SÔ aparece muito no fim das frases, principalmente as ditas para mulheres, e não tem um significado próprio.
Dimái da conta significa “demais da conta” e também é intensamente pronunciada no sotaque mineiro. Ela tem o objetivo de reforçar uma ideia e demonstrar uma forte opinião sobre determinado assunto.
Abrevie a parte de algumas palavras propositalmente, especialmente a sílaba final. A parada da pronúncia antes de “cortar” a sílaba costuma ser brusca: pedreiro fica pedreir.
Trem no dialeto mineiro não significa aquele transporte ferroviário que todo mundo conhece! Para os mineiros, este substantivo representa qualquer outro objeto, situação ou algo que a pessoa ache legal. Insira este termo em suas frases, principalmente quando não conseguir lembrar uma denominação específica.
Cadim é uma palavra que serve para dizer que você quer só um pouco.
O diminutivo está muito presente nas pronúncias. No entanto, ele é dito de uma forma bem diferente e única: no final de cada termo a sílaba “nho” ou “nha” que normalmente é usada para expressar diminuição é alterada para “im”. Assim, menininho vira meninim, trenzinho é trenzim, mulherzinha se torna mulherzim, e etc.
Uai, cê aprêêêndeu o sotaq’ mineirim num é? Então, pega "os trem tudo" que o umComo.com.br ensinô e sai prosiando por aí, sô!!!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender o sotaque mineiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.